sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Goiânia - 13-08-2009




Estivemos na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, neste dia 13-08-2009, minha coluna está alguns minutos atrasada, de acordo com os Goianos, a grande Goiânia possui um milhão e quinhentos mil habitantes.
Passamos o dia nesta cidade e pudemos perceber uma cidade em pleno desenvolvimento pelas obras de construção civil em curso, (edifícios bem altos), o tamanho dos supermercados, a quantidade de shoppings na cidade e ao mesmo tempo o tamanho dos shoppings e também o tamanho das lojas ali instaladas.
Almoçamos no shopping que os goianos consideram o maior da grande Goiânia, chamado “Flamboyant”, comida boa e preço muito bom.
É uma cidade realmente grande, de muitas avenidas, comércio exuberante, povo comunicativo, povo esse que ao conversar com algumas pessoas deixaram claro por que a sinalização da cidade é tão ruim. Os mesmos me disseram que o Prefeito da Capital diz para quem quiser houvir que a cidade não é uma cidade turística, por tanto não precisa investir o dinheiro do povo para agradar os visitantes. Para se ter uma idéia dirigi nesta cidade por mais de duas horas percorrendo os bairros para uma avaliação e conhecimento e quando quis sair da cidade não encontrei sinalização, como por exemplo: BR tal, Rodovia tal, Cidade tal (São Paulo, RJ, Brasília, Caldas Novas, Belo Horizonte, Vitória, etc..), nada disso. Para vocês terem uma idéia, para nos encontrarmos o maior shopping da cidade tivemos que recorrer a orientação de duas pessoas transeuntes pelas ruas da cidade e para sair da cidade recorremos a orientação de um educado taxista.
Quando estávamos saindo do Shopping, enquanto aguardava na fila de pagamento do ticket de estacionamento, conversei com outros três taxistas que estavam próximos e os mesmos disseram que aquelas placas que estão próximas ao shopping fazendo alguma indicação são particulares e foram colocadas pela administração do Shopping, porque até bem pouco tempo não havia era nada.
Uma curiosidade que nos encontramos na cidade, talvez muitos de vocês já saibam, mas nós não. As Avenidas e Praças da cidade têm nomes, enquanto que as ruas têm números, como por exemplo: Av. Assis Chateaubriand, Av. Marginal, Av.Araguaia, Av. República do Líbano, etc.. e Ruas 85, 62, 432, etc.... A cidade também é dividia pelos setores Norte, Sul, Leste, Oeste e Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário