sábado, 17 de dezembro de 2016

Nosso passeio do mês de Novembro de 2016 - Arraial D'Ajuda BA

Arraial d'Ajuda é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), sua população no ano de 2010 era de 16 997 habitantes, sendo 8 543 homens e 8 454 mulheres, possuindo um total de 7 741 domicílios particulares.
A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas.



Origem do nome


Igreja Nossa Senhora d'Ajuda.
Batizado com esse nome de tradição cristã-branca - foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: ConceiçãoSalvador, e Ajuda - que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas.

 Inicialmente chamado de Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira, aos poucos o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do Distrito, ficou definitivamente Distrito de Arraial d'Ajuda. Não existem variações - somente a forma "Arraial d'Ajuda" é a correta. 

Hoje em dia, até em documentos da prefeitura encontramos o nome escrito erroneamente - Arraial D'ajuda. 

Na língua portuguesa, a preposição não deve ser maiúscula e sim o nome próprio, d'Ajuda. Em 25 de janeiro de 1984 foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda. Isso comprova como esse era o nome utilizado formalmente na década de 80 ou anteriormente.

Igreja

A construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda começou em 1550, pois os jesuítas só aqui chegaram no final de dezembro de 1549
Atualmente, centenas de fieis peregrinam anualmente até a Igreja afim de celebrarem a Romaria, procissão que ocorre de 06 a 15 de agosto em homenagem a padroeira do distrito.

Turismo

Rua do Mucugê


Rua do Mucugê
A estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como rua do Mucugê, é onde se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. 

O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos lhe renderam o apelido de "Rua mais charmosa do Brasil". Ao final da rua Mucugê se tem acesso a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário