Não é raro hoje em dia encontrarmos pessoas com os
seguintes pensamentos: "pneu é tudo igual", "pra que gastar 300,00 em um
pneu se um de 100,00 faz o mesmo efeito", e por aí vai. Mas até onde
esses pensamentos têm razão (se é que eles têm) ? Eles tem algum fundo
de verdade? Vamos ver...
Ao chegar numa loja de pneus, você saberia escolher tecnicamente
um pneu? Para fazer a escolha certa precisamos levar em conta vários
aspectos que nos são informados no próprio nome do pneu, como por
exemplo 175/70R14 86T. Vamos dissecar o nome desse pneu e entender o que
cada fragmento dele representa Entendendo as especificações. Se o
vendedor chegar pra você e dizer "Amigo, tenho dois pneus que servem no
seu carro, um deles é 175/70R14 86T e o outro 185/60R14 88H" Qual você
escolheria ?
Para começar, devemos pegar a especificação completa de um pneu, por exemplo o Bridgestone Potenza GIII : 185/60R14 82H. Agora vamos detalhar essas informações.
Para começar, devemos pegar a especificação completa de um pneu, por exemplo o Bridgestone Potenza GIII : 185/60R14 82H. Agora vamos detalhar essas informações.
- 185 : Largura da banda de rodagem do pneu, é a largura da parte do pneu que toca o solo;
- 60 : Nesse caso, informa que a altura do pneu é 60% da largura do pneu (185, nesse caso);
- R14 : É o aro do pneu, nesse caso o pneu é para rodas aro 14;
- 82 : É o índice de carga do pneu, basicamente é o peso que o pneu suporta sem sofrer alterações ou perda de desempenho, nesse caso este pneu suporta 475 quilos (tabela completa abaixo);
Índice de carga | Peso em Kg | Índice de carga | Peso em Kg |
55 | 218 | 79 | 437 |
58 | 236 | 80 | 450 |
59 | 243 | 81 | 462 |
60 | 250 | 82 | 475 |
61 | 257 | 83 | 487 |
62 | 265 | 84 | 500 |
63 | 272 | 85 | 515 |
64 | 282 | 86 | 530 |
65 | 290 | 87 | 545 |
66 | 300 | 88 | 560 |
67 | 307 | 89 | 580 |
68 | 315 | 90 | 600 |
69 | 325 | 91 | 615 |
70 | 335 | 92 | 630 |
71 | 345 | 93 | 650 |
72 | 355 | 94 | 670 |
73 | 365 | 95 | 690 |
74 | 375 | 96 | 710 |
75 | 387 | 97 | 730 |
76 | 400 | 98 | 750 |
77 | 412 | 99 | 775 |
78 | 425 | 100 | 800 |
- H : É o índice de velocidade do pneu, esta informação nos dá a velocidade máxima que o pneu suporta sem sofrer alterações físicas, essa informação nunca deve ser excedida, sob pena de acidentes.
Índice de velocidade | Velocidade em km/h | Índice de velocidade | Velocidade em km/h |
D | 65 | Q | 160 |
E | 70 | R | 170 |
F | 80 | S | 180 |
G | 90 | T | 190 |
J | 100 | U | 200 |
K | 110 | H | 210 |
L | 120 | V | 240 |
M | 130 | ZR | >240 |
N | 140 | W | 270 |
P | 150 | Y | 300 |
Por exemplo, “Tenho um Corsa Sedan 2003 qual pneu devo comprar ?”
Devemos sempre verificar no manual do fabricante do automóvel, nesse caso a GM recomenda pneus 175/60R14.
Podemos
ver que ela não deixou claro qual o índice de carga e velocidade que o
pneu deve suportar, mas mesmo assim se torna fácil, basta olharmos na
tabela para vermos que um pneu com índice de velocidade H (210km/h) é
suficiente e ainda deixamos uma margem de segurança boa, mas e o índice
de carga ? Este devemos analisar o carro como um todo: O Corsa pesa em
torno de 1200km, com 5 passageiros (cada um pesando 75kg) e 200kg de
bagagem na mala chegamos a um peso total de 1775kg, dividindo este valor
por 4 (cada pneu fica com 1/4 do peso total) temos 443km, agora que
temos um possível peso máximo para o carro devemos consultar na tabela
de índice de carga para vermos qual pneu mais se adequa a nossa
necessidade, no caso escolhi 88, pois assim suporta até 560kg por pneu,
nos dando assim uma boa margem de segurança.
Na
hora da escolha dos pneus, devemos prestar bastante atenção e saber
compará-las, pois assim evitaremos desperdiçar dinheiro, porque imagine
que você paga 80,00 reais a mais por um pneu que lhe permite rodar acima
de 250km/h, mas seu carro é um Fiesta 1.0 e que dificilmente chegará a
170km/h, agora eu lhe pergunto "Do que adiantou o investimento ?”
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