quinta-feira, 22 de abril de 2010

Crônica do dia -22-04-2010

5 DICAS PARA NEGOCIAR SALÁRIO
Bumeran Brasil


......Este é mais um artigo sobre negociação salarial porque o tema não se esgota...sempre queremos mais e sempre há obstáculos que parecem intransponíveis para atingirmos nossos objetivos. Então, nunca é demais reforçar alguns pontos e apresentar novos argumentos que podem ajudá-lo na hora de discutir com a chefia. Aí vão as dicas:


......1 - Seja persuasivo, mas não insistente. Você não pode forçar sua chefia a lhe dar aumento. Se insistir muito, pode, inclusive, azedar o relacionamento e, na primeira oportunidade, ser demitido. Mas, persuadi-lo a fazer isso, conversando sempre sobre o seu desempenho, as metas da empresa e do departamento, ouvindo muito e demonstrando seu resultado. O aumento de seu salário como uma conseqüência natural deste processo que também é de fortalecimento das relações interpessoais.


......2 - Voe alto sem tirar os pés do chão. Os cientistas já comprovaram que há uma estreita relação entre as aspirações das pessoas e os resultados que elas obtêm. Isso não quer dizer que você deva se apegar ao seu “sonho” e não enxergar a realidade em volta. Para “chegar lá”, você precisa fundamentar muito bem suas propostas, levando em conta o ponto de vista da empresa.


......3 – Fale no tom certo. Esqueça a ansiedade, a raiva, o ressentimento ou qualquer outro

sentimento. Converse no tom mais profissional possível e, principalmente, ouça para ser ouvido. Você conseguirá persuadi-lo na exata medida em que se mostrar disponível para entender os motivos dele. Evite dar ultimatos, ameaças ou comportamento coercitivo, do tipo “tenho outra proposta”, “a concorrência vai me querer” e frases assim. Ninguém quer ficar contra a parede. Ou você gostaria que seu chefe lhe dissesse “tanto faz se você fica ou vai, porque temos uma porção de gente para o seu lugar”?


......4 – Tenha foco. Se o aumento do salário em si estiver difícil, estude outras formas de remuneração indireta – como bônus ou reembolso de algumas despesas, horário flexível – e até mesmo uma promoção num período de tempo determinado.


......5 – Dê argumentos para o seu chefe aceitar o aumento. Para isso, você precisa ter empatia, isto é, colocar-se no lugar dele, entender as pressões e necessidades que ele tem e, antecipando-se a elas, oferecer os argumentos adequados para a aceitação da sua proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário