terça-feira, 19 de agosto de 2014

REUNIÃO DE PAIS NAS ESCOLAS



Outro dia lendo um artigo me deparei com uma questão mal resolvida nos meus tempos de Pai com filho em idade escolar dependente da participação em reuniões escolares para tomar ciência dos acontecimentos inerentes às atividades de meus filhos.

Passado alguns anos, hoje todos eles formados e exercendo seu aprendizado nas referidas profissões, o que é muito importante, ou seja, acerto da escolha (vocação) me sinto feliz e realizado.

Mas como disse no início sobre uma questão mal resolvida é que eu que comparecia a todas as reuniões de pais, mas participava muito pouco, e hoje vejo que poderia ter dado mais de mim em contribuição para a formação de meus filhos, bem como minha participação serviria para ajudar outros pais.

Mas o que mais me incomoda hoje é não ter sabido, não ter recebido uma preparação de como participar e contribuir nas reuniões de pais, chegava e cumpria o horário, ouvindo e recebendo orientação dos professores de meus filhos e quase nada mais.

Quero nesse artigo retransmitir alguns quesitos que li e achei de grande importância para os atuais e futuros pais quando da presença nas reuniões escolares de seus filhos, como segue:

  1. Indo as reuniões você pode trocar experiências com outros pais que tem filhos da mesma idade. Não perca essa oportunidade, não se faça de difícil, dialogue.
  1. Conheça as notas e o desempenho de seu filho. Esse é um bom momento para saber se as dúvidas e dificuldades de seu filho são as mesmas e comuns a outros alunos.
  1. A escola pode ajudar você a entender o que acontece em cada fase do desenvolvimento da criança. E como agir em cada uma delas. Você não pode perder essa oportunidade. Não deixe para depois, à hora é essa.
  1. Os valores de hoje não são os mesmos de sua infância ou juventude. Professores podem ajudar você sobre como a geração de seu filho aprende e se relaciona. Sabemos que tem matéria publicada na internet e outros meios, mas nada vivenciar a prática como os professores vivem no dia a dia.
  1. É importante que a escola saiba o que a família pensa e o que pode ser abordado sobre temas como homossexualismo e sexo.
  1. Se a escola permitir, leve a reunião seus questionamentos pessoais sugerindo debates. Pais e professores podem conversar sobre temas polêmicos.
  1. Você sabe o nome dos professores de seu filho? Sabe qual a formação deles? Como eles gostam de lecionar e como são vistos pelos demais alunos? É importante ter contato com eles, até para sentir que tipo de relacionamento a escola mantem com o seu corpo docente.
  1. Por fim há famílias de todo tipo: onde os pais são homossexuais, onde a liderança em casa é realizada pelos avôs, onde a liderança em casa é realizada pela mãe, etc. Se o professor ou pedagogo conhecer a formação da família de seu filho saberá abordar alguns assuntos específicos com ele. Como por exemplo, o que fazer no Dia dos Pais como um aluno que tenha ficado órfão.
  1. Alguns assuntos não devem ser abordados em reuniões, como doenças, problemas familiares ou um assunto especifico sobre a desenvoltura de seu filho. Estes assuntos devem ser tratados com privacidade e em horário marcado com o professor ou o coordenador da escola.
  1. Aquelas reclamações de cunho particular ou muito pontual devem ser feitas individualmente e diretamente na escola. Assim não se perde tempo com assunto que não interessa a outras pessoas.
  1. Reunião comunicada. Reunião marcada. Chegue na hora marcada. Se chegar atrasado, evite perguntas que já foram feitas e respondidas antes de você chegar.
Bom se eu tivesse atentado para essas pequenas coisas, tenham certeza que eu teria aproveitado melhor as reuniões e até por que não, orientado ainda melhor ainda meus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário