quarta-feira, 24 de junho de 2009

Você sabe como agir no ambiente de trabalho?

VOCÊ SABE COMO AGIR NO AMBIENTE DE TRABALHO?


Fique de olho no que pode e não pode fazer dentro de uma empresa

.

TELEFONE: Usar o telefone para tratar de assuntos pessoais pode levar a demissão.


PRESENTES: Funcionários da área comercial não podem aceitar negociações que envolva subornos, propina ou presentes constrangedores.


ORKUT: Dizer em páginas de relacionamentos que odeia o chefe ou odeia trabalhar na segunda-feira pode prejudicar você.


E-MAILS: Ao escrever preencha o assunto da mensagem. Isso ajuda a saber logo de cara do que se trata. Mantenha a formalidade, mesmo que a troca seja entre colegas. Muita intimidade por criar mal-entendidos.


DESTINO DO E-MAIL: Ao copiar outras pessoas em seu e-mail, para que elas tomem conhecimento do conteúdo, é necessário certa cautela. Esteja atento para não esquecer quem realmente deveria entre os destinatários. Quanto aos seus chefes, questione-se se eles devem estar aí. Você pode perder credibilidade se incluí-los e sem necessidade.


SIGILO: Comentar sobre projetos e assuntos internos da empresa em ambientes abertos, como salas de aeroporto, rodoviárias, pontos de ônibus, não é recomendável.


RELACIONAMENTO: Tratar os subordinados com termos pejorativos ou depreciativos.


PRECONCEITO: Privilegiar pessoas de determinada raça ou sexo em detrimento de outras.


ROUPAS: Tenha cuidado ao se vestir, mesmo que você trabalhe em ambiente muito formal. Blusas de alcinhas, tomara-que-caia e decotes não combinam com trabalho. Nunca use roupas muito justas, transparentes, que mostram a lingerie, devem ficar para outros momentos, bem longe do escritório. Outro problema é o comprimento das saias. O ideal é sobre os joelhos, ou um pouco acima.


SALÁRIO: Você não deve falar quanto ganha para os colegas do escritório. Quando for referente ao seu salário, seja discreto.


FOFOCA: Regra número 1 das conversas no café: segure até o fim para não falar mal de ninguém. Não conte sua vida privada no café.


FIM DE SEMANA: Se o seu fim de semana foi divertido e você quer compartilhar com as pessoas mais próximas, tudo bem, mas não conte em alto e bom som para todo mundo.


TRABALHO: No evento da empresa, beber demais e ser o último a sair, já cambaleando, pega muito mal. Festa de firma não é festa, é trabalho.


DECORAÇÃO: Na sua mesa ou baia, coloque uma foto da família, ou sua mesmo, mas nada muito espalhafatoso. Discrição é o melhor negócio.


CONVITES: Se você vai fazer uma comemoração e não quer chamar todos, tem o direito. Mas deixe claro aos convidados que é um evento íntimo. Se alguém entre os que não foram convidados perguntar, diga que você só chamou os mais próximos a seus familiares, para não constrangê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário