sexta-feira, 16 de março de 2012

A informação como investimento inicial em sua empresa

Você, então, resolveu dar um novo rumo à sua vida. Deixará para trás o holerite e a dedicação integral a uma rotina sem prazer, sob as ordens de uma chefia que, a seu ver, nem sempre está envolvida com o melhor desempenho da empresa.

Ou seja, você quer ir além do salário e se livrar da dependência funcional para ter a oportunidade de mostrar para o mundo (e para o mercado) que está preparado para gerenciar seu próprio destino, sustentado em produtos e serviços que sejam reconhecidos e adequadamente recompensados.

Bem-vindo ao mundo dos empreendedores. Você busca a liberdade que será apoiada no seu próprio talento e criatividade. E está disposto a superar todas as barreiras para que sua empresa possa carregar seu DNA.

Ao se preparar para a jornada, descobre que não se ajusta, ainda, ao perfil clássico de um empresário: faltam-lhe capital inicial e um lugar para se instalar e, principalmente, está inseguro sobre quais produtos ou serviços desenvolver.

Bem-vindo, novamente, só que desta vez ao mundo dos empreendedores que usarão a informação como investimento inicial em sua empresa. Um empreendedor – você só descobrirá na prática de superar obstáculos – aprende a enxergar o que seus concorrentes nem sequer ainda imaginaram.

E, quando tiver a visão e a colocar em andamento, estará apto a concretizar no presente os diferenciais de preço e/ou de qualidade que os atuais clientes de seus concorrentes vão exigir, com certeza, no futuro próximo.

Porque lá se foram os tempos em que você podia jogar todo o seu talento numa mercadoria ou no desenvolvimento de um serviço e depois empurrar goela abaixo dos consumidores. A maioria dos manuais de criação de empresas ainda reflete essa época, em que uma organização se transformava numa máquina de empurrar mercadorias ou impor serviços aos seus clientes.

Por isso, era necessário capital para investir nas instalações, na contratação e treinamento de pessoal e uma reserva adicional para as etapas iniciais até que o negócio gerasse frutos, devidamente impostos ao mercado.

Empreendedor moderno combina inventividade e expertise

Apesar de os velhos manuais e dos hábitos arraigados ainda influenciarem o comportamento de muitos empreendedores, essa época acabou. Ao empreendedor moderno, se exige determinação para combinar inventividade e expertise para antecipar as tendências que satisfarão os nichos de consumidores aos quais se dedicará.Ou seja, antecipar e construir no presente as exigências de um futuro nem tão distante assim.

Foi assim que surgiram nas garagens ou alojamentos das universidades as grandes corporações que ainda sobrevivem, a exemplo da Microsoft, Dell, Apple e Google. Que nos inspiram a apresentar para você a informação como capital inicial do seu empreendimento.

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