Reação
Para o especialista em segurança Jorge Aragão, os assaltantes têm a sensação de que mulheres e idosos não reagirão. “A probabilidade de uma mulher e um idoso reagir é menor. Já quando se trata de um homem, o assaltante pensa bem, pois não sabe se é um policial ou um lutador de artes marciais, por exemplo. Tudo que o assaltante puder fazer para minimizar os riscos durante o assalto, ele vai fazer”, explicou.
Entre os modelos de veículos mais visados, segundo Aragão, estão Fox, Uno, Gol e Voyage, que são usados em outros crimes e, principalmente, para desmanche.
Também especialista em segurança, Alexandre Domingos explica que esse tipo de criminoso costuma escolher o caminho mais fácil. Além de acharem que mulheres e idosos não vão reagir, acreditam que as pessoas mais velhas andam com mais dinheiro.
“Eles procuram uma vítima aparentemente mais frágil, distraída e vulnerável. No caso dos idosos, normalmente eles são escolhidos porque não costumam andar com cartão bancário e preferem sair de casa com dinheiro, em espécie. Sem contar que eles não costumam ter mobilidade para correr ou reagir”, explicou Domingos.
Já no casos das mulheres, Domingos avalia que elas são escolhidas porque muitas pessoas ainda acreditam que são mais frágeis e distraídas e, por isso, são alvos mais fáceis.
Mas é justamente por serem alvos que muitas mulheres estão procurando aulas de defesa pessoal.
“Dou aula de Krav Magá, técnica de defesa pessoal israelense, e a grande maioria da turma é formada por mulheres que querem aprender a se defender seja de violência doméstica ou nas ruas”, acrescentam Domingos.
Alguns casos
2 de agosto - Praia do Canto
Uma professora, 44 anos, foi assaltada na Praia do Canto, Vitória. Estava saindo do carro, um HB20 branco, quando foi rendida.
8 de agosto - Jardim Limoeiro
Uma técnica em edificações ficou sob a mira de uma arma, em Jardim Limoeiro, Serra. Ela estava em um Uno preto quando um homem a pé exigiu que saísse do carro.
12 de agosto - Jardim da Penha
Uma idosa de 65 anos foi assaltada em Jardim da Penha, Vitória, e teve o carro, um Gol branco, roubado por dois homens armados. Os bandidos bateram com o veículo e um acabou preso.
13 de agosto - Laranjeiras
Assistente administrativa de 48 anos e o filho, de 12, foram vítimas de sequestro-relâmpago, na Avenida Civit, em Laranjeiras. Após sacar dinheiro em um banco, ela e o filho foram abandonados em Jardim Carapina.
18 de agosto - Praia de Itaparica
Duas irmãs, de 39 e 52 anos, sofreram sequestro-relâmpago, às 21h50, na Praia de Itaparica, Vila Velha, quando estavam em um Fiesta. Os assaltantes exigiram que uma delas sacasse dinheiro.
25 de agosto - Glória
Uma professora aposentada, 64, foi rendida com a mãe, na Glória, Vila Velha. Dois criminosos armados fugiram levando o carro, um Fit prata, além de R$ 400 e dois celulares.
Fique alerta
Dicas de segurança
Carona - Nunca dê carona a pessoas estranhas.
Brigas - Não pare o carro para discutir freadas bruscas ou mesmo pequenas batidas, em especial à noite.
Pneu - Se o pneu furou em local perigoso, não corra riscos. Andar um ou dois quilômetros com o pneu baixo ou vazio pode lhe trazer prejuízo menor do que ser assaltado.
Celular - Não pare para fazer ou receber ligações no celular em locais escuros.
Namoro - Evite namorar ou esperar alguém no interior de veículos, principalmente à noite ou em locais com pouca luminosidade.
Iluminação - Procure estacionar seu veículo em local visível e de boa luminosidade.
Tranque - Quando precisar sair do carro, levante os vidros, tranque as portas e porta-malas, mesmo que seja apenas uma parada rápida.
Travas - Use, no veículo, alarme e/ou travas, principalmente aqueles que ficam visíveis.
Semáforo - Procure retardar a chegada ao sinal vermelho, dando tempo para que ele abra. Se parar, verifique a existência de pessoas estranhas ao redor.
Garagem - Antes de entrar na residência com o veículo, observe se há suspeitos nas proximidades ou até mesmo escondidos atrás de carros, postes, árvores e esquinas. Dê uma volta no quarteirão e só estacione se tiver certeza de que está seguro.
Ruas - É importante também, antes de estacionar em via pública, observar a presença de pessoas suspeitas.
Fonte: Polícia Militar - Publicação: Gazeta Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário