segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Escapando da Realidade com a Tv Globo do Brasil


Esse número pode parecer exagerado, mas basta andar por uma quadra para que pareça conservador. Em todo lugar aonde vou há um televisor ligado, geralmente na Globo, e todo mundo a está assistindo hipnoticamente.
Sem causar surpresa, um estudo de 2011 apoiado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o percentual de lares com um aparelho de televisão em 2011 (96,9) era maior do que o percentual de lares com um refrigerador (95,8) e que 64% tinham mais de um televisor. Outros pesquisadores relataram que os brasileiros assistem em média quatro horas e 31 minutos de TV por dia útil, e quatro horas e 14 minutos nos fins de semana; 73% assistem TV todo dia e apenas 4% nunca assistem televisão regularmente (eu sou uma destes últimos).
Entre eles, a Globo é ubíqua. Apesar de sua audiência estar em declínio há décadas, sua fatia ainda é de cerca de 34%. Sua concorrente mais próxima, a Record, tem 15%.
Assim, o que essa presença onipenetrante significa? Em um país onde a educação deixa a desejar (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico classificou o Brasil recentemente em 60º lugar entre 76 países em desempenho médio nos testes internacionais de avaliação de estudantes), implica que um conjunto de valores e pontos de vista sociais é amplamente compartilhado. Além disso, por ser a maior empresa de mídia da América Latina, a Globo pode exercer influência considerável sobre nossa política.
Um exemplo: há dois anos, em um leve pedido de desculpas, o grupo Globo confessou ter apoiado a ditadura militar do Brasil entre 1964 e 1985. “À luz da História, contudo”, o grupo disse, “não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original”.
Com esses riscos em mente, e em nome do bom jornalismo, eu assisti a um dia inteiro de programação da Globo em uma terça-feira recente, para ver o que podia aprender sobre os valores e ideias que ela promove.
A primeira coisa que a maioria das pessoas assiste toda manhã é o noticiário local, depois o noticiário nacional. A partir desses, é possível inferir que não há nada mais importante na vida do que o clima e o trânsito. O fato de nossa presidente, Dilma Rousseff, enfrentar um sério risco de impeachment e que seu principal oponente político, Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, está sendo investigado por receber propina, recebe menos tempo no ar do que os detalhes dos congestionamentos. Esses boletins são atualizados pelo menos seis vezes por dia, com os âncoras conversando amigavelmente, como tias velhas na hora do chá, sobre o calor ou a chuva.
A partir dos talk shows matinais e outros programas, eu aprendi que o segredo da vida é ser famoso, rico, vagamente religioso e “do bem”. Todo mundo no ar ama todo mundo e sorri o tempo todo. Histórias maravilhosas foram contadas de pessoas com deficiência que tiveram a força de vontade para serem bem-sucedidas em seus empregos. Especialistas e celebridades discutiam isso e outros assuntos com notável superficialidade.
Eu decidi pular os programas da tarde –a maioria reprises de novelas e filmes de Hollywood– e ir direto ao noticiário do horário nobre.
Há dez anos, um âncora da Globo, William Bonner, comparou o telespectador médio do noticiário “Jornal Nacional” a Homer Simpson –incapaz de entender notícias complexas. Pelo que vi, esse padrão ainda se aplica. Um segmento sobre a escassez de água em São Paulo, por exemplo, foi destacado por um repórter, presente no jardim zoológico local, que disse ironicamente “É possível ver a expressão preocupada do leão com a crise da água”.
Assistir à Globo significa se acostumar a chavões e fórmulas cansadas: muitos textos de notícias incluem pequenos trocadilhos no final ou uma futilidade dita por um transeunte. “Dunga disse que gosta de sorrir”, disse um repórter sobre o técnico da seleção brasileira. Com frequência, alguns poucos segundos são dedicados a notícias perturbadoras, como a revelação de que São Paulo manteria dados operacionais sobre a gestão de águas do Estado em segredo por 25 anos, enquanto minutos inteiros são gastos em assuntos como “o resgate de um homem que se afogava causa espanto e surpresa em uma pequena cidade”.
O restante da noite foi preenchido com novelas, a partir das quais se pode aprender que as mulheres sempre usam maquiagem pesada, brincos enormes, unhas esmaltadas, saias justas, salto alto e cabelo liso. (Com base nisso, acho que não sou uma mulher.) As personagens femininas são boas ou ruins, mas unanimemente magras. Elas lutam umas com as outras pelos homens. Seu propósito supremo na vida é vestir um vestido de noiva, dar à luz a um bebê loiro ou aparecer na televisão, ou todas as opções anteriores. Pessoas normais têm mordomos em suas casas, que são visitadas por encanadores atraentes que seduzem donas de casa entediadas.
Duas das três atuais novelas falam sobre favelas, mas há pouca semelhança com a realidade. Politicamente, elas têm uma inclinação conservadora. “A Regra do Jogo”, por exemplo, tem um personagem que, em um episódio, alega ser um advogado de direitos humanos que trabalha para a Anistia Internacional visando contrabandear para dentro dos presídios materiais para fabricação de bombas para os presos. A organização de defesa se queixou publicamente disso, acusando a Globo de tentar difamar os trabalhadores de direitos humanos por todo o Brasil.
Apesar do nível técnico elevado da produção, as novelas foram dolorosas de assistir, com suas altas doses de preconceito, melodrama, diálogo ruim e clichês.
Mas elas tiveram seu efeito. Ao final do dia, eu me senti menos preocupada com a crise da água ou com a possibilidade de outro golpe militar –assim como o leão apático e as mulheres vazias das novelas.

As 5 maiores dúvidas sobre as novas regras da aposentadoria



As 5 maiores dvidas sobre as novas regras da aposentadoria
O Congresso Nacional aprovou neste ano as novas regras para aposentadoria (85/95 progressivo), bem como a desaposentação, a qual foi vetada pela Presidente Dilma. Algumas dúvidas surgiram após as mudanças ocorridas na legislação previdenciária em 2015, acompanhe:

1. O que significa o fator 85/95 progressivo?

Esta regra que surgiu para servir de opção às segurados que estão descontentes com a perda causada pelo fator previdenciário e desejam aposentadoria sem abatimentos. Quem se enquadra nessa regra para se aposentar tem direito a receber a aposentadoria integral, sem precisar do fator previdenciário Para se enquadrar nela, o homem precisa ter no mínimo o tempo de contribuição de 35 anos e a mulher de 30 anos. Fora isso, a idade do trabalhador é levada em consideração.
Por exemplo, se uma mulher tem 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, ela pode se aposentar, pois a soma dos dois valores dá 85 (55 + 30).
Para os homens, eles poderiam se aposentar, se tivessem, por exemplo, 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (60 + 35 = 95).

2. A fórmula será sempre 85/95 pontos?

Não. A pontuação mínima para homens e mulheres mudará a cada dois anos, a fim de se poder receber 100% do benefício de aposentadoria. Observe agora como será no decorrer dos próximos anos:
2015 a 2018: 85 para mulheres / 95 para home
2019 a 2020: 86 (mulheres) / 96 (homens)
2021 a 2022: 87 (mulheres) / 97 (homens)
2023 a 2024: 88 (mulheres) / 98 (homens)
2025 a 2026: 89 (mulheres) / 99 (homens)
2027: 90 (mulheres) / 100 (homens).

3. Qual a idade mínima para se aposentar pela nova regra 85/95 pontos?

Pelas regras de atuais, NÃO existe idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição no INSS. O que é exigido para esse tipo de aposentadoria é o tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para mulheres e de 35 para homens. A regra 85/95 não muda em nada o requisito de acesso ao benefício. A nova regra traz uma nova forma de cálculo do valor do benefício, permitindo que não se aplique o Fator Previdenciário para quem atingir os pontos.

4. Com o fator 85/95 progressivo, ainda vale a pena se aposentar com o fator previdenciário?

O fator previdenciário é vantajoso para quem começou a trabalhar muito novo, com 18 ou 20 anos de idade, e sempre contribuiu ao INSS com o valor de um salário mínimo. Se o fator previdenciário for positivo a regra antiga (fator previdenciário) pode elevar o salário da aposentadoria. Conforme a própria Instrução Normativa do INSS (IN 77/2015) deve ser concedido ao segurado o benefício mais favorável, apesar de que na prática nem sempre a Autarquia Previdenciária cumpre esta norma.

5. Como fica a questão da desaposentação após o veto da Presidente Dilma?

Com o veto da presidenta Dilma Rousseff à desaposentação, ir à Justiça é a alternativa para aposentados que continuam trabalhando com carteira assinada para tentar o recálculo da aposentadoria por tempo de contribuição. A revisão leva em conta recolhimentos feitos após a concessão do benefício. Apesar de o tema estar à espera de decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF), instâncias inferiores do Judiciário têm reconhecido o direito ao novo cálculo. Há situações em que o processo resulta em correção que dobra o valor da aposentadoria. Em outros casos, os ganhos passam de 80%. As ações dependem de decisão final do Supremo. O assunto está na Corte desde 2003. O processo parou no ano passado, devido a pedido de vista da ministra Rosa Weber. Em suma, recorrer à Justiça é o caminho para o segurado, até o dia que o Congresso Nacional derrube o veto da Presidente ou então que o STF decida a questão.
Ademais, a nova regra (85/95 pontos) da aposentadoria já está em vigor e importante esclarecer que a regra do Fator Previdenciário não deixou de existir, ou seja, as duas regras vigoram atualmente e cabe ao segurado optar pela regra mais favorável ao seu caso concreto. Por fim, todas as mudanças na legislação previdenciária ocorrem justamente no momento que o edital do concurso para o INSS está prestes a ser lançado e é muito relevante que os concurseiros estejam atentos às mudança.

sábado, 28 de novembro de 2015

Emirates A380 pousando em Guarulhos / São Paulo





Maior avião do mundo em sua primeira visita ao Brasil em um voo comercial . 

Este airbus, A6-AON veio para "testar / inalgurar" a homologação recentemente cumprida pela GRU Airport que adaptou o aeroporto para receber o avião, alargando a pista e "estreando" os fingers do termial 3 que desde a construção ja estavam preparados para atingir o "upper deck" (andar de cima). 

O Aviao cumpriu o vôo regular da emirates, com passageiros abordo e o mesmo vôo EK261 / 262 que ja opera diariamente, só mudando do 777 para o A380 especificamente nesse dia sem previsão de volta ou inicio de vôo regular com a aeronave, apesar de ja estar nos planos de algumas aéreas extrangeiras. 

Esta aeronave da Airbus é a maior ja fabricada para o transporte de passageiros. A capacidade maxima é até 853 sendo em classe unica, porem com o espaço ocupado pelos assentos maiores de classe executiva e primeira classe, na configuração escolhida pela emirates (que são tres tipos de configurações diferentes pros A380) cabem na primeira config, 489. na segunda 517 e na terceira 615. certamente o vôo não veio lotado, pois se lotasse a emirates ja tinha colocado ele diariamente aqui.


As leis mais absurdas do mundo



As leis mais absurdas do mundo
Todo mundo sabe que as leis são essenciais para manter a ordem social, mas algumas delas são um tanto absurdas e até certo ponto inacreditáveis. Confira agora com o JurisOffice as leis mais absurdas do mundo.

Camboja

Quem não gostava de brincar com pistolas de água quando criança? Pois é, mas parece que no Camboja o uso dessas inofensivas armas é proibido, pelo menos na celebração do ano-novo. Acredita-se que a brincadeira pode trazer azar para o ano que se inicia.

Carolina do Norte - EUA

Esta é para aqueles que namoram há dez anos e ainda não tiveram coragem de casar. É melhor ficarem atentos e não irem para a Carolina do Norte! No estado, basta um casal entrar em um hotel e pedir um quarto de casal para serem considerados legalmente casados.

Blythe – EUA

Você usa roupas de skatista, mas não sabe andar de skate? Que absurdo!
Foi mais ou menos o que os elaboradores dessa lei em Blythe pensaram. Se você quer usar bota de cowboy deve possuir, pelo menos, duas vacas. Isso não é ideia do esquadrão da moda, está na lei!

Israel

Atenção, aos sábados em Israel é proibido enfiar o dedo dentro do próprio nariz. A lei vale somente para os homens judeus, pois afirma que o ato pode gerar sangramentos, resultando em violação do código de santidade religiosa

França

Em respeito a Napoleão Bonaparte, é proibido batizar qualquer porco com o nome de Napoleão. Das 8h às 20h, 70% das canções tocadas nas rádios do país devem ser de músicos franceses.
Nada de demonstração de afeto em público, na França é ilegal beijar na boca dentro do metrô.

Suíça

Na Suíça é proibido dar sorte para o azar. Caso você deixe as chaves dentro do carro com a porta destravada, será multado.

Finlândia

Sabe aquele taxista que está sempre ouvindo Alfa-Fm no carro? Na Finlândia, se os taxistas colocam músicas em seu carro (enquanto transportam clientes) devem pagar direitos autorais.

Chico – Califórnia

Não vá explodir uma bomba nuclear em Chico, pois senão você terá de pagar uma multa de 500 dólares. Difícil mesmo é saber que ia sobrar vivo para cobrar o dinheiro.

Lei da Melancia - Rio Claro, SP, 1894.

A deliciosa melancia foi proibida em 1894 na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, pois era acusada de ser agente transmissora de tifo e febre amarela.Hoje em dia a lei já não é mais válida e o consumo de melancia está liberado na cidade!

Laranjon - Espanha

Em 1999 era proibido morrer em Laranjon, pois não havia mais vagas no cemitério. A proibição durou até a Prefeitura construir um novo cemitério.

Kentucky – EUA

Essa é para aqueles que não gostam de tomar banho. No estado americano há uma lei que obriga todo cidadão a tomar pelo menos um banho por ano.
E você sabe de alguma lei absurda para compartilhar com a gente?

Fontes: Terra - Mundoestranho - Abril

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Passeio a Mariana - MG - Mês de Novembro de 2015


Mariana - MG

A origem da cidade remonta ao final do século XVII, época em que bandeirantes chegavam à região em busca do ouro. A designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Em 8 de abril de1711 o governador Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho criou no arraial do Ribeirão do Carmo, a vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, confirmada por Carta Régia de 14 de abril de 1712 com o nome mudado para Vila Real de Nossa Senhora mudará de nome outra vez em 23 de abril de 1745 para Cidade Mariana, homenagem do rei D. João V de Portugal a D. Maria Ana de Áustria sua esposa.
O governador, em cerimônia, escolheu o lugar da praça pública, no seu centro o pelourinho, símbolo da autonomia administrativa recém-adquirida. Nos dias seguintes, os “homens bons”, cheios de dinheiro e mulheres se reuniram para a eleição da Câmara e a nomeação de diferentes oficiais municipais. No caso do Carmo, foi escolhido o arraial que conhecia mais forte crescimento, o arraial de Cima. A descrição da cerimônia estipulava que não somente os habitantes do lugar, mas todos que doravante dependeriam da jurisdição do novo distrito, se encarregariam segundo seus meios da construção da Igreja, da Câmara, da prisão. Foi assim a primeira vila criada e posteriormente seria a primeira cidade em Minas. Estavam presentes, segundo o Termo escrito então, as pessoas e moradores principais, assinando o documento (escrito por Manuel Pegado) Antônio de Freitas da Silva, Domingos Fernandes Pinto, José Rebelo Perdigão, Aleonardo Nardi Sizão de Sousa, que também assinava aliás Nardi de Arzão, Manuel Antunes de Lemos, Antônio Correia Ribeiro, Francisco de Campos (antigo chefe emboaba), Feliz de Azevedo Carneiro e Cunha, Pedro Teixeira Sequeira, Rafael da Silva e Sousa, conhecido reinol, José de Campos, Antônio Correia Sardinha, Bartolomeu Fernandes, Manuel Gonçalves Fraga, José de Almeida Naves, Jacinto Barbosa Lopes, Manuel da Silva e Sousa, Bernardo de Chaves Cabral, Manuel Ferreira Vilence, Torquato Teixeira de Carvalho, João Delgado de Camargos, Filipe de Campos, Manuel da Silva Leme, Caetano Moniz da Costa, Jerónimo da Silveira de Azevedo, Sebastião Preto Ferreira, Francisco Ribeiro de Morais, Fernando de Andrade, Jacinto Nogueira Pinto, Antônio Rodrigues de Sousa, Inácio de Sampaio e Almeida, Francisco de Lucena Monte Arroio, Pedro Correia de Godói, Bento Vieira de Sousa e José de Barros e Fonseca.
Mariana faz parte da história do nascimento de Minas, pois foi sua primeira vila, cidade e capital.






































Advogados, o que vocês esperam da OAB nos próximos 3 anos?


Novembro é mês de eleições na OAB. Quais são as principais reivindicações dos advogados?

Advogados o que vocs esperam da OAB nos prximos 3 anos
Qual o retorno que um advogado tem com os recursos de sua anuidade? Qual o papel da OAB nos rumos da advocacia? Para você, qual o maior problema da advocacia, hoje?
No mês de novembro ocorrem as eleições para os cargos de direção da Ordem dos Advogados do Brasil e Seccionais. Presidente, Conselheiros (Estaduais e Federais), Tesoureiros, Diretores de Caixa de Assistência, diversos outros que que estarão à frente da OAB no próximo triênio 2015-2018.
O rumo da advocacia em cada região está em jogo. Você, advogado, tem participado? Seus anseios são levados em consideração?.
Muitos advogados se queixam que as campanhas ficaram menos propositivas e se distanciaram dos anseios de classe, o que afasta o desejo de participar e votar. Por isso, queremos saber de vocês: quais propostas os advogados esperam ouvir dos candidatos? Quais os pontos críticose sugestões para mudar?
Os principais temas serão listados e ficarão disponíveis para que os candidatos se posicionem. Assim, você pode participar com muito mais vontade e transparência do futuro da advocacia. Se desejar, indique a sua localidade, talvez existam peculiaridades na sua região.

Ditados populares - 22

Sem papas na língua
Significa ser franco, dizer o que sabe, sem rodeios. A expressão vem da frase castelhana “no tener pepitas em la lengua”. Pepitas, diminutivo de papas, são partículas que surgem na língua de algumas galinhas, é uma espécie de tumor que lhes obstrui o cacarejo. Quando não há pepitas (papas), a língua fica livre.
A toque de caixa
A caixa é o corpo oco do tambor que foi levado para a a Europa pelos árabes. Como os exercícios militares eram acompanhados pelo som de tambores, dizia-se que os soldados marchavam a toque de caixa. Atualmente, refere-se a uma tarefa que se tem de fazer rapidamente, eventualmente a mando de alguém ou mesmo à força.
Maria vai com as outras
Dona Maria I, mãe de D. João VI (avó de D. Pedro I e bisavó de D. Pedro II), enlouqueceu de um dia para o outro . Declarada incapaz de governar, foi afastada do trono. Passou a viver recolhida e só era vista quando saía para caminhar a pé, escoltada por numerosas damas de companhia. Quando o povo via a rainha levada pelas damas nesse cortejo, costumava comentar: “Lá vai D. Maria com as outras”. Atualmente aplica-se a expressão a uma pessoa que não tem opinião e se deixa convencer com a maior facilidade.

Ditados populares - 21

Fila indiana
Tem origem na forma de caminhar dos índios americanos, que, desse modo, encobriam as pegadas dos que iam na frente.
Passar a mão pela cabeça
Significa perdoar, e vem do costume judaico de abençoar cristãos-novos, passando a mão pela cabeça e descendo pela face, enquanto se pronuncia a bênção.
Gatos pingados
Esta expressão remonta a uma tortura procedente do Japão que consistia em pingar óleo fervente em cima de pessoas ou animais, especialmente gatos.
Existem várias narrativas ambientais na Ásia que mostram pessoas com os pés mergulhados num caldeirão de óleo quente. Como o suplício tinha uma assistência reduzida, tal era a crueldade, a expressão “gatos pingados” passou a significar pequena assistência sem entusiasmo ou curiosidade para qualquer evento.
pestanas
Queimar as pestanas
Antes do aparecimento da eletricidade, recorria-se a uma lamparina ou uma vela para iluminação. A luz era fraca e, por isso, era necessário colocá-las muito perto do texto quando se pretendia ler o que podia dar num momento de descuido queimar as pestanas. Por essa razão, aplica-se àqueles que estudam muito.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A companhia aérea perdeu e/ou violou minha bagagem. Como devo agir?



A companhia area perdeu eou violou minha bagagem Como devo agir
A companhia aérea perdeu e/ou violou sua bagagem que foi despachada? Para não se desesperar se isto acontecer, saiba como agir.

Descomplicando o direito

1. O que é extravio de bagagem? Ocorre quando a mala não chega ao seu destino final. Neste caso, o viajante será indenizado por danos morais e materiais (itens que estavam na mala e itens de primeira necessidade que foram comprados por conta do extravio).
2. Com quantos dias a bagagem é considerada extraviada? 30 dias, no caso de voos domésticos, e 21 dias, em caso de voos internacionais.
3. O que é violação de bagagem? Ocorre quando, apesar de a mala chegar no destino final, houve o furto de alguns pertences.
4. Como devo agir no aeroporto? Caso a mala tenha sido extraviada ou violada, é necessário preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB), ainda dentro da sala de desembarque.
5. Como devo agir depois que sair do aeroporto? O consumidor deve enviar e-mail para ANAC e prestar Boletim de Ocorrência, descrevendo a situação e os itens envolvidos no extravio ou na violação.
6. Para evitar mais transtornos, quais procedimentos devo realizar antes/depois de embarcar com a bagagem? a) ainda em casa, tirar foto de alguns itens que estão dentro da sua bagagem, b) antes de despachar tirar todas as etiquetas de voos antigos, c) identificar a bagagem, dentro e fora, com todas as suas informações, d) utilizar cadeados no modelo TSA ou pedir que a companhia aérea lacre a bagagem, e) levar uma muda de roupas numa mala de mão, f) ao retirar a bagagem da esteira verificar se está tudo perfeito.
7. Como proceder se a companhia aérea não quiser assumir os danos? Procure um advogado, pois o entendimento atual dos juízes é que as companhias aéreas devem se responsabilizar pelos itens transportados no seu bagageiro.

Entendendo o direito

1. O que é o extravio de bagagem?
O extravio de bagagem (conhecido também como perda de bagagem) acontece quando a sua mala não chega ao destino final.
Nestes casos, o viajante terá direito a danos morais, bem como danos materiais dos itens que se encontravam na mala.
Além disto, terá direito ao reembolso da compra dos itens de primeira necessidade (roupas, produtos de higiene e sapato, por exemplo), que puderem ser comprovados através de nota fiscal.
2. Com quantos dias a bagagem é considerada extraviada?
A bagagem só é considerada extraviada após 30 dias, em casos de voos domésticos, e após 21 dias, em casos de voos internacionais.
3. O que é a violação de bagagem?
A mala é considerada violada quando, apesar de chegar no destino final, é perceptível sinais de abertura sem autorização do dono e, principalmente, na falta de algum dos itens que se encontravam dentre os seus pertences.
Nestes casos, o cliente também terá direito a indenização por danos materiais (itens furtados) e por danos morais.
4. Como devo agir no aeroporto?
Se a sua mala não chegou ou está violada, não se desespere!
Ainda dentro do portão de desembarque (onde retiramos as malas), se encaminhe até uma central de atendimento ou a um dos funcionários da sua empresa para relatar o ocorrido por escrito, através do Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB), descrevendo como era a mala e quais os itens estavam dentro (em caso de extravio) ou informando quais os itens furtados (em caso de violação).
Caso não seja possível realizar o RIB, quando chegar no seu destino, realize, através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) online, a descrição do ocorrido.
No caso de realizar o RIB, lembre-se de pedir número do protocolo e segunda via do documento escrito, pois será muito importante, caso haja necessidade de propor ação judicial.
5. Como devo agir depois que sair do aeroporto?
Depois que sair do aeroporto, aconselho a enviar detalhes do ocorrido para o site daAgencia Nacional de Aviacao Civil (ANAC), informando todos os detalhes do ocorrido, bem como número de protocolo da reclamação na empresa.
Além disto, é importante prestar Boletim de Ocorrência na sua cidade e, se possível, nas cidades de onde você partiu e/ou onde fez conexões, informando todos os detalhes da bagagem, número dos voos e todos os demais detalhes possíveis.
6. Para evitar mais transtornos, quais procedimentos devo realizar antes/depois de embarcar com a bagagem?
Lógico que, antes de sair da sua casa ou do destino da sua viagem, você não quer imaginar que algo deste tipo vá acontecer. Entretanto é importante que você esteja preparado para situações como esta.
Por isso, lembre-se sempre de: a) ainda em casa, tirar foto de alguns itens que estão dentro da sua bagagem, b) antes de despachar tirar todas as etiquetas de voos antigos, c) identificar a bagagem, dentro e fora, com todas as suas informações, d) utilizar cadeados no modelo TSA ou pedir que a companhia aérea lacre a bagagem, e) levar uma muda de roupas numa mala de mão, f) ao retirar a bagagem da esteira verificar se está tudo perfeito.
7. Como proceder se a companhia aérea não quiser assumir os danos?
Caso a companhia aérea não queira assumir os danos, procure um advogado, pois o entendimento atual dos juízes é de que a empresa deve se responsabilizar pelos itens que se encontram

Ditados populares - 20

Erro crasso
Na Roma antiga havia o Triunvirato: o poder dos generais era dividido por três pessoas. No primeiro destes Triunviratos, tínhamos: Caio Júlio, Pompeu e Crasso. Este último foi incumbido de atacar um pequeno povo chamado Partos. Confiante na vitória, resolveu abandonar todas as formações e técnicas romanas e simplesmente atacar. Ainda por cima, escolheu um caminho estreito e de pouca visibilidade. Os Partos, mesmo em menor número, conseguiram vencer os romanos, sendo o general que liderava as tropas um dos primeiros a cair. Desde então, sempre que alguém tem tudo para acertar, mas comete um erro estúpido, dizemos tratar-se de um “erro crasso“.
Lágrimas de crocodilo
O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima. Daí a expressão significar choro fingido.

Ditados populares - 19

Não entender patavina
Não saber nada sobre determinado assunto. Nada mesmo.
Tito Lívio, natural de Patavium (hoje Pádova, na Itália), usava um latim horroroso, originário de sua região. Nem todos entendiam. Daí surgiu o Patavinismo, que originariamente significava não entender Tito Lívio, não entender patavina.
Jurar de pés junto
A expressão surgiu das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado para confessar seus crimes.
Emanuele Filiberto di Savoia
Emanuele Filiberto di Savoia
Testa de ferro
O Duque Emanuele Filiberto di Savoia, conhecido como Testa di Ferro, foi rei de Chipre e Jerusalém. Mas tinha somente o título e nenhum poder verdadeiro. Daí a expressão ser atribuída a alguém que aparece como responsável por um por um negócio ou empresa sem que o seja efetivamente.

André Esteves

O sócio do Banco BTG Pactual, preso sob suspeita de planejar obstruir as investigações da Operação Lava Jato é o Décimo Terceiro homem mais rico do Brasil.
O empresário é dono do maior Banco de Investimentos do Brasil, responsável por administrar R$214,8 bilhões. 
O empresário é membro do Conselho da BM&FBovespa e da Federação Brasileira de Bancos. É o dinheiro não está fazendo mais a diferença. Está preso. Falei.

Doações para políticos

Financiamento privado de campanha é um câncer que corrói o Brasil desde as suas raízes e entranhas.
O que prevalece infelizmente em muitos casos, é o interesse privado e não o interesse coletivo.
Ou seja, na prática, os parlamentares não representam o cidadão comum, mas sim, o seu financiador. O eleitor é um idiota. Falei.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Famoso na TV e bons de bolso

Imagem 1/21: Em boa parte das categorias profissionais, homens recebem salários maiores do que as mulheres. Isso é motivo de campanhas e protesto por parte das mulheres -e com toda razão. Porém, no mundo da TV, isso não ocorre: mulheres e homens recebem salários muito parecidos, de acordo com o que poderíamos chamar de "faixas de celebridade". Claro, quanto mais famoso, talentoso e estelar é um ator ou uma atriz, maior o salário. No caso da Globo, porém, há uma casta de artistas que faz jus não só a altos salários, mas também a um "plus" ou um "bônus" sempre que são escalados para uma novela ou minissérie. Esse "bônus" pode chegar a R$ 1 milhão. Vejam uma lista de atores e seus salários (estimativas apuradas pela coluna, nenhuma emissora aceita falar sobre contratos) - Ricardo Feltrin, colunista do UOL

 RODRIGO SANTORO: Pode ser considerado o maior cachê da TV brasileira no momento, embora só faça atuações por obra e, por enquanto, só para a Globo. Por cerca de 50 dias de trabalho em "Velho Chico", próxima novela das 21h30 da Globo, vai receber US$ 100 mil (R$ 380 mil) 

TONY RAMOS: É o expoente do "primeiro escalão" da dramaturgia brasileira. Seu salário estimado é em torno de R$ 200 mil mensais, mas tem o direito a recceber um bônus que pode chegar a R$ 1 milhão, dependendo do papel e do tempo em que ficará no a

TARCÍSIO MEIRA: Outro "medalhão" da Globo que tem salário na faixa dos R$ 200 mil, com os mesmos benefícios do colega Tony Ramos. Ou seja, pode ganhar bônus polpudos quando está no ar

FERNANDA MONTENEGRO: Uma grande atriz brasileira e seu salário é idêntico ao dos colegas já citados: cerca de R$ 200 mil. Com uma diferença: como Fernanda é quase uma grife, a Globo lhe paga também para que ela nunca troque de emissora. Mesmo que fique fora do ar, ela continua recebendo e também tem direito a bônus 

ANTONIO FAGUNDES: Um excelente ator merece um excelente salário, e Fagundes também está nessa faixa dos "estelares" da Globo (faixa dos R$ 200 mil mensais), mais bonificações quando está no ar. Parece muito, mas há executivos na iniciativa privada que ganham cinco vez mais que isso, só em salários, e dez vezes mais em bônus 

SUSANA VIEIRA: Outra expoente feminina das estrelas, também tem um salário estimado na casa dos R$ 200 mil, e também tem direito a bonificações quando está no ar. E notem que Susana é um verdadeiro trator para trabalhar: ela está sempre no ar, ano após ano. E quando sobra tempo ainda faz papéis divertidíssimos no cinema, como em "Linda de Morrer" 

ALEXANDRE NERO: Não chega a ser um medalhão, mas também já está acima do chamado "segundo escalão" do casting global. Alexandre Nero se tornou rapidamente um dos atores mais requisitados por novelistas. Se fosse uma ação da Bovespa, Nero seria uma barbada que só vai subir nos próximos anos. Deve receber algo em torno de R$ 170 mil quando está no ar. E uns R$ 130 mil fora da tela

GIOVANNA ANTONELLI: Aqui começa o chamado segundo escalão salarial da dramaturgia, em termos de salários. Estima-se que Giovanna (muito trabalhadora, assim como Susana) esteja na faixa dos R$ 120 mil mensais. Porém, nesta faixa não há o tal bônus, e o "salário" (cachê) também pode sofrer redução quando a dita está fora do ar 

RODRIGO LOMBARDI: Outro exemplo do "segundo nível" (em cachê, claro) da Globo, também na faixa dos R$ 120 mil mensais. Nada mal pois Rodrigo é bastante requisitado para comerciais e eventos, e em alguns meses deve ganhar o dobro graças a isso

DEBORAH SECCO: Está no mesmo nível de "cachê" que Giovanna e Rodrigo Lombardi. Ou seja, na casa dos R$ 120 mil. Uma atriz que cresceu dentro da Globo, que reconhece seu talento com um bom salário

GABRIEL BRAGA NUNES: Ele tem fama de difícil, mas seu talento é inegável. Por incrível que pareça, foi preciso que saísse da Globo e passasse um tempo na Record para que fosse realmente reconhecido e recontratado por um salário que, estima-se, esteja na faixa dos R$ 80 mil a R$ 100 mil 

MÁRCIO GARCIA: Também está na faixa dos R$ 100 mil, e provavelmente ganhava mais ou menos isso entre salários e merchandising nos tempos do "Melhor do Brasil", da Record. Só que em 2010, R$ 100 mil valiam muito mais que hoje

MALVINO SALVADOR: Outro ator que não pode ser chamado da "nova geração", mas é parte do panteão dos galãs da Globo. E é um ator muito competente, vale acrescentar. Vai bem em papéis dramáticos, de ação e principalmente em comédia. Seu salário estimado também está na casa de R$ 100 mil, mas se quiser dobra isso fácil, fácil com comerciais e eventos 

FLÁVIA ALESSANDRA: Boa atriz, bonita e já é experiente. Se saísse da Globo não ficaria nem uma semana desempregada, certamente. Seu salário também estaria nessa faixa dos R$ 100 mil quando está no ar (e uns R$ 75 mil quando fora das novelas). Nada mal

MARCELO SERRADO: Ator da Globo que até mereceria mais do que os R$ 100 mil (quando está no ar) estimados pelas fontes ouvidas por esta coluna. Marcelo poderia ganhar mais se quisesse, mas se dedica também ao teatro e a stand-ups --que, convenhamos, não pode ser considerado nem sequer uma galinha dos ovos de latão para artistas 

CAMILA QUEIROZ: Eis um exemplo da nova geração que a Globo tratou de segurar com um contrato mais longo --enquanto a maioria dos artistas da idade e tarimba de Camila tem, no máximo, um contratinho por obra. Mas ela ainda tem um longo caminho a percorrer e a estimativa é que receba algo em torno de R$ 50 mil mensais

SERGIO MARONE: Esse é o maior exemplo profissional do ditado "há males que vem para o bem". Desprezado pela Globo, saiu para o maior papel de sua vida em "Os Dez Mandamentos". Na Record, deve receber algo em torno de R$ 60 mil. E isso deve ser mais que o dobro do que ele ganhava na Globo. Bênção para Marone, praga para a Globo 

LARISSA MACIEL: Outra estrela descartada pela Globo e que hoje brilha e ri à toa na Record. Seu salário deve estar na casa dos R$ 50 mil ou R$ 60 mil mensais, que é mais do que ela recebeu interpretando a cantora "Maysa" em minissérie na Globo

LARISSA MANOELA: A Larissinha de "Cúmplices de um Resgate", do SBT, ainda é uma menina, mas seu salário já é de gente grande - embora nada portentoso se comparado com os adultos: cerca de R$ 20 mil mensais

JEAN PAULO CAMPOS: Seu salário também deve estar na casa dos R$ 20 mil mensais. Mas só porque numa conturbada negociação seus pais aceitaram assinar com a Record, o que fez com que Silvio o chamasse de volta com um dinheiro extra. Mas Jean merece, porque é um menino muito talentoso e tem um grande futuro pela frente 


Fonte: UOL