quarta-feira, 3 de junho de 2015

Enquete: votar deveria ser obrigatório no Brasil?


Um portal de notícias fez a pergunta o povo "decidiu".



Enquete votar deveria ser obrigatrio no Brasil
Para mim a resposta a essa pergunta sempre esteve na "ponta da língua". NÃO! Um país que se diz democrático te obrigar a ir as urnas a votar nulo ou em branco, qual a lógica disso? O teu "não voto" vai para o lixo, somente serão computados os votos válidos. De que adianta você se dirigir aos locais de votação se no final das contas você não tem candidato, não quer votar, ou acha uma perda de tempo?
Parece que isso terá um fim. Tomara! Já não vejo a hora de "curtir" o dia das eleições fazendo alguma coisa útil (quiçá, ficar em casa estudando ganharia muito mais). Colocar um analfabeto, um corrupto ou um "carreirista" político para me representar é que não!
Em países ditos democráticos o voto é facultativo (EUA, por Exemplo). Nos mais desenvolvidos do mundo, nos mais modernos e nas democracias mais sólidas, o voto político é facultativo.
Entre os 10 países mais ricos do planeta, em todos, menos no Brasil, ir às urnas deixou de se obrigatório ou nunca foi.
Hoje o voto facultativo está vigente em 205 países do mundo e só em 24 deles (13 na América Latina) continua sendo obrigatório.
Notícia R7: Até o final deste mês, os deputados devem concluir a votação da tão discutida reforma políticaque, entre outras mudanças, propõe a adoção do voto facultativo. Caso esse ponto seja aprovado, os brasileiros não serão mais obrigados a comparecer às urnas.
Defensores da mudança argumentam que só os políticos se beneficiam da obrigatoriedade já que muitas pessoas votam sem pensar nas suas escolhas. Já os defensores da manutenção da lei argumentam que a democracia no Brasil ainda não está madura suficiente para que as pessoas possam fazer essa escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário