quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O poder aquisitivo do brasileiro aumentou?

Neste período vemo-nos na obrigação moral de convidar os brasileiros, enquanto consumidores, a refletirem.
Tem-se ouvido muito que na última década o poder aquisitivo do brasileiro aumentou. No entanto, isto não parece verdadeiro.
O que ocorreu foi mudança na política de concessão de crédito, fazendo com que a facilidade para financiar compras incentivasse o consumo. O "IPI ZERO", por exemplo, foi uma política pontual para alavancar o setor.
O resultado disso foi o nível de inadimplência alcançando níveis bastante altos, implicando em nomes negativados junto a órgãos como SPC e SERASA e renegociações de crédito que elevavam saldos devedores. Hoje, por exemplo, já é comum a discussão judicial sobre fenômenos como superenvidamento e suas consequências jurídicas sobre a vida dos consumidores e fornecedores.
O "efeito cascata" é ainda maior, se considerarmos que endurece a política de concessão de crédito, e muitos projetos importantes deixam de ser realizados por brasileiros comuns.
Portanto, todos nós, enquanto consumidores, devemos refletir e diferenciar poder aquisitivo e facilidade para adiar pagamentos, e evitar que sua vida seja prejudicada por uma "bola de neve".
Lembremo-nos: o poder de compra não se mede pelos limites dos cartões de crédito ou os carnês emitidos, nem pelo bom nome na praça. Mede-se por até onde vai a renda. Elejamos prioridades e direcionemos esforços. Não deixemos o supérfluo comprometer nosos orçamentos. Façamos planejamento familiar.
Reflitamos: factualmente, ninguém é de classe média tendo R$ 291,00 (duzentos e noventa e um reais) em renda per capita. Uma coisa é o que diz a estatística. Outra é o que o bolso diz.
O consumo deve ser incentivado sim, contanto que de forma responsável.
Não pretendemos com isto, envolvimentos em discussões políticas e nem entrar no mérito sobre qual candidato é melhor. Tudo que posso dizer a respeito disso é que sejam feitas escolhas conscientes. Nosso real objetivo é convidá-los a uma reflexão, e dela também participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário