segunda-feira, 12 de março de 2012

Ideia ou ideias? Oportunidade ou oportunidades?

Normalmente, ao falar de empreendedorismo, focaliza-se a ideia de negócio, se seria uma real oportunidade para criar um diferencial e um empreendimento que entregue valor para competir, sobreviver e crescer. E, de pronto, a gente se pega falando de plano de negócio.
Daí para frente, a discussão é pouca e o empreendedor se vê meio órfão. Parece que nos esquecemos de falar que, desde o início do empreendimento, ele ou os sócios vão ser, eternamente, rastreadores de ideias e buscadores de oportunidades, tendo que lançar mão de vários recursos e meios para isso.
Pois a empresa precisa evoluir, apresentar produtos ou serviços novos, ou, no mínimo, aperfeiçoados, dado que se não oferecer algo a mais para os clientes, os concorrentes poderão atraí-los!
Como fazer isso e gerir tudo ao mesmo tempo? Necessariamente o empreendedor não pode perder a sensibilidade do mercado. Mesmo que tenha quem contate os clientes, é saudável ter um canal de comunicação aberto, fazer visitas, telefonar, dialogar quando estão no seu estabelecimento.
Sempre obtenha a avaliação deles sobre o atendimento que estão recebendo. Peça sugestões. Acompanhe os problemas e reclamações. Não se esconda ou se defenda, examine-os com isenção para buscar a solução.
Fique de olho nos concorrentes, veja o que estão fazendo e oferecendo. Mais do que isso, leia, procure informações sobre o seu setor de negócio e até mesmo outros, para ter inspiração. Saiba que a mãe da criatividade são os problemas, mas que seu combustível é a informação.

Rose Mary Lopes é professora e coordenadora do núcleo de empreendedorismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

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