terça-feira, 5 de abril de 2016

Vamos boicotar "as empresas golpistas" e a Rede Globo?

Sobre políticas e falácias.

Esses dias atrás vi em um grupo do Whatsapp o seguinte: "Boicote a Globo. Não compre produtos das empresas que fazem anúncio na emissora".
Em primeiro lugar vamos falar sobre o Boicote às empresas: é legal e importante.
  • Este movimento teve sua origem em 1891 quando donas de casa americanas criaram uma “lista branca” para direcionar o consumo somente para empresas que respeitassem os direitos trabalhistas.
  • Em 1930 tivemos um dos boicotes mais famosos do mundo, quando Mohandas Karamchand Ghandhi liderou a “marcha do sal”, boicote que importou na extração do sal do mar, sem pagamento de altos impostos incidentes sobre o produto industrializado.
Em tempos modernos como o nosso, de tantos desrespeitos aos consumidores, o boicote é uma arma essencial à disposição do consumidor, pois se tem uma coisa que faz uma empresa mudar suas atitudes abusivas é perda de dinheiro.
Sendo assim, digo sim aos boicotes.
Mas tem um que para mim não faz sentido atualmente: este que militantes do PT querem fazer contra empresas que anunciam na Rede Globo. Pois como é que vamos boicotar empresas que anunciam na Globo? Complicado, viu? Por exemplo todas as cervejas nacionais que eu gosto passam lá.
Vamos boicotar as empresas golpistas e a Rede Globo
E o mais importante: é complicado levar este boicote a sério, porque se eu, contra o golpe, vou boicotar empresas que anunciam na Globo, por lógica eu deveria boicotar o PT. Sim, porque a Globo recebeu, do PT, mais R$ 6,2 bilhões em publicidade estatal federal durante os 12 anos dos governos Lula (2003 a 2010) e Dilma (2011 a 2014). Não bastasse isto, estava eu em Salvador, BA, a Rede Bahia, afiliada da TV Globo aqui em Salvador, que pertence aos herdeiros de Antonio Carlos Magalhães, teve um faturamento de R$ 50,9 milhões de publicidade federal durante os 12 anos do PT no comando do Palácio do Planalto.
Um boicote tem que solucionar um problema, não apenas se travestir de ato revolucionário.
A realidade que o PT deu muito dinheiro para a Globo e depois a sua militância querer atacar esta Globo para defender o PT me parece a velha atitude de tapar um buraco com a areia de outro buraco que está sendo aberto. É preciso descobrir uma saída deste labirinto de contradições, optando por uma transição séria e durável e não este modo PT de fazer revolução: se alimentar daquela comida que anuncia que é ruim.
Então, minha gente, não adianta quem é do PT xingar a Globo se o partido, depois, injeta dinheiro lá. Ademais, quem liga para a Rede Globo tendo Netflix, né?

4 comentários:

  1. Quem assina a matéria? Quais as fontes dos dados? Só para saber a veracidade dos fatos. Mas, nobre amigo, sei que para chegar ao poder FHC, Lula tiveram que fazerem o casamento do o diabo,beijar a cruz e etc. Só lembrando o vice o FHC era o Marco Maciel resquício da ditadura e representava o que de mais retrógrado que existia na política do país.

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é livre, podem opinar a vontade. Não sou partidário de "A ou B", viva a felicidade, com ou sem partido, sem apelação é claro. pois todos nós sabemos que em todas as emissoras de televisões nesse País tem dinheiro público, muito embora o Sílvio Santos (Senhor Abravanel) diga que a emissora, que se diz dele, não tem.

    ResponderExcluir
  3. Boicote aos anunciantes da REDE GOLPISTA GLOBO-MOSSACK!
    Este mês começo com uma listinha simples: NESTLÉ, SEARA, COCA-COLA, UNILÉVER E SADIA. VAMOS REEDUCAR NOSSOS CÉREBROS E DESCARTAR MARCAS QUE ALIMENTAM O FASCISMO NO BRASIL! IDEOLOGIA É PARA SEMPRE!
    Esmeraldo Cabreira. Mesre e Doutor UFRGS.

    ResponderExcluir