terça-feira, 23 de junho de 2009

Algumas perguntas sobre a copa do mundo de 2010 na África do Sul

Quantos bilhetes estarão disponíveis?

Estarão disponíveis aproximadamente 3 milhões de bilhetes para os 64 jogos da Copa do Mundo da FIFA 2010. Um terço desses bilhetes, ou seja, um milhão, serão distribuídos entre os adeptos de futebol sul africanos, um milhão a visitantes estrangeiros e o terceiro milhão a patrocinadores, equipas e à família FIFA.

Devo ir mesmo que não consiga bilhetes?

Claro que sim! O campeonato de 2010 promete ser, como dizem os Sul Africanos, um jol, por outras palavras, uma festa. Tal como no campeonato da Alemanha em 2006, serão distribuídos ecrãs gigantes pelos principais recintos públicos. E pode sempre ver os jogos e conhecer as pessoas locais nos inúmeros pubs, restaurantes bares desportivos.

Em que zona horária fica a África do Sul?

O fuso horário da África do Sul é de mais duas horas em relação a Greenwhich (UTC/GMT+2). Nos meses de Junho e Julho – quando decorrerá o campeonato – a hora sul africana será a mesma que na Europa continental e uma hora mais que o Reino Unido. Por isso, os jogos que tiverem o pontapé de partida às 9 da noite aqui serão confortavelmente vistos pelos Europeus, enquanto que os espectadores norte-americanos vão ter muitas horas de almoço mais cedo – e os adeptos de Socceroo vão começar o dia às cinco da manhã!

E o tempo, como estará?

A Copa do Mundo FIFA 2010 terá lugar no Inverno do hemisfério sul – mas aqui em África é quente. Joanesburgo estará seca, com dias de sol e noites bastante frescas. Rustenburg, Pretória e Nelspruit vão estar mais quentes, mas em Bloemfontei fará frio. Polokwane, a norte, estará seca e quente, mais quente do que a maioria dos Verões europeus. Em Durban estará agradavelmente quente, com alguma humidade – e terá o deliciosamente balsâmico Oceano Indico para nadar. E enquanto que a Cidade do Cabo terá um tempo magnífico – e pode ter um tempo bom mesmo no Inverno – em Junho geralmente faz frio, está vento e húmido, já para não falar do oceano, que está gelado!

E como é que eu irei de um lado para outro?

Todas as cidades anfitriãs estão ligadas via aérea e caminho de ferro, além de que a África do Sul tem tours de autocarro de primeira categoria. A rede rodoviária do país é excelente, e alugar um carro é outra opção.
Quando se trata de andar dentro das cidades propriamente ditas, os transportes sul africanos não estão ao nível dos de Nova Iorque ou Londres, mas são uma alternativa a ter em conta. A forma mais popular de transporte público é o táxi minibus. Até 2010 será feito um plano massivo de recapitalização de táxis, já em andamento, e a maioria dos veículos mais antigos terão sido substituídos por minibuses maiores e mais seguros. A maioria das cidades anfitriãs têm Metro e autocarros e há inúmeras companhias de táxis com taxímetros. Ou então pode alugar um carro ou usar o transporte de cortesia do seu hotel.

Onde posso ficar?

“O sector hoteleiro na África do Sul é de primeira classe”, afirmou a equipa de inspecção da FIFA no seu relatório. “Existem camas suficientes para alojar todos os que quiserem participar na Copa do Mundo FIFA 2010, incluindo imprensa e fãs de todo o mundo.” Outras alternativas são os chamados "bed & breakfast" (cama e pequeno-almoço) em todas as cidades anfitriãs e arredores e mais de 150 albergues para os chamados turistas de mochila.

E se adoeço?

“Globalmente falando, o sistema de saúde tem excelentes instalações e é talvez um dos melhores sistemas de saúde privados no mundo, com moderna tecnologia e pessoal optimamente treinado," continuou a equipa de inspecção da FIFA no seu relatório. “Teremos de acrescentar que há centros de saúde completamente equipados e com boa assistência de primeiros socorros para prestarem assistência a todos os que precisarem nos referidos estádios.”

E as pessoas como são?

A África do Sul é um país com mais de 47 milhões de habitantes, das mais diversas origens, culturas, línguas e crenças. Quem nos visita refere sempre como ficou encantado com o acolhimento caloroso, amigo e simpático dos sul africanos. Tivemos um passado difícil, é certo, e por isso não desperdiçamos tempo em tornarmo-nos problemáticos! E somos peritos em nos divertirmos.
“Podemos afirmar que os Sul Africanos foram sempre gentis, muito exuberantes e constantemente a celebrar enquanto durou a nossa visita a este país,” disse a equipa de inspecção da FIFA. “Paravam e mostravam a sua alegria e apoio ao empenho do país sempre que o nosso grupo passava.”

Como é a cerveja?

Fria e deliciosa. Os Sul Africanos bebem por hábito cerveja engarrafada, embora muitos pubs ofereçam uma variedade de cerveja de pressão. O maior produtor é a South African Breweries, actualmente uma enorme multinacional com negócios espalhados por todo o mundo. A Lager é provavelmente a mais apreciada, seguida da Pilsener. Dentro e fora dos estádios, só poderão beber Budweiser – um dos patrocinadores oficiais da FIFA.

E a comida?

Saborosa, exótica e muito variada. As pessoas da África do Sul têm diversas origens, culturas, línguas e crenças e a sua comida é um reflexo dessa riquíssima miscelânea.
Para os mais audazes, oferecemos desafios culinários, como bifes de crocodilo, lagartas fritas ou cabeças de carneiro – uma delícia! Para os menos corajosos, existem iguarias indígenas deliciosas, como o biltong (carne salgada frita), a bobotie (uma versão muito elaborada da tradicional tarte de carne de carneiro picada) e os boerewors (salsichas caseiras picantes grelhadas num fogareiro).
No espaço de uma mesma rua de uma cidade ou de um centro comercial poderá encontrar restaurantes italianos, duas ou três variedades de cozinha chinesa e japonesa, marroquina, francesa, portuguesa e indiana. Não muito longe andarão os restaurantes congoleses, gregos, até mesmo brasileiros e coreanos – e em qualquer sítio, fusão, exibindo as fantasias culinárias dos chefes mais criativos.

Posso usar o logótipo do 2010?

Apenas os parceiros e patrocinadores acreditados da FIFA têm autorização para usar o logótipo da Copa Mundial da FIFA 2010 na sua publicidade.
O que é uma vuvuzela?!
Alguns dirão que é o instrumento musical nacional da África do Sul. É uma trompeta grande em plástico, de cores garridas, que todos os fãs sopram a plenos pulmões em todos os desafios de futebol por todo o país. O som que ela faz é algo entre o sopro de um elefante com gripe e o zumbido de um enxame de abelhas gigante, mas que fazer? Os Sul Africanos adoram-na.

Nenhum comentário:

Postar um comentário