quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Frase do dia - 31-12-2009

"Se chovesse felicidade, eu desejaria a todos uma tempestade. Feliz Ano Novo!" (Autor desconhecido)


Um pouco de humor - 31-12-2009

Esposa do matemático

Um professor de matemática envia a sua esposa um fax com a seguinte mensagem:
"Querida esposa, sei que compreendes que agora tens 54 anos e que eu tenho certas necessidades que já não podes satisfazer. Sou feliz contigo como minha esposa e, sinceramente, espero que não te sintas magoada ou ofendida ao saber que quando estiveres lendo este fax estarei no Big Dick Motel com minha secretária, que tem 18 anos. Chegarei em casa antes da meia-noite."

Quando o cara chega em casa, vindo do motel, encontra a seguinte carta:
"Querido esposo, obrigada pelo aviso e aproveito a oportunidade para lembrar-te que tu também tens 54 anos. Ao mesmo tempo, te comunico que, quando estiveres lendo esta carta, estarei no Motel Happy Dust com meu professor de tênis, que também tem 18 anos. Como és um matemático, poderás compreender facilmente que estamos nas mesmas circunstâncias, mas com uma pequena diferença: 18 entra mais vezes em 54 do que 54 em 18. Portanto, não me esperes, porque só vou chegar amanhã. Um beijo da tua esposa que verdadeiramente te compreende."

Crônica do dia - 31-12-2009

Planeje o seu sucesso

Não há nada que esteja tão bom que não possa ser melhorado. Para tornar sua carreira mais forte em 2010 é importante que o planejamento profissional comece ainda este ano. E o primeiro passo é fazer um balanço pessoal.

“Aproveite os últimos dias desse ano e trace os caminhos que irão fazer a sua carreira decolar durante os próximos 12 meses. Levante os pontos que lhe agradam e os que lhe desmotivam. Desse modo, a tarefa de traçar os objetivos a serem alcançados será mais fácil”, orienta o especialista em carreiras e mercado de trabalho, Renato Grinberg.

Outra dica do consultor é tentar se colocar no lugar de um chefe, de alguém que irá contratar um funcionário, por exemplo.

“Precisamos assumir a postura de gestores quando pensamos em nossas carreiras. Imagine-se na posição de um verdadeiro headhunter e veja o que deve ser acrescentado ao currículo para que possa ocupar a vaga dos seus sonhos”, sugere.

Além disso, Grinberg enfatiza que toda meta precisa ser algo dentro da realidade. “Para obter resultados expressivos, trabalhe na elaboração de metas tangíveis e as escreva como forma de concretizar suas idéias. Alguns estudos comprovam que esse ato aumenta nossas chances de realização”, afirma.

Defina prioridades


Para o especialista em administração de tempo e produtividade, Christian Barbosa, é importante que o profissional defina prioridades para o próximo ano.

“Que atividades eu devo focar em 2010 e quais devo descartar? Faça uma lista de “foco” e outra de “stops”, depois de concluída faça uma lista de prioridades por ordem de importância. Olhe para os cinco primeiros itens da lista e detalhe um plano de ação na sua agenda para cada um deles”, orienta.

De acordo com Barbosa, o ideal é não estipular muitas metas. “Não adianta fazer muitos planos, o melhor é focar em poucos objetivos ao longo do ano, mas que sejam relevantes e viáveis. Como roteiro, pense exatamente no que você quer e defina, pense em indicadores (quanto precisará investir) e em uma lista de ações práticas, de curta duração”, justifica.

O consultor sugere que a pessoa compartilhe seus objetivos com alguém de confiança e peça a opinião sobre seus planos. No roteiro de 2010 também não pode faltar tempo para saúde. “Inclua atividades de lazer, esporte, ócio ou o que fizer você recarregar as baterias”, finaliza.

Aumente suas chances de sucesso em 2010


Revise o que é importante para você. Ano que vem você precisará de mais foco para não perder tempo à toa. Se questione e tenha clareza em suas respostas. Que atividades eu devo focar em 2010 e quais devo descartar? Faça uma lista de “FOCO” e outra de “STOPs”, depois de concluída faça uma lista de prioridades por ordem de importância. Olhe para os 5 primeiros itens da lista e detalhe um plano de ação na sua agenda para cada um deles.

Use uma agenda. Aproveite o começo do ano para escolher uma ferramenta única, centralizada e prática, em que você possa centralizar todos os seus planos. Tenha uma agenda.

Tenha poucas metas. Não adianta fazer muitos planos, o melhor é focar em poucos objetivos ao longo do ano, mas que sejam relevantes e viáveis. Como roteiro, pense exatamente no que você quer e defina, pense em indicadores (quanto precisará investir) e em uma lista de ações práticas, de curta duração.

Crie pontos de controle. A cada bimestre, agende uma reunião de 1 hora com você mesmo para revisar seus planos, suas metas, seus “FOCOs” e “STOPs”. Isso diminui o risco de que a promessa caia em desuso ao longo da execução.

Compartilhe seus objetivos com alguém de confiança. Escolha uma pessoa próxima, que ajude você a manter o nível de confiança, motivação e o questione sobre os planos. Pode ser um coaching profissional ou aquele amigo que faz você pensar na vida.

Coloque você no seu ano. Quanto mais tempo para você, mais energia para executar seus planos em 2010. Inclua atividades de lazer, esporte, ócio ou o que fizer você “recarregar as baterias” com uma periodicidade quinzenal.

Analise a situação. Analise como anda o seu mercado, os seus clientes e os seus concorrentes. Qual a tendência para o novo ano? Trace as estratégias para o novo tempo que há de vir de acordo com a sua realidade.

Reveja os hábitos. Tudo se transforma o tempo todo. É assim com a sua vida, é assim com a sua empresa e clientes. Cabe a você descobrir o quê exatamente.

Fique de olho nas oportunidades. Fique atento as novas empresas, produtos ou serviços que são diferentes do seu, mas que têm o mesmo propósito em atender uma necessidade do seu cliente. Quais são as ameaças ou oportunidades?

Faça um 2010 real, sem se preocupar com boatos. A indústria do boato gera perdas milionárias, tempo e energia das pessoas. A maior lição de 2009 é não dar muitos ouvidos a boatos e a avalanche de notícias que invadem nossas casas e empresas. Preste atenção aos fatos e dados. Acreditar na sua intuição é uma coisa, praticar o achismo é outra.

Fontes: Consultores de carreira Christian Barbosa e Paulo Araújo

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Chegou a hora

10 passos para um ano novo cheio de realizações
Não fique apenas nas ?promessas? para ser mais feliz, bem-sucedida, sadia, próspera... Para viver mais e melhor você precisa agir agora! Simples atitudes podem tornar os seus dias mais interessantes, desde já!
Por William Woo
Fonte: Revista Vitta/ed.2
Foto: Símbolo Imagens


1 - Simplifique a vida: tente resolver seus problemas com a simplicidade das crianças. Quando crescemos, adquirimos um péssimo hábito de querer sempre complicar as coisas. Ao enxergá-las como realmente são, veremos que é mais fácil lidar com elas.

2 - Planeje o futuro: a vida só tem sentido quando definimos metas positivas, sejam elas emagrecer, parar fumar, conquistar uma promoção trabalho ou comprar uma casa!


3 - Desenvolva outras habilidades: velhos hábitos não mudam de uma hora para Mas com disciplina e perseverança, você pode transformar a sua vida e obter o sucesso.

4 - Defina seus valores: seja verdadeira com voce mesma. O que pesa mais: a sua carreira ou a sua vida amorosa? Reflita sobre estes e outros aspectos da sua vida, e caminhe rumo ao equilíbrio.

5 - Identifique as prioridades: aquilo que é urgente, nem sempre é importante e vice-versa. ajuda a manter o seu foco afinado com seus objetivos.


6 - Aprenda a perdoar: ao perdoar, você purifica a alma, tornando-a mais leve, afinal, abrindo mão de sentimentos negativos, como a raiva, o ódio, o desprezo, e permitindo que a sua energia flua positivamente, trazendo mais alegria e bem-estar!

7 - Reorganize o seu tempo: o resultado será um dia a dia menos estressante e mais produtivo.

8 - Seja realista: não se proponha a fazer o que, lá no fundo, já sabe
que não irá conseguir. Dê um passo de cada vez. Acumular várias
pequenas vitórias ao longo do processo aumenta a autoestima, a
autoconfiança e mantém a motivação necessária para continuar a jornada.

9 - Não desperdice sua energia vital: conserve a saúde e o bem estar
mantenha a autoestima positiva. Assim, quando as páginas da agenda anunciarem que o fim do ano está próximo, você não se sentirá em débito consigo mesma. Pelo contrário, estará mais confiante e plena de sua capacidade, impedindo que o estresse e a ansiedade dominem
a sua vida.


10 - Agradeça!: a qualquer momento, por qualquer coisa. Ao agradecer,
relaxamos, dormimos melhor ficamos livres das tensões. E feliz ano-novo!

Fique de olho - 30-12-2009

O que funciona no feriado

28/12/2009 - 00h00 (Outros - A Gazeta)

Confira como será o esquema nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro em estabelecimentos comerciais e financeiros e nas repartições do Estado

Shoppings

Vitória: No dia 31, lojas e estandes abrem das 10 às 19 horas. Lazer e praça de alimentação funcionam das 10h às 19h. No dia 1º, lojas e estandes estarão fechados. Área de lazer e praça de alimentação abrem de 11h às 22h

Norte Sul: No dia 31, o funcionamento será das 10h
às 19h. Em 1º de janeiro, lojas fecham, e a praça de alimentação e os cinemas ficarão abertos das 10h às 22h

Praia da Costa: No dia 31, lojas, estandes, praça de alimentação e serviços, lazer, e cinema funcionarão das 10h às 19h. Em 1º de janeiro, lojas, estandes e a praça de serviços estarão fechados; e a praça de alimentação, lazer e cinemas abrirão das 11h às 22h

Hortomercado: Abre no dia 31, das 8h às 19h. Em 1º de janeiro, estará fechado

Supermercados
No dia 31, o funcionamento será em horário normal (cada rede pode fazer o seu horário). Em 1º de janeiro, não abrem

Bancos
No dia 31, também não abrem, pois é um feriado bancário, normalmente utilizado para balanço interno. Em 1º de janeiro, também não abrem, reabrindo apenas no dia 4

Comércio de rua

Praia do Canto: No dia 31, as lojas abrem das 10 às 19h. Em 1º de janeiro, não abrem

Glória: No dia 31, as lojas abrem das 9 às 18h. No dia 1º
de janeiro, estarão fechadas

Repartições
Municipais


Vitória: Nos dias 31 e 1º, só funcionam serviços essenciais, como a Policlínica de São Pedro e o PA da Praia do Suá

Vila Velha: No dia 31, expediente até o meio-dia. No dia 1º, não haverá expediente

Serra: No dia 31, haverá ponto facultativo. Em 1º de janeiro não haverá expediente. Os serviços essenciais, como prontos-atendimentos, coleta de lixo, varrição de rua, Disque-Silêncio e Defesa Civil funcionarão normalmente.
Na área da Saúde, os PAs da Serra-Sede e Carapina, além dos novos serviços Oi, Doutor e Central de Ambulância, vão funcionar durante 24 horas

Cariacica: Nos dias 31
e 1º, só funcionam os serviços essenciais. Só deverão funcionar os serviços essenciais como Defesa Civil, PA infantil, Policlínica de Itacibá e o serviço de recolhimento de lixo

Estaduais
No dia 31, o expediente nas repartições públicas será das
8 às 14h. Os serviços essenciais serão mantidos

Federais

Correios: No dia 31, das 9 às 17h; e no dia 1º, não abrem

Receita Federal: No dia 31, os atendimentos serão feitos entre as 8h e as 14h.
Em 1º de janeiro não haverá atendimento

Procuradoria da República no Estado: Nos dias 31 e 1º, ficará fechada

Seguro desemprego 2010

Parcela do Seguro Desemprego aumentará em 9,67%

Reajuste entra em vigor a partir do próximo dia 1º

Brasília - Foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira a resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) que reajusta o benefício do Seguro Desemprego em 9,67%. O aumento tem relação com o reajuste do salário mínimo que subirá de R$ 465 para R$ 510. A previsão é que haja um impacto de mais R$ 1.584.046.084,52 nas parcelas do benefício, consideradas todas as suas modalidades. A medida entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2010.

Para realizar o cálculo de quanto será a nova parcela do Seguro Desemprego, o trabalhador deve adotar as seguintes fórmulas:

Quando a média dos três últimos salários anteriores à dispensa for até R$ 841,88, o valor da parcela será o resultado da multiplicação pelo fator 0,8. Já quando a média dos três últimos salários for entre R$ 841,89 e R$ 1.403,28 o valor será o resultado da multiplicação pelo fator 0,5 e soma-se a R$ 673,51. A média que exceder a R$ 1.403, o valor da parcela será, invariavelmente, R$ 954,21.

A previsão é que 6,2 milhões de brasileiros recebam o Seguro Desemprego em 2010, o que poderá totalizar R$ 17, 9 bilhões em parcelas. Há ainda a previsão de R$ 727, 6 milhões de incremento no Abono Salarial, considerando a projeção de pagamento de benefícios no calendário 2009/2010. Totalizando, esses valores corresponderão a um adicional de R$ 2,312 bilhões circulando na economia.

"Essa é a função do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT): proteger o trabalhador. Esses reajustes representam aumento do seu poder aquisitivo e, consequentemente, acelera nossa economia e nosso desenvolvimento", disse o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.


Reveillon 2009

Previsão de chuva no Réveillon

Quatro palcos de Copa estão com estrutura montada para shows. Hotéis têm ocupação 11% maior do que em 2008



Rio - O Rio está em contagem regressiva para a festa de Réveillon. Ontem, os quatro palcos de Copacabana já estavam Montados, e 86% dos quartos de hotel da cidade estavam ocupados para a virada, uma taxa 11% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. Como já é tradição carioca, a chuva ameaça aparecer nas comemorações.

FESTA DA VIRADA

TURISTAS
A Riotur estima que a cidade receberá 621 mil turistas neste Réveillon, movimentando a economia da Cidade Maravilhosa em mais de R$ 790 milhões. Em 2008, 612 mil turistas visitaram a cidade nesta época do ano. De dezembro a março, 2,5 milhões de turistas deverão ter passado pelo Rio.

CUSTO
O custo total do Réveillon carioca — que conta com patrocinadores privados — é estimado em R$ 17 milhões.

SHOW DE CORES
Pela primeira vez comandando a dança de fogos na orla carioca, o americano Scott Givens (responsável pela abertura dos Jogos Pan-americanos no Rio) prometeu surpresas durante os 15 minutos de espetáculo.

MAIS SHOWS
Resgatando a tradição dos grandes shows na noite da virada, Copacabana terá quatro palcos e grandes atrações da música brasileira das 22h às 3h, entre elas Lulu Santos e Paralamas do Sucesso.


Crônica do dia - 30-12-2009

Beber sem ressaca

Nutróloga recomenda ingestão de alimentos oleosos e frutas cítricas antes do álcool para evitar famosa dor de cabeça do dia seguinte à Ceia.

Vinho na ceia de Natal. Cerveja na festa de fim de ano do trabalho e mais bebida na noite do réveillon.

Para que a maratona de comemorações não termine em uma ressaca histórica, não exagerar nos brindes é o melhor conselho. Mas outras dicas, como intercalar copos de água com o álcool e ingerir uma colher de azeite antes da primeira dose, também podem fazer a diferença no dia seguinte.

“A ressaca é sinal de intoxicação do organismo. Beber com estômago vazio, por exemplo, é a certeza de ressaca no dia seguinte.

Quando o álcool cai no estômago vazio, ele vai mais rapidamente para a corrente sanguínea. Além de a pessoa ficar embriagada mais rapidamente, o fígado não tem tempo para metabolizar o álcool e fica sobrecarregado”, explica a nutróloga Tamara Mazaracki. “Antes mesmo da Ceia de Natal, a pessoa pode comer nozes, castanhas, avelãs que ajudam a evitar a ressaca.”

Segundo os médicos, a bebida em excesso provoca a desidratação do organismo, o que dificulta o funcionamento do fígado e dos rins porque o sangue fica mais concentrado. “Por isso, a pessoa não pode esquecer de beber água quando estiver ingerindo álcool ou mesmo logo depois, quando chegar em casa”, diz a nutróloga.

Não misturar bebidas destiladas, como cachaça, vodca e uísque, com fermentados, como cerveja é uma dica antiga, mas que nem sempre é seguida. A mistura de bebida alcoólica com energéticos também não é indicada porque pode causar arritmias cardíacas, afirmam os cardiologistas.

Os que não conseguirem conter os excessos têm ainda uma última chance: água de coco, chá de hortelã, sucos de frutas cítricas podem ajudar a reduzir a ressaca. “O hortelã ajuda na recuperação do fígado e auxilia a eliminação de substâncias tóxicas”, diz Tamara.

OUTROS CUIDADOS

Beber em locais fechados, como festas em que várias pessoas estão fumando, é garantia de ressaca. A intoxicação do álcool misturada ao monóxido do cigarro, por exemplo, é maior porque a pessoa fica sob efeito de duas substâncias tóxicas, afirmam os médicos.

Pessoas que estão usando medicamento para desentupir o nariz não devem ingerir álcool. Esse tipo de medicamento tem uma substância derivada da adrenalina que associada ao álcool pode desencadear arritmias cardíacas. Também não se deve tomar anticonvulsivantes nem inibidores do sono em horários próximos à ingestão de alcool.

Aqueles que usam remédio para controlar a pressão não devem suspender a medicação caso pretendam beber. A falta do remédio é mais prejudicial do que a associação entre o medicamento e a bebida.

Crônica do dia - 30-12-2009

Nova classe média não sabe em qual produto investir.

A classe C se expandiu nos últimos anos e chegou a representar 49,22% da população brasileira no ano passado, segundo dados da FGV (Fundação Getulio Vargas). Mas o aumento da renda gerou incertezas nesta classe social, que busca informações sobre investimentos.

“Com o crescimento da classe média brasileira, temos pessoas que antes não tinham acesso a produtos financeiros e se sentem inseguras em fazer escolhas associadas ao dinheiro”.

De acordo com ela, é por este motivo que um dos conceitos de educação financeira que mais despertam interesse dos brasileiros são os tipos de investimento. “Aqueles que já conseguiram formar poupança têm dúvidas sobre no que aplicar o dinheiro guardado”.

Orçamento em dia

Além
de investimentos, os brasileiros também buscam o controle do orçamento pessoal, o que se intensificou depois da estabilização da economia nacional, que possibilitou o planejamento financeiro, que não era possível de ser feito na época da inflação.

“Muitos não sabem o que fazer para conseguir pôr ordem na vida financeira e fazer sobrar dinheiro no fim do mês”.

E é por isso que, no programa sobre educação financeira que a bolsa brasileira promove na TV Cultura, os assuntos mais demandados são soluções para uma situação de endividamento e a organização das contas, para começar uma poupança e planejar o futuro.


Frase do dia - 30-12-2009

"A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus."

Um pouco de humor - 30-12-2009

O primeiro cara (todo orgulhoso):

- "Minha mulher é um anjo!"

O segundo cara:

- "Você tem sorte, a minha ainda está viva".

******************************************************

Samuel encontra-se com o velho amigo Jacó:

— E aí, Jacó, há quanto tempo! Como vai, meu amigo?

— Vou muito mal!

— Por que Jacó, o que foi que aconteceu?

— Minha mãe morreu na semana passada!

— Não diga! Meus sentimentos! O que é que ela tinha?

— Infelizmente, pouca coisa. Uma casa, duas lojinhas no centro da cidade e um terreninho no interior!

*******************************************

Aquele empresário alemão chega em casa do trabalho um pouco mais cedo e surpreende a empregada tomando banho no seu banheiro, com a porta aberta.

Ao vê-lo ela tenta cobrir as suas partes mais cobiçadas com as mãos e vai logo se desc#lpando:

- Chefinho...

- Terreza, o que você estarr fazendo no meu banheirra?!

- Desc#lpa, chefinho... eu não sabia que o senhor ia chegar tão cedo!

- Hummm... reparrando bem... que corrpinho bonitinha você tem, Terreza!

- Obrigada, chefinho!

- Hummm... e esses peitinhas entón!

- Obrigada, chefinho!

- Hummm... a bundinha é uma grracinha também!

- Obrigada, chefinho!

- Me diga uma coisa, Terreza, você fode?

- Fodo sim, chefinho!

- Então, vá se foder que eu querrer tomarr banho!

*************************************************

Eu fui a uma loja, outro dia... Eu estive lá somente por cinco minutos e quando eu saí ali estava um guarda, com sua motocicleta, preenchendo uma multa.

Fui até ele e falei: "peraí, amigão, não faz isso, dá uma chance..."

Ele me ignorou e continuo escrevendo a multa...

Então eu o chamei de nazista.

Ele me olhou, e sem dizer nada, deu uma olhada em um dos pneus e começou a fazer outra multa.

Então eu o chamei de b@st@.

Ele começou a escrever uma terceira multa !!!

Depois de aproximadamente 20 minutos... quanto mais eu o xingava, mais multas ele preenchia...

Bem, eu não me importei. Meu carro estava estacionado mais para a frente, virando a esquina.

**************************************

O casal estava tendo uma briga feia no café da manhã.

O marido bate aporta e sai para o trabalho gritando:

- E além do mais, nem mesmo boa de cama você é!

Durante a manhã ele se arrepende e liga para casa para se desc#lpar.

- Por que você demorou tanto para atender? - diz ele.

- Eu estava na cama - responde ela.

- Mas o que você está fazendo na cama a esta hora? - retruca ele.

- Pegando uma segunda opinião.

*********************************************

Um pouco de humor - 30-12-2009

Na fila do céu, dois amigos se encontram e um pergunta ao outro:


– Poxa, Paulo, de que você morreu?


– Hipotermia, e você?


O amigo responde:


– Morri de ataque cardíaco. Imagine que preparei uma arapuca para minha mulher. Disse que ia viajar e voltei à noite para flagrá-la com um amante. Só que a coitadinha estava só! Meu remorso me matou.


Paulo responde:


– Se tivesse olhado no freezer, estaríamos os dois ainda vivos...


Visualização do nosso blog

Como visualizar o blog: www.almeidacontador.blogspot.com


As vezes as pessoas acessam nosso blog e não quer lê-lo em sua íntegra.

Temos leitores de várias classes sociais, várias religiões, vários níveis culturais.

Como nosso blog tem publicações variadas vamos fornecer alguns detalhes que poderão ajudar em seu acesso e leitura.

Nós temos publicações diárias como: Frases, Crônicas, Histórias, Humor, etc.

Por exemplo: Se você gosta somente na nossa seção de “frases” basta ir ao rodapé onde está a palavra “marcadores” e clicar no marcador “Frases” e você terá ao seu dispor e deleite todas as frases já publicadas pelo nosso blog sequencialmente.

E assim sucessivamente se você só gostar de outra publicação.

Divirta-se, aproveite, polemize, comente....................


Até mais.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Frase do dia - 2-12-2009

"Um otimista fica acordado até meia-noite para ver a entrada do ano novo. Um pessimista fica acordado para ter a certeza de que o ano velho se foi." (Bill Vaughn)


Crônica do dia - 29-12-2009

Hoje publicarei duas crônicas sobre o natal.

A primeira é sobre a passagem do meu natal de 2009.

A segunda é uma crônica do Padre Fábio de Melo, publicada no Jornal "O Dia" do Rio de janeiro em 26-12-2009, sobre o seu natal na infância, que é semelhante aos da minha e de muitas outras pessoas quando pequenas em suas casas.

Meu Natal de 2009

Natal 2009. Mais uma vez, este ano passamos o natal em família. Passamos na cidade de Água Doce do Norte, cidade onde mora meu pai. Este ano estivemos reunidos em um número menor de parentes.


Como em todos os anos até este, eu e minha esposa e nossos dois filhos estivemos juntos mais uma vez em nossa linda ceia de natal.


Além de minha família que se deslocou para essa cidade onde mora meu pai, também viajou até este destino uma querida irmã que mora na capital.


Como estávamos na casa de meu pai, lá estavam ele e sua esposa e seus dois filhos deste segundo casamento.


Depois de alguns anos de ausência de um de seus filhos, este estava presente neste ano.


Esteve presente também seu filho que mora nesta cidade, bem como sua esposa e seus dois filhos.


Éramos um número pequeno de parentes, mas com uma presença espiritual muito grande. Para completar nosso natal estiveram presentes mais de uma dezena de amigos que moram na cidade que aceitaram o nosso convite para a ceia de natal.


Ao final nos tornamos uma única família e a confraternização foi excelente e harmoniosa.


Por fim, o dia seguinte como em outros natais não ficou sem festa, só que desta vez a farra foi realizada na casa do futuro sogro de minha única irmã solteira.


Até o próximo.


**************************************************************************

Padre Fábio de Melo: Natais e mudas de alface

A manhã chuvosa parecia costurada nos embaraços de uma noite mal dormida. O vulto de mulher prateado pelos raios de um sol recém nascido recolhia do tempo às agruras de saber-se temporário, imperfeito, afeito aos desajustes de um amor que adormeceu, mas que não desaprendera de amanhecer.

Era um corpo de dor, de menstruadas esperanças, de saudades e partos. Corpo de mãe, corpo de cumprir ofício de curar joelhos esfolados, de dar banhos que tinham o poder de lavar corpos e almas num mesmo acontecimento.

Corpo de amamentar filhos que crescem.

Aquela mulher e aquelas manhãs de dezembro. As recordações de seu tempo de menina, pobreza reconhecida, trazida na cara e denunciada pela moldura de olhos que não sabiam mentir.

O plantio programado, compromisso que nem mesmo a dor acontecida nas recentes horas poderia adiar, tinha ares de ritual religioso. A sementeira ao lado, moldada numa caixa de papelão resistente, sobre o canteiro que nasceu de suas mãos pequenas, esperava pela oportunidade de cumprir no tempo o destino de dar continuidade à obra da criação.

Morrer e viver são atos que se conjugam sem pressa.

A mulher sabia de tudo isso. As mudas miúdas também. Dotadas de sabedoria vegetal, cresciam ao seu tempo com a mesma simplicidade que é própria de quem não procura outro destino senão o seu.
Aquela mulher sabia mais. As mudas não mudam.

São sempre as mesmas desde o tempo de sua mãe. Ofício aprendido que se estende no tempo, feito consumação de uma despedida que se cumpre aos poucos, bem aos poucos.

Mudas de alface estão carregadas de sentido. Nelas, prepara-se o futuro que afugenta a fome, traz variações ao modo de carecer.

Recordo-me com saudade. O tempo era de chuvas. Jabuticabeiras explodiam.

Pequenos frutos pendurados em seu corpo de árvore-mãe, tal qual a minha mãe e seus meninos pendurados na cintura, entrelaçados nas pernas e puxando seus braços.

Dezembro tinha cores e histórias diferentes. Vitrines iluminadas, cartões de ocasião sendo preparados pela minha irmã, para que mesmo com simplicidade pudéssemos desejar votos de felicidades.

Presépio sendo retirado da caixa, árvores coloridas de bolas vermelhas, anunciando que nossa pobreza seria ainda mais exposta. Mas não havia problema. Nossa árvore, mesmo tão pobre, já era nossa alegria. As jabuticabeiras nos curavam de tudo...

Minha mãe e sua capacidade de replantar o mundo a partir de mudas de alface era o símbolo mais vivo de nosso Natal. Com seu jeito simples e hábitos rotineiros, ela condensava todas as virtudes que o acontecimento nos sugeria.

“O menino Jesus é quem merece presente neste dia!”, ensinava-nos como se quisesse modificar a ordem do mundo.

E assim acreditávamos.

Nossos presentes eram poucos. Quase nenhum. Só mesmo para não passar em branco, mas o mais importante nós não deixávamos de receber. O sorriso farto, a oração em família, a missa do galo e o nosso Natal já estava completo.

Aquela mulher nos fazia esquecer o que não tínhamos. Transplantava-nos, como fazia com as mudas de alface.
Deixávamos o chão estreito da sementeira e caíamos com nossas raízes nos canteiros fartos da simplicidade que ela sabia construir.

E assim era o nosso Natal.

Um acontecimento para nunca mais esquecer.



Um pouco de humor - 29-12-2009

Em prova do curso de medicina, o professor pergunta:

- Quantos rins nós temos?

- Quatro! Responde o aluno.

- Quatro? Replica o professor, arrogante daqueles que se comprazem em tripudiar sobre o erro dos alunos.

- Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala de aula! - ordena o professor a seu auxiliar.

- E para mim um cafezinho! - replicou o aluno ao auxiliar do mestre.

Exasperou-se o professor, então, expulsando o aluno da sala. O discípulo era, entretanto, o famoso humorista brasileiro Aparício Torelly (1895-1971), mais conhecido como o "Barão de Itararé", título que se auto-concedeu para debochar da famosa batalha que não houve na Revolução de 1930.

Ao sair da sala, teve ainda a suprema audácia de corrigir o furioso mestre:

- O senhor me perguntou quantos rins "nós" temos. "Nós" temos quatro: dois meus e dois teus; tenha um bom apetite e delicie-se com o capim!

Frases da semana - 29-12-2009

“Não agüento mais chorar”

(Taís Araújo. Sobre o drama de sua personagem Helena em “Viver a Vida”)



“É óbvio que gosto de sexo e tenho cara de quem gosta. Eu sou muito sexual, mas para quem estiver comigo e só entre quatro paredes”

(Bárbara Paz. Atriz de “viver a Vida”)



“Política é a arte de administrar o tempo, até para não nos tornarmos reféns dele”

(Aécio Neves. Governador de Minas Gerais, ao desistir de disputar a sucessão presidencial )



“Temos que fiscalizar, ficar vigilantes, e não acreditar que as coisas já passaram e que tudo está resolvido”

(Manoel Rabelo. Em sua posse na presidencial do TJES)



“Um povo que quer ter futuro, precisa conhecer a sua história”

(Paulo Hartung. Governador do ES, sobre a restauração do Palácio Anchieta)



“Muitos acham que mulher bonita não é capaz de mergulhar de cabeça no trabalho e ser uma grande atriz”

(Juliana Paes. Estrela premiada da novela “Caminho das Índias”)



“Meu único desejo nesta altura da vida é um pouco mais de respeito pelo mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele”

(Cluade Lévi-Strauss. Pai da antropologia mundial, que morreu em novembro aos 100 anos, criticando a destruição do planeta e o risco de extinção da espécie humana)



“Já entrei na casa do infinito, que é a velhice”

(Fernanda Montenegro. A maior atriz aos 80 anos)



A onça esta magra mas não está morta. Nós avançamos muito mas não podemos brincar com fogo. O Estado já viveu momentos muito difíceis em função de gente corrupta e violenta”

(Paulo Hartung. Sobre ações do crime organizado no Espírito Santo)

********************************************************************************

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Curiosidades - 28-12-2009

Direto do YouTube:

'Criatividade universitária'

Rio - Trezentos universitários da ESCP Europe se reuniram para mostrar toda a criatividade do grupo. Para produzir este vídeo, os estudantes utilizaram 658 camisetas coloridas, 9m² de papelão e 4.198 fotografias. O resultado foi uma gravação que reproduz chuva, jogo de videogame e muito mais. Confira!


Frase do dia 28-12-2009

"O que te engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal."



Um pouco de humor - 28-12-2009

O exame de próstata

O mineiro Houston foi fazer um exame de próstata. Quando o médico colocou o dedo de uma só vez, ele disse:

- Num to agüentando, doutor, vou gritar!

O médico alertou:

- Eu acho melhor não, porque a recepção está lotada de pacientes aguardando e vai ficar feio para você.

E o médico continua o exame:

- Não agüento! Vou ter que gritar! (disse o mineirinho novamente).

E o médico impaciente:

- Grita então!

E o meirinho:

- ÔÔÔ, trem bom, sôo!!!!

Crônica do dia 28-12-2009

Visita ao interior de Minas Gerais

Estivemos passeando eu e minha esposa pelo interior do Estado de Minas Gerais onde tivemos a felicidade de poder rever alguns parentes por parte de minha querida mãezinha.

A minha felicidade foi tão grande que não cabe em meu coração. Estou extasiado.

Assistimos ao casamento da filha de uma querida prima, portanto minha prima em segundo grau.

Lindíssima por sinal. Só tinha vista essa menina uma vez, e justamente quando recebemos o convite para o seu enlace matrimonial.

Pude rever e reconhecer alguns parentes, digo reconhecer, por que a maioria deles eu passei mais de quarenta anos sem encontrá-los. Pude rever minha querida tiazinha, feliz quem tem uma tiazinha.

Pude rever meu tio postiço, digo postiço, por que foi casado com uma irmã de minha mãe, mas que para eu foi e sempre será meu querido tio, Hoje casado com uma linda e inteligente mulher.

Pude rever e reconhecer meus primos e primas de primeiro grau. Rever e reconhecer meus primos e primas de segundo grau. Pude rever e reconhecer até minhas primas de terceiro grau. Pude também conhecer alguns agregados das famílias de meus parentes. Tudo gente boa.

Após o enlace matrimonial tivemos esse encontro maravilhoso como todos os parentes da cidade, Foi um encontro maravilhoso. Encontro esse que continuou no dia seguinte. No dia seguinte foi melhor ainda, pudemos colocar em dia alguns papos e histórias de nossas infâncias.

Fiquei ainda mais maravilhado quando da presença de meu querido pai nesse evento e sendo recebido por todos os primos e primas por parte de minha mãe com a consideração de tio que sempre teve enquanto casado com minha mãe, que já faleceu há 26 anos. Como é bom ter respeito e ser respeitado por todos. Eu acho isso o máximo. Que alegria por participar desses momentos. Serão inesquecíveis.

Por fim obrigado a todos pela forma que nos receberam. Parabéns aos noivos pelo lindo casamento realizado. Obrigado também pelas acomodações que nos foram fornecidas. Obrigado por tudo.

UFA - Que bom ter família.