quarta-feira, 30 de junho de 2010

30-06-2010 - Crônica do dia

Minha autobiografia

(AlmeidaContador)

Fizeram-me no Estado de Minas Gerais, depois me levaram para uma área contestada, onde não sabiam se seria Estado das Minas Gerais ou Estado do Espírito Santo. Registraram-me Capixaba (Espírito Santense).

Creio que sou Capixaba, mas nasci Mineiro, talvez por um erro de cálculo, ou confusão do destino. Ou por um acaso, só sei que sou um produto não muito bem acabado, não tenho uma pátria regional para chamar de minha. Então continuo Capixaba, pedindo desculpas aos Mineiros (das Minas Gerais). Isso foi a coisa primordial de minha vida. Foi como eu surgi na terra.

Querem que eu fale de mim. Ma eu nem sei que eu sou. Não sei de onde vim, não sei para onde vou. Sei tão pouco de mim. Querem detalhes, mas tudo ainda é um incógnita volátil e controvérsia.

Não tenho muitas respostas, tenho muitas perguntas, não sei falar de mim, só sei falar dos outros, gosto de falar dos outros, prefiro que os outros falem de mim.

Dizem que eu sou forte, mas minha força está nas minhas fraquezas. Quando estou fraco é que sinto toda minha força florescer, crescer e se multiplicar. Minha idade? Tenho muitaaaaaaaaaaaas horas de alegria, muitas horas de tristeza, muitas horas felizes e muitas horas infelizes.

Pensam que eu adoro falar. Mentira. Gosto mesmo do silêncio, de ler e escrever, mesmo assim há muitos que dizem que o que eu escrevo não é muito claro, gera confusão de pensamento. Tudo bem, as vezes eu também não entendo o que escrevo.

Confesso que represento bem o meu papel, talvez eu seja até um bom ator, preciso ser descoberto, mas também se fosse descoberto, poderia não estar aqui neste momento escrevendo porque seria execrado, já que saberiam o que penso, o que acho de tudo que aí está. Só sei que represento o meu papel, seja ele qual for, e deixo a vida me levar, e tem dado certo.

Ha! Se soubessem o que penso!. A vida é assim mesmo, né?. Como já disse ou escreveu alguém em algum lugar. Afinal nós nascemos de uma gozada.

Grande abraço. Amanhã começa o fim do ano.


30-06-2010 - Frase do dia

Frase de Otimismo:

" A direção é mais importante do que a velocidade."

-- Roberto Scaringella


30-06-2010 - Biografia do dia



Garrincha
(Jogador de futebol brasileiro)
28-10-1933, Pau Grande (RJ)
20-1-1983, Rio de Janeiro (RJ)

Manuel Francisco dos Santos, o Garrincha, é considerado um dos maiores talentos da história do futebol. O gênio da ponta-direita do Botafogo (RJ), nascido em Pau Grande, no Rio de Janeiro, encantou o mundo com seu estilo original de jogar, com seus dribles abusados e zombeteiros, com sua velocidade desconcertante e com suas jogadas ao mesmo tempo divertidas e belíssimas. Jogou 60 partidas pela Seleção Brasileira e encantou o mundo em três Copas do Mundo: da Suécia (1958) e do Chile (1962), das quais o Brasil foi campeão, e da Inglaterra (1966).

Com Garrincha, o Brasil obteve 52 vitórias e sete empates. No final de carreira, jogou também no Corinthians, Flamengo, Olaria e em outros times brasileiros e estrangeiros. Estava com alguns quilos a mais e o joelho arrebentado. Morreu devido à cirrose hepática em 1983. Eternamente admirado, foi homenageado com o poema O Anjo de Pernas Tortas, de Vinícius de Moraes, o documentário Garrincha, Alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade, a biografia Estrela Solitária, de Ruy Castro, e os versos de Carlos Drummond de Andrade: "Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios.(...)"

30-06-2010 - Um pouco de humor

Nem no Carrefour

Três casais, um casal ancião, um casal de meia-idade e um casal recém casado quis se juntar a uma igreja.
O pastor disse:
- Nós temos exigências especiais para paroquianos novos.
Vocês têm que se privar de ter sexo durante duas semanas!
Os pares concordaram e voltaram ao término de duas semanas.
O pastor foi para o casal ancião e perguntou:
- Você foi capaz se privar de sexo por duas semanas?
O homem velho respondeu: - Nenhum problema, Pastor!
- Parabéns! Bem-vindos à igreja! - disse o pastor.
O pastor foi até o casal de meia-idade e perguntou:
- Bem, você foi capaz de se privar de sexo durante as duas semanas?
O homem respondeu:
- A primeira semana não estava muito ruim.
A segunda semana para conseguir eu tive de dormir no sofá
durante um par de noites mas, sim nós conseguimos.
- Parabéns! Bem-vindos à igreja! - disse o pastor.
O pastor então foi até o casal de recém casado e perguntou:
- Bem, vocês foram capazes de privar de sexo durante duas semanas?
- Não, Pastor, nós não pudemos ficar sem sexo pelas duas semanas!
- o homem jovem respondeu tristemente. - O que Aconteceu?
- indagou o pastor.
- Bem, minha esposa estava alcançando uma lata de milho no topo da prateleira e derrubou-a.
Quando ela se agachou para apanhar, eu fui tomado pela luxúria e tirei vantagem dela ali mesmo!
- Você entende, que isto significa que você não será bem-vindo dentro da nossa igreja! - declarou o pastor.
- Nós sabemos Pastor! Depois disso, nós não somos bem-vindos no Carrefour também!

terça-feira, 29 de junho de 2010

29-06-2010 - Crônica do dia

Dia de São Pedro. Serra, minha cidade.
(AlmeidaContador)

Grande abraço a todos. Serra é uma das maiores cidades do Estado do Espírito Santo. A cidade de 400 mil habitantes, parece uma cidade dividida em outras cidades menores, tamanha a sua extensão e a distancia entre seus bairros. Cada bairro tem as suas peculiaridades, literalmente, todos são um pouco diferentes.

Além da frota normal de ônibus e outros tipos de veículos que percorrem a cidade de Serra diariamente, uma frota de milhares de automóveis tomam conta da BR-101, gerando grandes engarrafamentos e um teste de paciência para todos aqueles que têm de enfrentar o dia para trabalhar ou retornar do trabalho para as suas casas. A BR 101 corta boa parte da região central da cidade, gerando transtornos para muitos em seus vários locais de cruzamentos.

Domingo parece ser o dia da redenção. Alguns saem, outros dedicam o tempo livre ao lazer – no parque da cidade – e outros ainda ficam em casa recarregando as energias. Porém, para alguns, esse é o dia de botar o carrão (possante) na rua e ter a satisfação de dar um passeio pela cidade, para mostrar o emborrachado para o público, já que durante a semana teve encarar o busão e o possante ficou guardado a sete chaves.

O ritual começa bem cedinho, lá pelas sete e pouco da manhã. Ao acordar e se deparar com os primeiros raios de sol, o dia já começa de forma positiva. Um café, e aqueles que gostam de praia, dia de sol, praia com certeza. Os que não gostam de praia, os parques, as áreas rurais (agroturismo) da cidade estão a sua espera.

Ninguém quer perder tempo.

O passeio para o morador Serrano passa pela praia, pela feira, pela peixaria, pela lagoa, pelo parque da cidade, ou vão para capital visitar os shopping.
Mas a cidade também recebe muitos turistas, turistas de outros estados e turistas de final de semana que se deslocam da capital para as lindas praias da cidade, as lindas lagoas, os ótimos restaurantes.

Aliás, a cidade tem diversas praias lindíssimas. Citarei algumas: Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraipe, Nova Almeida, entre outras. A cidade tem diversas lagoas, vou destacar a do “Joara” onde se pode comer um ótimo filé ou uma moqueca de tilápia.

Resolvi escrever algo sobre esta cidade que adoro, aproveitando esse dia de feriado municipal para falar um pouquinho sobre o que se tem e o que se pode ser explorado por todos. A Serra é uma cidade que não vive só de trabalho, é também uma cidade com um potencial turístico fantástico.

De qualquer modo, todos devem concordar que Domingo é dia de passear com o possante. Que tal nos vemos por aí, em alguma esquina da cidade.

Grande abraço a todos. Bom feriado povo serrano.

29-06-2010 - Frase do dia

Frase de reflexão:

" Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos."


29-06-2010 - Biografia do dia



Galileu Galilei
(Físico, matemático e astrônomo italiano)
15/02/1564, Pisa (Itália)
08/01/1642, Arcetri (Itália)

O pai de Galileu Galilei, o compositor florentino Vicenzo, queria que ele fosse médico e o mandou estudar em Pisa. Mas o jovem estava mais interessado em física e matemática. A vocação do aluno também descontentou um professor Orazio Morandi, que o estimulava a seguir a carreira artística.

Sua primeira contribuição à ciência se deu no Duomo de Pisa. O sacristão acabara de acender uma lâmpada pendurada numa longa corda e a empurrara. O movimento pendular foi medido com as batidas do coração de Galileu. Ele percebeu que o tempo de cada oscilação era sempre igual e formulou a lei do "isocronismo" do pêndulo. Assim, ele encontrou o primeiro uso prático para aquela regularidade e desenhou um modelo de relógio.

A famosa torre inclinada de Pisa fez parte de uma outra experiência para contestar a tese de Aristóteles de que, quanto mais um corpo fosse pesado, mais velozmente cairia. Galileu deixou cair da mesma altura duas esferas iguais em volume, mas de peso diferente. Ambas tocaram o solo no mesmo instante. Em seu livro, "Saggiatore" ("Experimentador") combateu a física aristotélica e argumentou que a matemática deveria ser o fundamento das ciências exatas.

Entre suas criações se destacam: o binóculo; a balança hidrostática; o compasso geométrico, uma régua calculadora; e o termobaroscópio: feito para medir a pressão atmosférica, porém, serviu como termômetro. Galileu desenvolveu os fundamentos da mecânica com o estudo de máquinas simples (alavanca, plano inclinado, parafuso etc.).

Em 1609, construiu um telescópio muito melhor que os existentes e explorou os céus como nunca fora feito antes. Além de estudar as constelações Plêiades, Órion, Câncer e a Via Láctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus. As descobertas foram publicadas no livro "Siderus nuntius" ("Mensageiro das estrelas"), em 1610.

A partir de suas descobertas astronômicas, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária ao dogma da Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar (abjurar) suas teorias publicamente. Ao sair do tribunal, teria dito uma frase célebre: "Eppur si muove!" ("Ainda assim, ela se move"). Foi banido para uma vila de Arcetri, perto de Florença, onde viveu em um regime semelhante à prisão domiciliar.

As longas horas ao telescópio causaram sua cegueira. A amargura dos últimos anos de sua vida foi agravada pela morte de sua filha Virgínia, que se dedicara à vida religiosa com o nome de soror Maria Celeste. Em 1983, 341 anos após Galileu morrer, a Igreja reviu o processo da Inquisição e decidiu pela sua absolvição.



29-06-2010 - Um pouco de humor

O assalto

Um prisioneiro consegue fugir da penitenciária depois de 25 anos preso.
Ele entra uma casa e pega um casal jovem dormindo no quarto, então amarra o marido numa cadeira no outro lado do quarto e a mulher na cama do outro lado, após
certificar que os dois estão bem marrados, ele anda em direção cama e beija o pescoço da mulher em seguida
levanta e sai do quarto.
O marido, falando o mais baixo possível, diz à sua bela mulher:
- Querida, este cara não vê uma mulher há anos.
Eu vi ele te beijando no pescoço e depois saindo às pressas. Por favor, coopera com ele. Se ele quiser transar com você, aceite e finja que está gostando.
Mas por favor, não o contrarie nem deixe-o triste.
Nossas vidas dependem disso!
- Querido - responde a mulher - ainda bem que você pensa assim. Você está certo, ele não vê uma mulher há anos. Ele não estava me beijando no pescoço, ele estava sussurrando no ouvido. Ele disse que achou você lindo e perguntou se tinha vaselina no banheiro.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

28-06-2010 - Biografia do dia



Gabriel García Márquez
(Escritor colombiano)
06/03/1928, Aracataca (Colômbia)

Gabriel José García Márquez nasceu em 1928, em Aracataca (Colômbia), e foi criado na casa de seus avós maternos. Completou os primeiros estudos em Barranquilla e Bogotá. Chegou a iniciar o curso de direito, mas logo enveredou para o jornalismo.

Em 1955, viajou para a Europa como correspondente do El Espectador. No final dos anos 50, de volta às Américas, trabalha em Caracas (Venezuela) e em Nova York, onde dirigiu a agência de notícias Prensa Latina.

Em 1960, García Márquez muda-se para a Cidade do México e começa a escrever roteiros para cinema. Publica então seu primeiro livro de ficção, Ninguém Escreve ao Coronel, e aquele que seria seu romance mais conhecido, Cem Anos de Solidão (1967).

Até 1975, García Márquez viveria na Espanha. Em 1981, volta para a Colômbia; acusado pelo governo de colaborar com a guerrilha, exila-se no México.

Em 1982, recebe o Prêmio Nobel de Literatura.

O escritor retorna ao jornalismo em 1999, quando passa a dirigir a revista Cambio. Em 2001, publica Viver Para Contá-la, primeiro volume de sua autobiografia. García Márquez é o autor de Crônica de uma Morte Anunciada (1981), O Amor nos Tempos do Cólera (1985), O General em Seu Labirinto (1989) e Notícias de um Seqüestro (1996), entre outros livros de ficção, memória e reportagem.

28-06-2010 - Frase do dia

Frase de Otimismo:

" Não há mestre que não possa ser aluno."

-- Baltazar Gracián


28-06-2010 - Um pouco de humor

Caipiródromo

Os dois caipiras se encontram numa venda:
- Oi, cumpadre! Como vão as coisas?
- Tudo bem! Vosmicê sabia que o Chico casou?
- Sabia, não! Casou com a Lindalva?
- É, aquele mulherão! Agora o bicho tá que é um touro!
- De forte?
- Não, de chifre!

28-06-2010 - Crônica do dia


Dia do Mil.

(AlmeidaContador)

Não sou formado em informática. Não sou um expert em internet. Gosto de navegar pela rede.

Há um ano criei esse blog. Tinha a finalidade de publicar (contar) minhas histórias de viagem.

Afinal estava com um pouco mais de tempo disponível para viajar. O tempo passou e ainda no mês passado pude observar que estava atingindo a marca de Mil publicações.

Parece pouco para um profissional, mas para um amador é um numero grandioso. Agradeço a todos os meus seguidores por esse número. Agradeço também a todos os leitores que tem acompanhado nosso blog até o número alcançado. Vamos continuar e atingir outros milhares.

Coincidentemente logo após a criação desse blog criei uma conta do YouTube para poder publicar alguns vídeos e clipes das minhas viagens e de alguns eventos em família.

Hoje vejo também com bastante orgulho que já ultrapassei em alguns vídeos a marca de Mil exibições. Agora aqui é mais difícil atingir o número mil. Os vídeos que atraem muitos visitantes são vídeos curiosos, vídeos onde constam a presença de artistas, vídeos de chacotas, vídeos de violência, vídeos de repercussão nacional ou internacional, dentre outros do gênero.

A minha marca pessoal foi atingida com vídeos comuns. Vídeos de eventos amadores. Vídeos familiares. Clipes de fotos. Nada mais que isso. Então não é fácil. Acompanho com freqüência os vídeos postados de conteúdo equivalentes aos meus e vejo que raros atingem a marca Mil.

Mais vez vai aqui meus agradecimentos a todos que passaram pelas minhas postagens. Continuem visitando tanto o meu blog como minha conta no YouTube que sempre haverá novidades.

Grande abraço a todos.