sábado, 11 de fevereiro de 2012

GM: 87 anos de Brasil

A General Motors e a marca Chevrolet, que a acompanha desde o primeiro dia de atividade no País, em 26 de janeiro de 1925, completaram nesta quinta-feira 87 anos de Brasil. Neste ano a empresa conclui o programa quinquenal de investimentos de R$ 5 bilhões, iniciado em 2008.

“Lançaremos sete veículos novos (até dezembro) ao consumidor brasileiro e isso nos possibilita uma excelente oportunidade de crescimento nas vendas e nos negócios”, destaca a presidente da montadora, Grace Lieblein, que assumiu o cargo em junho de 2011. Ela revela também que a empresa avalia o próximo programa de investimentos para o quinquênio 2013-2017.

O atual programa inclui a expansão das fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas em São Paulo, e Gravataí, no Rio Grande do Sul, além da construção de uma nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), cujo cronograma prevê o início de suas atividades até o fim de 2012.

O atual programa de investimentos já trouxe o lançamento nos últimos três anos do Agile, da nova picape Montana, do Celta, Prisma e Classic reestilizados, Captiva com novos motores, os importados Malibu, Camaro e Omega Fittipaldi, e, no fim do segundo semestre de 2011, Cruze e Cobalt.

A Chevrolet tem hoje quase 600 pontos de venda no Brasil, que atualmente é o terceiro maior mercado da GM mundial, atrás apenas da China e Estados Unidos.

A montadora fechou 2011 com 24.075 empregados diretos no País, somando os de São Caetano do Sul, São José dos Campos, Gravataí, Mogi das Cruzes (SP, estamparia e subconjuntos), Sorocaba (centro logístico) e Indaiatuba (campo de provas).

Acompanhe a linha do tempo da GM no País:

1925 - Em 26 de janeiro, com capital inicial equivalente a US$ 270 mil, a General Motors se instala no Brasil. Em setembro daquele ano surge o primeiro Chevrolet montado no País, um furgão de entregas;
1927 - Tem início a construção da construção da fábrica de São Caetano do Sul;
1928 - Neste ano a Chevrolet atinge 50 mil unidades no Brasil;
1930 - Começa a produção em São Caetano do Sul;
1942 a 1945 - A GM do Brasil participa, durante a Segunda Guerra Mundial, da produção de veículos e material bélico. São feitos mais de 2 mil veículos a gasogênio para uso civil. Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semielípticas;
1956 - O Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet. Têm início as operações da fábrica de motores em São José dos Campos;
1957 - Surge o primeiro caminhão Chevrolet nacional;
1959 - É inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e a Chevrolet Amazonas;
1968 - É lançado o Opala, primeiro carro de passeio Chevrolet produzido no Brasil;
1973 - Surge o Chevette, o primeiro carro pequeno da GM no País;
1979 - Começam as vendas de veículos Chevrolet a álcool;
1980 - GM comemora 2 milhões de Chevrolet montados no Brasil;
1982 - Surge o Chevrolet Monza;
1987 – O Chevette atinge 1 milhão de unidades em São José dos Campos;
1989 – O Kadett é apresentado à imprensa;
1990 - Ocorre o lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível;
1991 - O Opala sai de linha após 23 anos, com quase 1 milhão de unidades produzidas; surge o Chevrolet Omega, com produção local;
1993 - É lançada a primeira geração do Vectra; o Brasil atinge a marca de 5 milhões de Chevrolet; o Chevette sai de linha após 1,6 milhão de unidades produzidas;
1994 - Surge o Corsa Wind 1.0, primeiro popular com injeção eletrônica;
1995 - Estreia a S-10, primeira picape média produzida no Brasil; São Caetano do Sul comemora 3 milhões de veículos; surge o utilitário esportivo Blazer; em 1995 nasce também o Corsa Sedan, produzido até hoje com o nome Classic. É o sedã mais vendido do País;
1996 - A GM anuncia a exportação de 500 mil veículos ao longo das duas últimas décadas; surge a segunda geração do Vectra. É inaugurado centro de distribuição de peças de Sorocaba (SP);
1997 - É oficializada a construção da fábrica de Mogi das Cruzes (SP); a GM assina contrato para instalação da fábrica de Gravataí (RS); surge a picape Silverado; São José dos Campos comemora 4 milhões de veículos produzidos;
1998 - Fim de linha para o Omega nacional; o último Kadett também deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul; o novo Astra hatch é apresentado no Uruguai; a montadora apresenta o utilitário esportivo Grand Blazer, feito na Argentina;
1999 - A General Motors e o governo gaúcho concluem acordo sobre a fábrica de Gravataí; é inaugurado o complexo industrial e comercial de Mogi das Cruzes (SP);
2000 - É lançado o Celta, primeiro carro montado em Gravataí;
2001 - Alcançada a marca de 1 milhão de unidades exportadas; é lançado o monovolume Zafira, até hoje em produção;
2002 - Chega o novo Corsa, nas configurações hatch e sedã;
2003 - Ano de estreia da picape Montana;
2006 - Chega o Prisma, também produzido na fábrica de Gravataí;
2007 – O presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anuncia o investimento de US$ 500 milhões, no Brasil e Argentina, para o projeto Viva e para a ampliação e duplicação do centro tecnológico e também a implantação de novas pistas e laboratórios no campo de provas de Indaiatuba;
2008 - É anunciada a implantação de uma fábrica de motores em Joinville, Santa Catarina; Gravataí produz o milionésimo Chevrolet; é lançado o Captiva, importado do México;
2009 - A diretoria da GM anuncia um programa de investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e lançamento de dois novos veículos (Projeto Ônix) a serem produzidos até 2012 em Gravataí; chega o Agile;
2010 – Surgem os importados Malibu, Camaro e a reestilização da picape Montana;
2011- São lançados os sedãs Cruze e Cobalt.

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