quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Verbetes Contábeis, Financeiros e Econômicos.



DARF
Documento de Arrecadação Federal (DARF)

DCTF
Declaração de Contribuições e Tributos Federais.

Deflação
É a variação negativa dos preços da economia. Significa a produção e o consumo decrescentes de bens e serviços produzidos num país. Constante, conduz à diminuição e ao agravamento do padrão de vida das pessoas e à recessão.

DIPI
Declaração de Informações do Imposto sobre Produtos Industrializados.

DIRF
Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte.

DIEESE
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), instituto de pesquisas criado em 1955 com o objetivo de assessorar os sindicatos de trabalhadores. Fornece periodicamente dados relativos a custo de vida, desemprego, produtividade e nível de salário real. O escritório nacional do DIEESE fica na R. Ministro Godói, 310, São Paulo/SP, Cep: 05001-900, telefone (11) 262-8666, fax (11) 3872-3218. Na internet o endereço é http://www.dieese.org.br e o e-mail: en@dieese.org.br.

Draw back
Reembolso de direitos alfandegários. O imposto isento a determinadas mercadorias importadas para reexportação depois de sua transformação ou incorporação a outro produto.

Dumping
Venda sistemática abaixo do preço com o objetivo de submeter a concorrência. Em sentido estrito, venda efetuada no estrangeiro, por um fornecedor, a um preço nitidamente inferior ao das mesmas mercadorias em seu próprio mercado. No sentido amplo, políticas ou medidas que tendem a rebaixar artificialmente o preço da exportação.


@contabilistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário