segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A opinião dos portugueses sobre os brasileiros em Portugal

PORTUGAL  /  


Opinião dos portugueses, sobre os brasileiros

Como membro Euro Dicas, acompanho muito os brasileiros (com orgulho) que vieram ou estão vindo morar na Europa e em Portugal.
Uma das curiosidades (e motivo para discussão intensa) dos brasileiros é saber qual a opinião os portugueses têm deles. Não espere mais, essa dúvida vai ser esclarecida agora mesmo.

Opinião dos mais velhos e dos mais novos

É importante que você entenda que esse texto não fala por todo o mundo. Eu recolhi algumas opiniões junto de conhecidos e amigos e escrevi também aquilo que é a minha opinião.
Além disso, as coisas que um português acha dos brasileiros, depende da sua idade e a geração a que pertence. A cultura e mentalidade em Portugal evoluiu muito nos últimos anos e, naturalmente, a aceitação perante novas culturas e acima de tudo mudança, cresceu.
No entanto, existem ainda muitas pessoas que não evoluíram e ainda demonstram uma atitude “menos positiva” em relação à emigração de outros povos.

O brasileiro está sempre feliz

No geral os portugueses até ficam “surpresos” com a boa-disposição do brasileiro. no geral muitos portugueses acham que os brasileiros são mais felizes, curtem melhor a vida e lidam melhor com os problemas.

O brasileiro é simpático

Sim, muitos portugueses afirmam que os seus vizinhos e conhecidos brasileiros são sempre mais simpáticos e disponíveis para ajudar do que os próprios portugueses. Talvez seja verdade, eu também compartilho dessa opinião.

Gosta de fazer festa

Churrasquinho a toda a hora. O espírito festivo claramente contrasta com a jeito de ser do “português” (mais sério), sempre preocupado com algo.
Os brasileiros são excelentes anfitriões e gostam de organizar reuniões e celebrar sempre que possível. Isso é sem dúvida um contraste com o estilo de vida português, que é um pouco mais sério. E isso surpreende os portugueses, positivamente.

Ele é desenenrolado

Brasileiro arranja sempre forma de “se virar” e sair da pior situação possível, e isso se vê muito no seu discurso e nas ações. Eu diria que no geral o português até fica assustado com a “falta de planejamento” do brasileiro e surpreendido (positivamente) com a ação imediata. Seja em situações positivas ou negativas.
Os “tugas” perdem muito tempo a planejar e esquecem-se que para alcançar algo, é preciso fazer algo. Eu acho que isso é algo que os portugueses têm para aprender com a cultura brasileira.
Confira mais dicas sobre a cultura portuguesa e confira as diferenças com cultura a brasileira.

Mas também é “espertão”

Infelizmente esse continua um dos maiores preconceitos sobre os brasileiros, especialmente por parte do mercado de trabalho. Muitos portugueses acham que os brasileiros são “malandros” e tentam fazer as coisas de forma rápida, sem estarem muito preocupados com o sucesso ou as com as consequências.
Tenho esperança que essa nova leva de brasileiros que estão vindo morar para a Portugal, consiga provar que isso não é bem assim.

O brasileiro podia se incluir mais na sociedade portuguesa

Alguns brasileiros, por vontade própria e talvez por receio, não se incluem propriamente na sociedade com os portugueses ou com membros de outros países, e tendem a criar grupos que se ajudam mutuamente, um pouco como os chineses fazem.
Não sei se isso não será também culpa da (orgulhosa) cultura portuguesa que de alguma forma ainda não é muito receptiva à “internacionalização” e é muito orgulhosa dos seus costumes, hábitos, gastronomia, valores, festas, entre outros. Especialmente, por parte dos mais velhos. Quase como se a cultura portuguesa, fosse melhor que as outras, o que não é verdade.

Dificuldade em confiar no médico e na saúde em Portugal

Segundo um amigo meu, profissional da saúde, os brasileiros não confiam no médico nem no farmacêutico.

Preferem que um médico do Brasil mande a receita ou o nome do medicamento. No geral são desconfiados e em alguns casos ficam até pesquisando na internet por outras alternativas. Uma das situações mais complicadas é quando o médico do Brasil passou uma receita de um medicamento que não existe em Portugal com o mesmo nome. Leva muito tempo para convencer a pessoa que está tudo bem e que de fato é o mesmo medicamento. Apesar de tudo, são os doentes mais simpáticos que trato.

Jogador de futebol

brasileiro é jogador de futebol

Sim é muito comum associar o futebol ao brasileiro, não só pelos times e a seleção do Brasil, mas acima de tudo pelos brasileiros que vieram para Portugal jogar.
Não é coincidência que Portugal é o país com maior número de jogadores de futebol brasileiros. Em 2017, mais de 221 brasileiros atuavam na liga portuguesa de futebol e a verdade é que os portugueses reconhecem a qualidade e acima de tudo a arte dos jogadores brasileiros.

Querem levar o Brasil para Portugal

Apesar das semelhanças culturais, muitos brasileiros mudam para Portugal, achando que podem levar o Brasil no bolso e a verdade é que as coisas são diferentes aqui. As regras, os produtos, forma de estar, a comida e outras coisas são diferentes e os brasileiros procuram muito trazer o seu “Brasil” para Portugal e acabam até por sofrer um pouco com isso, especialmente no inicio.”, opinião de Carlos Silva, português que morou em São Paulo de 2010 a 2015 e vive em Lisboa, atualmente.

Dificuldade em mudar de país é de todos

Eu acho que esse não é um problema de brasileiros, mas de qualquer pessoas que mude para outro país. É natural querer levar um pouco de sua cultura consigo.
A realidade é que ir morar no exterior é muito difícil. E mesmo que você se planeje, tenha economias e até trabalho, vai levar um tempo até se adaptar e perceber que você já não está no Brasil.

Os portugueses gostam dos brasileiros

Então, mas afinal o que os portugueses realmente acham dos brasileiros? E isso é uma verdade inegável. Apesar de haver opiniões menos positivas, os portugueses gostam e admiram os brasileiros em muitos aspectos.
E no final, todos concordam que a vinda dos brasileiros para Portugal foi muito positiva, não só por ajudarem a contribuir para a economia do país, como para o desenvolvimento da cultura portuguesa.
E aí, você concorda? Deixe sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário