terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Serviço público ou iniciativa privada em 2015?

Servio pblico ou iniciativa privada em 2015
Esta é uma época onde muitos devem estar fazendo uma reflexão a respeito de como foi 2014 e do que pretendem realizar em 2015. Para contribuir com esta reflexão, gostaria de falar um pouco a respeito de como vejo as diferenças entre trabalhar no serviço público ou na iniciativa privada.
Preparei este texto com base na minha experiência na iniciativa privada (5 anos em duas grandes multinacionais), no serviço público (quase 5 anos como Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil), bem como na vivência da minha esposa (servidora do poder judiciário, no Tribunal Superior do Trabalho) e no que já pude observar conversando com diversos colegas de serviço público – especialmente aqueles que já passaram pelos “dois mundos” também.
Naturalmente, nem tudo o que vou falar aqui se aplica integralmente a qualquer cargo público, ou a qualquer oportunidade na iniciativa privada. Vamos aos principais pontos que levantei? Vamos começar com alguns “clichês”, para em seguida abordar aspectos menos tratados usualmente.
ESTABILIDADE
Esta é sem dúvida a característica mais lembrada quando se fala em serviço público. De fato ela gera excelente conforto, especialmente em épocas de crise como a que vivenciamos agora.
Em 2009 a empresa onde eu trabalhava demitiu cerca de 4000 pessoas em um só dia por conta da crise, e embora eu não tenha sido uma das vítimas, certamente este foi um grande estímulo para eu considerar a mudança de carreira, pois vi muita gente competente sendo demitida após anos de dedicação à empresa.
Entretanto, é importante ter em mente que a estabilidade gera algumas distorções. Da mesma forma que ela dificulta bastante a perda de emprego do bom servidor, ela também favorece aqueles menos dedicados…
SALÁRIOS
Este é outro atrativo bem conhecido do serviço público. Comparando atividades com nível de complexidade e de responsabilidades similares, no serviço público e na iniciativa privada, entendo que em regra o serviço público começa pagando mais, e devido aos planos de carreira e funções gratificadas é possível ter uma boa elevação na remuneração ao longo do tempo.
É verdade que, em algumas situações na iniciativa privada é possível progredir mais na carreira, e atingir níveis de remuneração significativamente mais elevados. Isso costuma ter o seu preço, isto é, estas funções com maior remuneração também exigem uma dedicação bem superior àquela exigida no serviço público.
MOBILIDADE
Um ponto interessante de trabalhar em um órgão que atua em âmbito nacional, como é o caso da Receita Federal, é a possibilidade de trabalhar em praticamente qualquer cidade grande ou média do país.
Dependendo da localidade, pode demorar mais ou menos para conseguir este objetivo, mas certamente em algum momento será possível voltar para sua cidade natal ou mudar para aquele lugar que você tenha interesse. Em menos de 5 anos de Receita, já tive a oportunidade de trabalhar em Manaus, Brasília e São Paulo.
No meu antigo emprego na iniciativa privada, estava “preso” no interior de São Paulo, onde se localizavam as plantas das empresas. Ainda que você não entre em um órgão federal, como concurseiro experiente você sempre poderá prestar outros concursos para cargos similares em localidades que sejam do seu interesse.
FLEXIBILIDADE DE HORÁRIO
Como você deve saber, nós servidores públicos devemos trabalhar, em regra, 40 horas semanais. Dependendo da natureza do serviço exercido, é possível ter alguma flexibilidade, chegando mais cedo um dia, mais tarde outro dia, de acordo com as suas necessidades pessoais, desde que combinado com a chefia.
Esta não é propriamente uma vantagem do serviço público, visto que várias empresas privadas também permitem esta flexibilidade. De qualquer forma, é uma característica muito presente em diversos órgãos públicos, permitindo, entre outras coisas, “fugir” dos horários de pico de trânsito!
TRABALHO REMOTO E TELETRABALHO
Em diversas instituições, como é o caso da própria Receita Federal, já existem algumas possibilidades de trabalho remoto (em outra unidade do mesmo órgão), e de teletrabalho (que você pode fazer inclusive em casa).
Acredito que a tendência é essas modalidades de trabalho à distância se expandirem para outras áreas. Atualmente, como quase tudo é feito via internet e com a utilização de processos digitais, mais e mais atividades vem se enquadrando neste perfil. O mesmo acontece no Judiciário, onde o processo digital também é uma realidade.
AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA
Em diversos cargos públicos, especialmente naqueles com remuneração (e responsabilidade) mais elevada, é possível realizar o seu trabalho com bastante autonomia, tomando as decisões necessárias, com base na legislação pertinente, independentemente de interesses e subjetividades.
Sempre se pode contar com a ajuda e a opinião de outros colegas, mas à medida que você ganha experiência é possível trabalhar de maneira bastante independente.
APROVEITAR MELHOR O TEMPO LIVRE
Na maioria dos cargos públicos você raramente vai precisar trabalhar além do horário determinado. Isto permite que você realize com relativa facilidade outras atividades do seu interesse, como dedicar-se à sua família, praticar um hobby, e mesmo exercer outra atividade econômica que não seja conflitante (como lecionar rs…).
A minha experiência na iniciativa privada foi bem diferente, pois era comum precisar passar do horário “padrão” e estar disponível para viagens a qualquer momento, o que entrava em conflito com a rotina que eu gostaria de ter.
MARKETING PESSOAL
Na iniciativa privada eu costumava ouvir a frase “não basta você fazer o seu trabalho, é preciso mostrar que foi você quem fez”. De fato isto é muito importante em um ambiente mais competitivo, onde muitos estão brigando para uma possível progressão na carreira ou remunerações variáveis mais agressivas (como bônus anuais, salários extras etc).
É preciso ter uma preocupação relativamente grande com esta “propaganda” do seu trabalho, bem como com a formação de uma rede de relacionamentos que facilite a sua indicação para oportunidades que vierem a surgir. No serviço público é possível se preocupar menos com esses aspectos.
O mais importante mesmo é realizar bem o seu trabalho, com qualidade e cumprindo as metas estabelecidas. É claro que sempre é interessante ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, mas você pode fazer isso de maneira mais natural e conforme as as verdadeiras afinidades.
TRABALHAR COM O QUE VOCÊ GOSTA
Existe uma infinidade de carreiras no serviço público, desde que você pesquise criteriosamente (não use como critério apenas a remuneração do cargo, como muitos fazem), em que é possível encontrar um cargo que tenha tudo a ver com as suas aptidões, interesses e mesmo estilo de vida.
A verdade é que boa parte das pessoas conhece apenas aquelas carreiras mais “famosas”, e desconhece a existência de atividades adequadas para os mais diversos perfis.
Pesquise bastante a respeito de diversas carreiras federais, estaduais e municipais nos diferentes órgãos existentes antes de tomar a sua decisão!
TRABALHAR DIRETAMENTE EM PROL DO SEU PAÍS
É verdade que todo trabalho, mesmo na iniciativa privada, contribui direta ou indiretamente para o desenvolvimento do país. No serviço público, entendo que temos a oportunidade de trabalhar única e exclusivamente com foco em gerar melhores serviços para toda a comunidade, e contribuir para o desenvolvimento do país como um todo.
Esses foram os principais pontos que me vieram à mente neste momento. Só é preciso deixar claro (se não tiver ficado até agora) que serviço público não é “colônia de férias”. Atualmente é bem comum a existência de metas de produtividade, e há maior preocupação com o real cumprimento da missão de cada órgão.
Como já disse, eu e minha esposa somos servidores públicos federais, gostamos bastante das atividades que exercemos (eu na Receita Federal e ela no Tribunal Superior do Trabalho) e da qualidade de vida proporcionada por nossos trabalhos.
Espero que você também consiga encontrar aquela carreira pública que mais te agrada, consiga ser aprovado em 2015 e seja um excelente servidor público!

Nenhum comentário:

Postar um comentário