terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Jovem de 17 anos conquistou o 1º lugar em Medicina como cotista na Ufes

Com a divulgação do resultado do Sisu, alunos agora têm que fazer a pré-matrícula.

Victor faz mecânica no Ifes e conta que sempre teve o sonho de estudar medicina
Victor faz mecânica no Ifes e conta que sempre teve o sonho de estudar medicina

Na tarde desta segunda-feira (30), Victor Cornachini era só alegria. “Nem acredito. Foi um susto”, desabafou. Aos 17 anos ele foi aprovado, em 1º lugar como cotista, para o curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). Foram disponibilizadas 238 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior do País. Só na Ufes foram 4.930 vagas em 91 cursos, nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. A universidade só vai falar sobre o resultado após recebê-lo, oficialmente.
Comemoração
Para Victor, filho único de um representante comercial e de uma pedagoga, foi dia de comemorar. Ele conta que estudar Medicina sempre foi um sonho, mas achava que não teria pontuação suficiente.
Decidiu então apostar em Engenharia Mecânica. “Seguiria os passos do que já curso”, explicou. Ele se refere ao curso técnico em Mecânica que concluiu no Ifes, onde também foi bem avaliado na época da seleção. “Passei, na ocasião, em 7º lugar em Mecânica”, relata.
Mas, quando recebeu o resultado do Enem, descobriu que tinha uma boa pontuação e que valia tentar seu sonho. “Minha média aritmética foi 817, mas pesaram as notas de outras matérias, como Redação, onde conquistei 940”, explica.
Morador de Cariacica, ele conta que os pais estão muito felizes. “Achavam que eu faria Engenharia Mecânica”, conta, rindo. Lembra ainda que o sufoco, nos dias que antecederam o resultado, foi grande. Como faria a prova do Enem em uma escola que foi alvo de ocupação, teve o seu resultado atrasado. “Foi uma angústia”, diz.
Agora, sonha em começar a faculdade, traçando planos para o futuro. Por enquanto, pensa em se especializar em Anestesiologia. “Mas posso mudar, vamos ver”, conta.
Edital
Mas agora, depois da comemoração, Victor e outros estudantes aprovados na Ufes precisam estar atentos ao edital de matrícula, já publicado no site da universidade. Todos os candidatos classificados precisam fazer a pré-matrícula on-line, obrigatória, onde ele confirmará seu interesse pela vaga, via internet.
Ela será realizada de 3 a 7 de fevereiro, no site descrito no edital. Depois disso, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, ocorre o cadastramento de matrícula definitivo, também obrigatório, quando deve ser apresentada toda a documentação.

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário