sábado, 29 de setembro de 2012

Mário Sérgio Pontes de Paiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mário Sérgio Pontes de Paiva,[1] mais conhecido como Mário Sérgio (Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1950[2]), é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como meia. Atualmente é comentarista de futebol do canal pago Fox Sports Brasil.

Carreira

Como jogador

Mário Sérgio era um jogador reconhecido por sua grande habilidade e criatividade. Era também um jogador de muita personalidade. Iniciou sua carreira no Flamengo em 1970, jogando cinco partidas no clube pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Marcou um gol, em partida contra o América-RJ. Não conseguiu se firmar na equipe e, no ano seguinte, transferiu-se para o Vitória, onde obteve destaque no futebol brasileiro. Ao encerrar a carreira em 1987, tornou-se treinador.

Como treinador

Não vem tendo uma carreira contínua na nova profissão. Durante um período, atuou como comentarista em emissoras de televisão. Ocupou também cargo como dirigente esportivo em alguns clubes, como no Grêmio, em 2005.
Começou sua carreira no Vitória, clube em que tinha se tornado ídolo na sua passagem como jogador, tendo um aproveitamento razoável. Comandou o clube baiano novamente em 2001, outra vez sem sucesso.
Em 2007, levou o Figueirense ao vice-campeonato da Copa do Brasil. Contudo, meses depois, não conseguiu manter a consistência do time e deixou o cargo.
Passou a comandar o Botafogo no fim de setembro daquele ano. Porém, no dia 7 de outubro, não resistiu à sequência de derrotas à frente do clube. Em três jogos foram três derrotas - para Goiás, Atlético Paranaense e Santos. O treinador alegou problemas particulares para deixar o clube, mas a diretoria já estava insatisfeita com o trabalho do técnico.
No dia 11 de agosto de 2008, foi anunciado o seu retorno ao comando do Atlético Paranaense. Mas pouco mais de um mês depois, no dia 4 de setembro, foi demitido do clube. Em 16 de setembro, foi anunciado novamente como treinador do Figueirense, não tendo o mesmo sucesso da sua primeira passagem e sendo demitido meses depois.
Em 2009, foi treinador da Portuguesa, mas foi demitido após perder para o Icasa, no Canindé, na primeira rodada da Copa do Brasil de 2009.
No dia 5 de outubro de 2009, foi anunciado como treinador do Internacional até o término do Campeonato Brasileiro, substituindo Tite.[3] Fez sua estreia como técnico do Inter no dia 7 de outubro, com vitória de 3 a 1 sobre o Náutico, no Estádio Beira-Rio.[4] Após 11 partidas dirigindo o clube, com 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, Mário Sérgio deixou o comando do Colorado, conseguindo o vice-campeonato do Brasileirão, e, consequentemente, vaga para a Copa Libertadores da América de 2010.
No dia 9 de agosto de 2010, foi anunciado como treinador do Ceará, logo após a demissão do técnico Estevam Soares. Porém, apenas um mês depois, foi demitido.
Mário Sérgio coleciona passagens conturbadas por todos os clubes por onde passa. Em sua passagem pelo Ceará ficou marcado por uma frase em uma de suas entrevistas coletivas em Porangabuçu. O treinador afirmou que o time iria perder a maioria de seus jogos pois o elenco era limitado e fraco, o que causou grande descontentamento por parte de jogadores, diretores e torcedores.

Estatísticas

Clube Jogos Vitórias Empates Derrotas
Ceará 6 1 1 4

Títulos

Como jogador

Flamengo
  • Rio de Janeiro Campeonato Carioca de Aspirantes: 1970
  • Rio de Janeiro Taça Guanabara: 1970
  • Troféu Marechal Mendes de Morais: 1970
  • Troféu Ary Barroso: 1970
  • Troféu Ponto Frio Bonzão: 1971
  • Troféu Pedro Pedrossian: 1971
  • Taça Presidente Mécidi: 1971
Vitória
Fluminense
Botafogo
Internacional
Grêmio
Bahia

Premiações


Nenhum comentário:

Postar um comentário