quarta-feira, 28 de abril de 2010

Biografia do dia - 28-04-2010


CLÁUDIO CAVALCANTI
(Ator)
1940-


Nascido no Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 1940, Cláudio Cavalcanti é um ator que passou praticamente a vida toda na TV Globo.

Em verdade sua carreira artística começou em teatro, em 1965, quando fez “Pluft, o Fantasminha”. Fez também cinema, mas foi em 1967 que foi contratado pela Globo e ali participou de inúmeras novelas.

Fez uma pausa, quando transferiu-se para a TV Tupi de São Paulo, aparecendo nas novelas: “Enquanto Houver Estrelas”, “O Retrato de Laura”.

Mas em seguida fez cinema, para depois voltar à Rede Globo de Televisão e foi então uma época de sucessos bem longa. Nela podemos salientar: “Irmãos Coragem”; “O Homem que Deve Morrer”; “O Bofe”; “O Cavalo de Aço”; “Carinhoso”; “Bravo”; “O Feijão e o Sonho”; “Dona Xepa”; “Nina”; “Maria, Maria”; “Pai Herói”; “Água Viva”; “Terras do Sem Fim”; “Transas e Caretas”; “Roque Santeiro”; “Hipertensão”; “Salvador da Pátria”; “República”; “Rainha da Sucata”; “Lua Cheia de Amor”; “Mulheres de Areia”; “A Viagem”; “Irmãos Coragem” (2ª versão); “Salsa e Merengue”; “Labirinto”; “Chiquinha Gonzaga” e outras.

Depois Cláudio Cavalcanti afastou-se da TV Globo e esteve em outras emissoras, onde fez: “Marcas da Paixão”, “Roda da Vida” (ambas na TV Record). Cláudio Cavalcanti, por tudo o que fez e faz, é considerado um dos maiores da televisão brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário