segunda-feira, 26 de abril de 2010

Biografia do dia - 26-04-2010


CECIL THIRÉ
(Ator)
1943-

Cecil Thiré nasceu no Rio de Janeiro em 1943. Filho da bela atriz Tônia Carrero e do diretor de cinema Carlos Arthur Thiré, o rapaz tinha tudo para puxar a veia artística dos pais.

E, na verdade, a sua maneira, conseguiu herdar os dons de um e de outro. Ainda bastante jovem inclinou-se para o cinema, como ator, assistente de diretor, diretor e escritor.

Apareceu em muitos filmes, tais quais: “Os Mendigos”, “Os Fusis”, “Quatro Contra o Mundo”, “Amante Latino”, “O Roubo das Calcinhas”, “Ibraim do Subúrbio”, e outros.

Esteve na TV Tupi de São Paulo em 1967, e fez a novela “Angústia de Amar”.

Mas em 1974 começou a atuar principalmente na TV Globo, fazendo as novelas: “O Salvador da Pátria”, “Roda de Fogo”, “Escalada”, “Duas Vidas”, “Top Model”, “Pedra Sobre Pedra”, “Renascer”, “A Próxima Vítima”, “A Padroeira”, “Kubanacan” e outras.

Marcaram muito, porém, suas participações em minisséries: “Os Maias” e “A Muralha”.

Continuou fazendo cinema e fez filmes de sucesso, dentre os quais: “Quatrilho”. Ator de interpretação segura, marcante, é considerado por muitos como um dos maiores atores do Brasil.

Seu temperamento, porém, é reservado, assim como sua interpretação é séria, profunda e intimista. É uma bela figura humana no cenário artístico nacional.

Atualmente( 2007) atua na Rede Record de Televisão, na novela "Vidas Opostas", no papel do dissimulado Mário, que Cecil Thiré faz à perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário