sábado, 11 de junho de 2011

China: saiba quem é quem no mercado asiático

China: saiba quem é quem no mercado asiático

Carsale - Atualmente, a China é o maior mercado automotivo do mundo, condição que assumiu em 2009, quando superou os Estados Unidos – naquele ano, o Japão foi o terceiro no ranking e o Brasil, o quinto, logo abaixo da Alemanha. De janeiro a dezembro de 2010, a produção total de veículos naquele país alcançou a cifra recorde de 18.264.700 unidades, sendo 13.897.100 carros de passeio e 4.367.600 comerciais leves, uma alta de 32,4% sobre o mesmo período de 2009 (13,6 milhões). Só para dar uma idéia, em 2000 o país asiático não passava de 2,1 milhões de unidades.

O mercado chinês de veículos vem se expandindo vertiginosamente desde 1999, acompanhando as altas taxas de crescimento da economia, de 9% ao ano, em média. Mesmo com a crise financeira internacional, em 2008, esse ritmo não perdeu fôlego. Ao contrário, continuou forte, estimulado por um pacote de incentivos fiscais concedido pelo governo local à indústria automobilística, que cortou pela metade a tributação sobre veículos novos e distribuiu R$ 1,3 bilhão (US$ 732 milhões) para incrementar a renovação da frota nacional.

Apesar de contar com uma população de 1,35 bilhão de pessoas, a China ainda tem um modesto índice de veículos por habitantes: apenas de 0,5 carro para cada 10 pessoas, contra 5,8 dos principais países europeus e 7 habitantes por automóvel dos Estados Unidos. Um dado impressionante: a cada ano, o país incorpora 20 milhões de novos motoristas nas principais cidades. O que significa que o mercado doméstico de veículos ainda tem um enorme potencial de crescimento nas próximas décadas (muito maior que Índia, Rússia e Brasil juntos).

Estima-se que na China existam mais de 120 fabricantes de veículos. Deste total, 10 são representados por grandes montadoras (ver abaixo os quadros de vendas e produção); os outros 110 são pequenos e médios produtores - a grande maioria deles com presença estatal. Apenas uma pequena parcela dessas empresas é independente (privada). As mais importantes, em geral, possuem participação de montadoras estrangeiras – a regulamentação do setor automotivo chinês determina que, para operarem no país, as empresas globais formem parcerias com as marcas locais, visando o intercâmbio tecnológico.

Entre os maiores fabricantes de veículos chineses figuram marcas como a SAIC (Shangai Automotive), parceira da General Motors e da Volkswagen, Dongfeng, Faw, Changan e BAIC (Beijing Automotive), que estão individualmente num patamar de produção entre 1,49 milhão e 3,56 milhões de veículos – o equivalente à produção anual do Brasil em 2000 e 2010, respectivamente.

As outras cinco (GAIC, Chery, BYD, Brilliance e JAC) se situam num intervalo entre 458.000 e 724.000 unidades, o que corresponde ao mercado anual da Argentina em 2006 e o previsto para 2011. Estas 10 empresas foram responsáveis pela venda de 15.596.100 veículos, respondendo por 86% do mercado total de veículos na China.

No segmento de veículos de passageiros, os principais fabricantes são SAIC-GM-Wuling, SAIC-GM, SAIC-VW, Faw-VW e Chongqing Changan. As outras posições são ocupadas por Beijing-Hyundai, Chery, Dongfeng-Nissan, BYD e Faw-Toyota (ver quadro abaixo). Juntos, eles concentraram a venda de 7.793.600 unidades em 2010, o equivalente a 57% do mercado total de carros de passeio na China.

Já no de sedãs em geral, as posições mudam um pouco: a SAIC-GM lidera o ranking, seguida da SAIC VW em segundo, Faw-VW em terceiro, Beijing-Hyundai em quarto, Dongfeng-Nissan em quinto e BYD em sexto, acima da Chery, Geely, Chana-Ford e Faw-Toyota. O líder de vendas entre os sedãs compactos é o BYD F3, com 263.900 unidades comercializadas em 2010, vindo depois pela ordem, os modelos VW Lavida, Hyundai Elantra, VW Jetta, GM Buick Excelle, VW Santana, Faw Xiali, GM Cruze, Chery Cowin e novo VW Bora.

A BYD também é a primeira em vendas no segmento de subcompactos, com o F0 (148.457 unidades vendidas em 2010), vindo a seguir o Chery QQ, GM Spark, Bid Dipper, Chana Mini Benni e Suzuki Alto.

Nos dois últimos anos, o ranking da Associação dos Fabricantes de Automóveis da China (China Association of Automobile Manufacturers - CAMM) aponta o sedã BYD F3 como o automóvel mais vendido naquele país (ver quadro). De acordo com números de 2009, o modelo vendeu 291.000 unidades, seguido do GM Excelle (241.100), Hyundai Yuedong (239.400) e VW Jetta (224.900).

A previsão é de que o mercado chinês mantenha taxas aceleradas de expansão nos próximos 10 anos. A estimativa mais otimista é de que as vendas devam chegar a 40 milhões de veículos em 2020. Essa estimativa se baseia no atual ritmo de demanda interna, bancada pelo vigoroso índice de crescimento da economia e pela expansão do mercado de consumo.

Confira nas tabelas abaixo os números da indústria chinesa de veículos:











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