O grupo Volkswagen está questionando a liderança da GM nas vendas mundiais. A montadora alemã afirma que seria a líder em vendas em 2011 se as vendas de todas as afiliadas fossem incluídas.
Os números de vendas da Volkswagen não incluem as vendas da MAN e da Scania, que serão acrescentadas em poucas semanas, segundo um porta-voz da marca alemã disse ao Wall Street Journal. A GM anunciou ter vendido 9,03 milhões de veículos no ano passado em todo o mundo, 1 milhão de unidades a mais do que o Grupo Volkswagen, que registrou 8,16 milhão de vendas. As unidades de caminhões leves poderiam acrescentar 200.000 veículos ao total de vendas da Volkswagen, que por si só não seria suficiente para superar a rival GM.
\
Mas a Volkswagen também argumenta que a GM infla seus números de vendas acrescentando suas parcerias com a chinesa SAIC Motor Corp e a Wuling Motors Co. Alguns analistas excluem a Wuling das vendas totais da GM porque a montadora dos EUA não tem uma participação controladora na sua parceira. A Wuling vendeu mais de 1 milhão caminhões leves em 2011.
A Toyota Motor Corporation, que tomou a coroa de vendas da GM em 2008, ainda não relatou todo o resultado do ano, mas estima-se o volume de 2011 terá uma queda de 6 %, para cerca de 7,9 milhões de unidades por causa dos desastres naturais no Japão e na Tailândia. A Toyota estima que as vendas de 2012 aumentarão para cerca de 8,5 milhões.
Fonte: InautoNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário