Muita gente questiona se a música "Franguinho na panela" é uma canção antiga, por vários motivos (letra, melodia e etc).
Muitos a consideram um dos grandes clássicos da música sertaneja, mas talvez não sabiam que ela foi gravada, pela primeira vez, em 1999.
A primeira gravação é da dupla Craveiro e Cravinho, que tem uma longa carreira, o que ajuda na confusão a respeito da data da música.
Vamos à história:
Os compositores são Paraíso e Moacyr dos Santos, responsáveis por outras tantas grandes canções de sucesso.
Certo dia, Moacyr foi ao encontro de Paraíso com o rascunho de "Franguinho na Panela", conversaram sobre a música, chegaram a gravar uma melodia, mas não finalizaram a canção.
Pouco tempo depois, no dia 2 de março de 1996, Moacyr dos Santos faleceu e a canção ficou inacabada. Paraíso então procurou a fita na qual estava gravada a melodia para terminá-la, mas não achou.
Três anos depois, em 1999, a dupla Craveiro e Cravinho estava montando repertório para retomar a carreira, e foi até Paraíso pedir algumas canções. O compositor entregou uma fita à dupla, com algumas composições, e descobriu que no meio dela estava a melodia de "Franguinho na Panela".
Paraíso, então, terminou a música e deu para Craveiro e Cravinho, que foram, de fato, os primeiros a gravar.
Muita gente já regravou a canção, de Lourenço e Lourival até Guilherme e Santiago. Ela é sempre lembrada nas rodas, nos encontros, muitas duplas a tocam em shows.
É uma grande lição de como não é impossível compor canções do mesmo nível de clássicos antigos da música sertaneja. "Franguinho na Panela", como a gente sabe, é praticamente uma unanimidade, e foi composta há 15 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário