sexta-feira, 27 de março de 2015

O significado das siglas das versões

Saiba o que querem dizer aquelas letrinhas aparentemente sem sentido.

Cada carro tem versões mais modestas e mais incrementadas, e o nível de equipamentos pode ser representado por uma sigla. Mas você efetivamente sabe o que elas significam? Confira abaixo o que representa cada um desses termos aparentemente sem sentido.

Chevrolet
LS - Luxury Standard. Representa as versões de entrada de alguns modelos.
LT - Luxury Touring. Representa as versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros.
LTZ - Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha.
RS - Rally Sport. Representa as versões apimentadas dos modelos.
SS - Super Sport. Para versõs esportivas com apelo de maior exclusividade.

Citroën

Abandonou siglas como GLX (Gran Luxe Extra) recentemente, passando a adotar termos como Origine (versão de entrada), Tendance (intermediária) e Exclusive (de topo de linha).

Dodge
SXT - Standard Extra. Representa versões de entrada.
R/T - Road/Track. Representa versões adaptadas também ao uso fora de estrada, algumas delas de topo de linha.

Fiat

Não utiliza siglas, mas termos como Attractive (versões mais básicas), Essence (intermediárias), Sporting (esportivas e de topo de linha) e T-JET (em referência ao motor turbo).

Ford

S, SE e SEL - curiosamente, essas siglas não têm significado específico.
XLT - Extra Luxe Total. Representa algumas versões de topo de linha.
ST - Sports Technology. Representa as versões esportivas.

Também há a designação Titanium, a mais utilizada para versões de topo de linha.

Honda

DX - De Luxe. Representa as versões de entrada.
LX - Luxury. Representa as versões intermediárias.
EX - Executive. Representa uma das versões mais incrementadas.
ELX - Electronic Luxe Extra. Representa a versão de topo.

Nissan

Circulam pela Internet explicações diversas para as siglas S (Sport), SV (Sport Value) e SL (Sport Luxury), mas, oficialmente, a informação é de que tais siglas não correspondem a termos específicos, mas funcionam apenas como diferenciação de versões (respectivamente: de entrada, intermediária e de topo).
Peugeot

Há algum tempo já não utiliza siglas, preferindo termos como Active (versão de entrada), Allure (intermediária) e Griffe (de topo de linha).

Renault

Também prefere os nomes às siglas, utilizando termos como Authentique (de entrada), Expression (intermediária), Dynamique e Privilège (ambas podendo ser de topo de linha).

Toyota

XEi - Extra Executive. Representa a versão intermediária
X - eXtra. Representa a segunda versão mais modesta do Etios.
XS - eXtra Standard. Representa a versão intermediária do Etios.
XLS - eXtra Luxe Standard. Representa a segunda versão mais incrementada do Etios. A de topo de linha ganhou o nome Platinum

Volkswagen

Abandonou siglas no que diz respeito às versões convencionais, que recebem nomes como Trendline (de entrada), Comfortline (intermediária) e Highline (de topo). No entanto, as versões apimentadas seguem recebendo siglas.

GTI - Gran Turismo Injection
GTD - Gran Turismo Diesel
GTE - Gran Turismo Electric

Nenhum comentário:

Postar um comentário