quinta-feira, 9 de julho de 2009

Nove meses de espera e........

Achei interessante essa matéria e resolvi resumí-la para uma publicação mais simples e objetiva para que a mesma seja objeto não só de uma leitura intelectual, mas de uma consulta permanente da nossa juventude.

Essa matéria trata das semanas da gravidez e dos passos que podem ser seguidos pelos futuros papais e futuras mamães.

Não se trata de manual, mas algumas orientações e providências que achei utilíssimas para os jovens casais e futuros papais e mamães.

4ª Semana

Será? A menstruação atrasou, mas, para ter certeza, é preciso fazer o teste beta-HCG que mede os níveis deste hormônio (gonadotrofina coriônica) no sangue. Deu positivo? Parabéns e vamos em frente, papai.


5° semana

Já consultou a tabela para calcular a data provável do parto? Até lá, há muitas providências a tomar. E a primeira consulta do pré-natal está marcada? Curtição à parte, vale começar bem as próximas 35 semanas de espera.


6° semana

Há quem diga que o instinto paterno precisa de uns tapinhas para despertar. Junto com a alegria e um imenso orgulho, o homem sente medo do futuro, teme que sua vida não seja mais a mesma. E não será. Só que daqui a algum tempo, ele já não consegue imaginar como pôde ter vivido antes, sem ter ao lado aquele filho tão querido. Converse com sua mulher sobre suas preocupações. Ouça as dela, que também existem. E, mesmo que ainda esteja assustado, recuse a imobilidade e vá em frente porque o bebê já está a caminho.


7° semana

O futuro papai fica um tanto ansioso com as responsabilidades, a gestante tem um humor instável, por causa das mudanças hormonais. Pode ainda enjoar e sentir mal-estar. Com tranqüilidade e muito amor é possível superar tudo.


8° semana

Não espere o convite. Na agenda do papai, devem estar sempre anotados os dias marcados com o obstetra para a consulta do pré-natal e os exames de rotina. Não perca! Nem deixe de perguntar o que quer saber. Afinal, vocês embarcaram juntos nesta história.


9° semana

Fique atento a qualquer sangramento. Caso ele seja intenso, acompanhado de dor ou febre, pode indicar problemas no desenvolvimento do feto. Sugira à mamãe que repouse e ligue, sem demora alguma, para o médico.


10° semana

Passe a casa toda em revista. Verifique tudo, para ter segurança. O tapete tem antiderrapante, há fios elétricos ou tacos soltos no chão? Os corredores estão bem iluminados? Existe apoio para sair da banheira?


11° semana

Exagere nas fotos. Registre todos os momentos da espera. De preferência, fotografe o perfil de sua mulher a cada mês, para poder guardar de lembrança a evolução da barriga. De biquíni, ainda se nota melhor.


12° semana

Hora de consultar o plano de saúde: verificar que tipo de despesas ele cobre e quais necessitam de recibos e documentos para eventuais reembolsos. Lembre-se: ainda é tempo de economizar para gastos imprevistos.


13° semana

O segundo trimestre costuma ser considerado como a fase de ouro da gravidez. Os enjôos já passaram, o corpo ainda não está pesado demais. No entanto, alguns homens se queixam de que sentem menos desejo, agora que a mulher está grávida. Não se force, nem insista demais, caso isto aconteça com ela. Se o sexo diminuiu, o carinho permanece. E mais, com diálogo, bom humor e compreensão esta fase logo passa. E, afinal, há tanta coisa importante acontecendo.


14° semana

Qual a melhor maternidade? É bom conferir as opções do obstetra, ouvir a experiência dos amigos, verificar o livrinho das credenciadas do plano de saúde e começar a visitá-las.


15° semana

Haja coração! Apesar de se movimentar desde o início da gravidez, só a partir de agora vai sendo possível perceber os movimentos que o bebê faz com os bracinhos e pernas ainda minúsculos. Não fique frustrado caso tenha que esperar mais algumas semanas pelo grande dia. Nem imagine que há algo errado com seu filho. Ele se mexe, sim. Nós é que, às vezes, demoramos a reconhecer sua agitação.


16° semana

Não chegaram a uma conclusão sobre o nome da criança? Ainda há tempo, não briguem, nem precipitem qualquer decisão. Pode ser que o nome que, hoje, parece imbatível, a um de vocês, amanhã perca a graça. E aí vem o acordo. Até lá, continuem consultando novas listas.


17° semana

Não se esqueça que encomendar armários sob medida ou um berço com design especial costuma levar tempo. E, além disto, que alguns bebês chegam antes da hora. Nada de acumular despesas e preocupações no final. Escolha o que quer e mande fazer agora.


18° semana

E a listinha dos telefones úteis está em dia? Em local visível? O papai registra os horários e os números em que pode ser encontrado. Anota também os do consultório, da casa e do celular do obstetra.


19° semana

O corpo dela mostra grandes transformações. Está mais redondo, os seios maiores, a cintura desapareceu. Já pensou como sua companheira pode ficar insegura, com medo de não ser atraente, desejável? Compre uma roupinha bonita, convide-a para um programa diferente, mostre que ela não tem razão.


20° semana

Um bom momento para organizar o cantinho do bebê. O melhor programa é irem juntos papai e mamãe às compras (veja nossas sugestões de enxoval e decoração). Que tal aproveitar a hora do almoço para olhar vitrines de lojas especializadas e comparar modelos e preços?


21° semana

Vocês gostam de comida japonesa? Ótimo, só que a grávida deve evitar frituras, peixes ou mariscos crus. Sinal verde para as sopas missô, pratos feitos com soja, grelhados ou a vapor. Acompanhe também este cardápio saudável para vocês três.


22° semana

Já é bom ir pensando no parto. Procure se informar sobre os diversos tipos, vantagens e complicações de cada um. Converse com o obstetra. Caso já tenham resolvido o que é melhor para vocês, fique por dentro dos sinais e de todas as etapas do trabalho de parto de sua mulher. Não se sinta jamais um coadjuvante. O papai tem um papel fundamental nesta história.


23° semana

Como mudar a fralda, dar banho, fazer arrotar depois da mamada. Pode parecer desinteressante, mas é possível, ao contrário, ser útil e divertido. Nestes cursos para pais, se aprende bastante, além de ficar conhecendo outros casais que passam por experiência igual. Telefone para a maternidade onde vão ter o bebê e se informe se dispõe deste tipo de curso.


24° semana

Se for necessário pintar paredes ou fazer uma reforma no quarto que será do bebê, não deixe para mais tarde. A hora é esta. Mais que nunca, daqui para a frente, a grávida deve fugir de poeira, cheiro de detergentes e tintas.


25° semana

Bebês nem sempre são pontuais. Podem passar da hora ou....nascer antes. E é preciso estar preparado para as emergências. Avisado e agindo rápido, o médico tentará prolongar a gravidez, evitando riscos maiores para o feto. Informe-se com ele sobre os sinais de um parto prematuro e o que fazer se isso ocorrer com vocês.


26° semana

Está acabando o tempo das viagens mais longas. Caso seja necessário visitar algum parente ou se acontecer uma folguinha inesperada, apronte as malas e...vá agora. Indo de carro, nada de pressa. O mais indicado é ir parando para sua mulher descansar e esticar as pernas, que podem inchar.


27° semana

O crescimento do útero provoca o deslocamento de vários órgãos, inclusive o estômago, prolongando o tempo da digestão dos alimentos. Por isso, recomenda-se que a gestante evite refeições volumosas. Que tal tornar mais leve o cardápio do jantar e, no fim de semana, vocês dois optarem, a partir de agora, por diminuir a quantidade e fracionar o número de refeições?


28° semana

Alguns bebês apressadinhos resolvem chegar mais cedo do que o previsto. Logo, o melhor é preparar-se para os imprevistos. Mãe e neném devem estar de malas prontas. Por enquanto, uma malinha básica, mas que contenha o essencial para a maternidade e não deixe o papai em apuros, nervoso, sem saber onde estão as coisas e o que levar.


29° semana

Verifique qual é o caminho mais rápido de sua casa até a maternidade, dependendo de cada horário. Esta dica é importantíssima para não perder tempo e evitar o pânico desnecessário. A tranqüilidade dela depende de você, em grande parte.


30° semana

Algumas providências de ordem prática, mas superimportantes: comprou filmes suficientes para registrar tudo e como andam as baterias da máquina fotográfica? Deixe tudo em lugar bem visível, porque bebês aprontam surpresas.


31° semana

Que tal comprar um presente para ela? Bonito e muito especial, que você só vai dar no dia do nascimento do bebê.


32° semana

A barriga cresceu muito, ela se sente pesada e não consegue dormir direito. Vale deixar um abajur aceso (luz bem suave) durante a noite. Isto evita que a grávida tropece no caminho até a cozinha ou o banheiro.


33° semana

Parece óbvio, mas sempre é bom lembrar: nunca deixe seu carro sem combustível. Nunca mesmo. E para ter total tranqüilidade tenha anotado, em lugar visível, o número do ponto de táxi mais próximo.


34° semana

Separe um pijama, um chinelo, seus objetos de higiene e os remédios que usa habitualmente. Papai também deve estar preparado para viver, sem atropelos, um dia inesquecível.


35° semana

Agora, todo cuidado é pouco. A gestante precisa descansar bastante. Dormir tarde, comer em excesso, carregar peso e fazer grandes esforços? Risquem do mapa pelo momento. E lembre-se: qualquer sangramento, perda de líquido, contrações regulares ou outro sintoma estranho, comunique imediatamente ao obstetra. O máximo que ele pode dar como resposta é que foi um alarme falso. Mas ninguém corre risco.


36° semana

Nono mês, afinal! Não deixe de ter à mão uma listinha de pessoas a quem você quer avisar sobre o nascimento de seu filho. Além dela, muitos pais levaram a agenda de telefones para a maternidade e não se arrependeram.


37° semana

Pensa em ficar fora da sala de parto? Ainda há tempo para mudar de idéia. É uma experiência única, maravilhosa, inesquecível. Converse com quem já viveu e verá que temos razão.


38° semana

Os documentos que devem ir para a maternidade: RG da mãe, RG e CIC do pai, além da carteirinha do convênio e da guia de internação, solicitada com antecedência, quando necessário. E não esqueça de colocar na mala o carregador do celular.


39° semana

Você está com medo de que não dê tempo de chegar na maternidade? Papai, fique tranqüilo. O trabalho de parto do primeiro filho costuma demorar de 12 a 14 horas. Nos demais, chega a durar de seis a oito horas. Convenhamos, é tempo suficiente para se comunicar com o obstetra, pegar as malas e sair. Boa sorte para todos!


40° semana

Nasceu! Cabe a você, papai, a gloriosa tarefa de registrar este novo cidadão. Todos os bebês devem ser registrados em Cartório, dentro de 15 dias. Este prazo pode chegar a três meses apenas quando a distância entre maternidade e cartório for superior a 30 km. Não deixe para depois. Cuide logo deste primeiro documento de seu filho. E curta, com toda a intensidade, todos os instantes desta chegada. Como fez até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário