segunda-feira, 18 de outubro de 2010

18-10-2010 - Biografia


João Havelange
(Dirigente esportivo brasileiro)
8-5-1916, Rio de Janeiro (RJ)

João Havelange é um personagem de destaque no mundo dos esportes. Foi o homem mais poderoso e influente do futebol mundial por 24 anos, período em que presidiu a Federação Internacional de Futebol Association (FIFA) e revolucionou o esporte mais popular que existe.

Seu reinado começou em 1974, quando se tornou o primeiro não-europeu a ocupar a presidência da entidade. Por seis vezes consecutivas reeleito, transformou-a na "maior multinacional do mundo".

De uma quantia de cerca de 20 dólares em caixa, a FIFA passou a ostentar um patrimônio de 4 bilhões de dólares. Movimenta atualmente em torno de 250 bilhões de dólares por ano e envolve patrocinadores do nível das multinacionais Coca-Cola, Nike, Budweiser e McDonald's.

Outro de seus méritos foi trazer países da Ásia e da África para o futebol, aumentando o número de times participantes de 16 para 32. Filho de pai belga que enriqueceu com o comércio de armas e munições no início do século XX no Rio de Janeiro, Jean Marie Faustin Godefroid Havelange quando adolescente já gostava de futebol. Jogando como beque pela esquerda (na época não havia laterais), aos 15 anos foi campeão com o time juvenil do Fluminense. No entanto, obrigado a abandonar o esporte pelo pai, passou a dedicar-se à natação e, depois, ao pólo aquático, esportes em que se consagraria como um dos melhores do Brasil e da América do Sul.

Formado em Direito, aos 24 anos, mudou-se para São Paulo para trabalhar como advogado da Auto Viação Jabaquara. Sete anos depois, foi para a Viação Cometa, uma das maiores empresas de ônibus do país, da qual é atualmente diretor-presidente.

De 1955 a 1963, foi membro do Comitê Olímpico Brasileiro. Dois anos mais tarde, assumiu a presidência da extinta Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que se transformou na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nas conquistas dos títulos mundiais de 1958, 1962 e 1970 pela Seleção Brasileira.

Só saiu da organização para entrar na FIFA. Em 1998, passou o posto ao suíço Joseph S. Blatter. Atualmente, além de cuidar dos negócios da Cometa, é acionista majoritário da indústria Orwec Química e Metalurgia Ltda. e participa do conselho administrativo de várias empresas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário