terça-feira, 11 de março de 2014

Histórico do nosso bairro - Mata da Praia - Vitória - ES

HISTÓRICO


As áreas que constituem os bairros Jardim da Penha, Morada de Camburi e Mata da Praia pertenciam ao Sr. Justiniano Azambuja que, possuindo uma escritura com data de 1891, era o proprietário da Fazenda Mata da Praia. A região compreendia as proximidades da Avenida Adalberto Simão Nader até o Canal de Camburi e da praia até a UFES. No início do sec. XX era uma área rural, ocupada por gados, córregos, animais, Mata Atlântica e restinga.
casa da fazenda situava-se no morro do Vai-e-vem, que é a parte elevada ao lado da Pedra da Cebola, na época conhecida como ‘Pedra do Sino’ porque as crianças brincavam de atirar pedras na rocha que ecoava um som semelhante ao de um sino.
A primeira tentativa de loteamento foi em 1928 quando Ostilho Ximenes projeta a área em lotes para veraneio. A fim de divulgarseu empreendimento, Ostilho cria um jornal que, posteriormente, é vendido para Thiers Velloso. Embora o loteamento não tenha tido êxito, o jornal viria a ser a semente de A Gazeta. O projeto é retomado na década de 50 pela Empresa Capixaba de Engenharia Civil. A idéia era inspirada na moderna cidade de Belo Horizonte. O projeto é aprovado pela prefeitura em 1952 onde toda a região entre a Adalberto Simão Nader e o Canal de Camburi seria convertida em largas avenidas diagonais, que formavam 13 quadras com lotes de aproximadamente 400m². Os primeiros lotes foram vendidos para armazéns, na região dobairro Jardim da Penha.Gazeta.
Voces devem estar estranhando essa republicação, mas foi a forma que encontrei de comemorar meus cinco anos de blogueiro. Em junho de 2009 criei esse blog sem grandes expectativas e hoje comemorando 2.000 publicações quero apenas agradecer as mais de 200 mil visitas de todos voces nesses anos. Todos dizem que é difícil manter um blog funcionando por que cai no marasmo do dia-a-dia, mas espero continuar por mais outros tantos anos e contar com a visita de todos voces. Grande abraço a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário