terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Pesquisa revela: digitais podem ser copiadas a partir de fotos

Segundo cientistas, o risco está em imagem com sinal de paz.
Talula, ex-BBB: segundo pesquisadores japoneses, foto com sinal da paz deixa digitais vulneráveis


Pesquisadores japoneses afirmaram terem conseguido copiar a impressão digital de uma pessoa a partir de uma foto em que ela faz o sinal da paz, com dedos em formato "V", levantando a questão de o quanto esta informação pode se tornar alvo de roubos em potencial.
"Uma pessoa pode usá-la para assumir uma outra identidade, como acessar um smartphone ou invadir uma área restrita como um apartamento ", alertou Isao Echizen, professor do Instituto Nacional de Informática do Japão.
Posar para fotos com o sinal da paz é muito comum entre os japoneses.
Echizen e o colega Tateo Ogane fizeram um experimento em que eles extraíram as digitais de Echizen a partir de uma fotografia tirada a 3 metros de distância.
A imagem, de alta resolução, foi capturada por uma câmera digital DSLR (categoria de câmeras profissionais, uma sigla para "digital single-lens reflex"), com lentes de 135mm.
Equipamentos que podem extrair dados a partir de impressões digitais têm visto uma expansão rápida, ganhando lugar em telefones celulares inteligentes e laptops, entre outros, como alternativa para autenticar o acesso, no lugar de senhas.
NTT Docomo, a maior operadora móvel do Japão, afirmou não ter recebido nenhum relato de um uso indevido dos dados de clientes a partir de suas impressões digitais.
Com informações da Agência O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário