terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Passeio de Bike - 18-02-2014 - Praça da Itália - Vitória - ES.

Monumento representa capixabas e italianos


Aqueles que passam pela avenida Américo Buaiz certamente já devem ter reparado um monumento que fica próximo à entrada para a Ilha do Boi. Ele é constituído por dois obeliscos em granito verde, com 30 metros de altura.
Está ali o Monumento ao Imigrante Italiano, um símbolo que destaca a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural.
Inaugurada em junho de 2000, a obra arquitetônica foi erguida na Praça da Itália, local que recebeu essa denominação em 1992. A forma verticalizada transformou o monumento num marco urbano de Vitória, uma construção que pode ser vista à distância e a partir de diversas perspectivas. Graças ao seu destaque, a Praça da Itália se transformou num ponto de referência da capital.
À noite, a iluminação especial é mais um detalhe que não passa despercebido. Refletores envolvem o monumento com as cores da bandeira da Itália, atraindo os olhares das pessoas que passam pela avenida Américo Buaiz e reforçando o significado da obra.
A estruturação do Monumento ao Imigrante Italiano envolveu poder público e sociedade empresarial. A Prefeitura de Vitória arcou com a maior parte dos custos; a ArcelorMittal, com o aço; e o empresário Bruno Zanette, com o granito. Uma comissão foi formada pelo vice-consulado da Itália para dar encaminhamento ao projeto.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário