sábado, 3 de outubro de 2015

10 verdades sobre concurseiros que nunca te contaram

Uma tendência natural de quem se aventura por uma seara qualquer é seguir conselhos e recomendações de quem já vem atuando há algum tempo.
Apesar das melhores intenções que existem nessas orientações, esses 'conselheiros' vão, ao longo do tempo, replicando informações recebidas de outros conselheiros que replicam de outros e de outros e assim sucessivamente.

Por este motivo, e para acabar com alguns mitos, separei 10 verdades sobre nós concurseiros que nunca te contaram:
1 - Você não quer ser aprovado para ter um bom salário e estabilidade
O discurso é um, mas a motivação é outra! Salário e estabilidade são coisas boas, isso eu concordo, mas na verdade o que você quer são os benefícios que esses e outros itens trarão para sua vida: aí o significado é só seu! Então, pare de dizer que você faz concurso para passar na prova. Você faz para ter o cargo, para conquistar bens materiais e a tranquilidade que ocupar esse cargo pode te proporcionar.
2 – Sofrer para estudar é opcional, não regra
A ideia de que não há conquista sem sofrimento é uma grande bobagem. Se você tiver em mente seu objetivo bem definido e alinhado com seu propósito de vida – mesmo que o cargo que quer neste momento seja só uma etapa de tudo – você dificilmente irá sofrer como alguns defendem que é preciso. Controlar suas emoções e sua ansiedade é a melhor maneira de canalizar energia para o que realmente importa.. Então, pare de bancar o coitadinho. Você fez uma escolha e nem tudo serão flores, mas no fim valerá a pena. Nada de ficar reclamando pelos cantos.
3 – Você deve ajustar o concurso à sua vida e não sua vida ao concurso
A maior bobagem que lhe dizem é que você precisa parar tudo o que faz na vida para estudar. Dizem que você não pode sair, não pode ter tempo para família, deve abandonar os amigos… Respire fundo, vou te contar agora: Isso é uma mentira! Se preparar para concursos públicos é só uma parte da sua vida e não ela toda. Você terá que fazer negociações a que pode não estar acostumado por um tempo, mas nem por isso deve deixar de ter seus momentos de lazer, sua atividade física, um tempo para se cuidar, ficar com a família e amigos. Pode não ser a mesma quantidade de horas, mas, com planejamento – olha ele aqui de novo – você terá como gerenciar tudo isso e não virar uma bomba-relógio esquizofrênica.
4 – Você não precisa comprar tudo o que vê pela frente
Ter montanhas de materiais ao seu redor não fará você ser aprovado. Ou melhor: comprar tudo o que vê pela frente de materiais e soluções não vai te dar a segurança que você está procurando. Sabe o que vai resolver essa sua dor? Planejamento e estratégia. Avalie tudo o que já tem antes de tirar qualquer centavo da carteira. Invista em fontes de qualidade, mesmo que sejam mais caras. Muitas vezes, menos é mais. Desta forma, você – além de economizar – poderá aproveitar oportunidades de conseguir não só negociar como lapidar seu patrimônio concurseiro. Procure também na internet, existe muito material de qualidade gratuito. Olha essa dica aqui embaixo.
5 – Você é quem está sob o controle da sua preparação
Se o seu foco está no dia da aprovação, você está fadado a ter uma ansiedade tão grande que este dia nunca vai chegar. Imaginar o dia da sua nomeação pode ser uma arma poderosa de motivação. Porém, só pensar nela é um atraso para isso se tornar real. Crie metas semanais de estudo pensando na qualidade do que estudou e não na quantidade de horas sentado na cadeira. Você precisa ter certeza de que aprendeu o conteúdo e não de que o relógio passou. Faça uma planilha de controle de resultados. Ela pode até ter as horas de dedicação, mas o principal é o quanto você aproveitou, quantas questões é capaz de acertar com o que aprendeu, o que você revisou e o que ainda precisa revisar...
6 – O tempo é seu aliado, não inimigo
Vá me desculpando, mas quem não tem tempo para o que precisa fazer é desorganizado, sem planejamento e não um projeto de sucesso. Ser produtivo é fazer tudo o que precisa com tranquilidade, sem desespero e afobamento. Se antecipe ao edital, identifique as matérias básicas do cargo que deseja e vai estudando. Você querendo ou não vai levar alguns meses para aprender o conteúdo. Não existe uma só pessoa que seja capaz de responder quanto tempo é preciso para se passar em um concurso. Quem faz isso está iludindo você. Sabe por que? Porque depende da sua bagagem sobre os assuntos cobrados, do seu tempo disponível para estudar, do seu planejamento, a sua disposição e determinação para fazer isso e ainda de outros fatores externos, como a publicação do edital e a data da prova. Pare de perguntar quando é que vai passar e pergunte quando estará preparado.
7 – Você é muito mais inteligente do que imagina
Você acha que concurso que para passar em concurso precisa ser muito inteligente? Se enganou. Todo mundo tem capacidade de aprender o que é necessário para ser aprovado em concurso. Já vi pessoas consideradas medianas na escola ocupando cargos iguaizinhos àqueles dos que eram os primeiros da sala. Pode até ser que leve mais tempo e que o esforço precise ser maior. Mas você tem armas poderosas nas mãos que pode usar: um bom planejamento, um bom controle de resultado e a mais extraordinária delas: a motivação. São mais de 300 mil oportunidades de vagas todos os anos. Se quiser de verdade, vá atrás desse sonho!
8 – O verdadeiro valor da sua aprovação pertence somente a você
Você não tem apoio em casa, seus amigos não entendem por que você quer ser servidor público? Você tem um problema, mas ele é bem menor do que imagina. Converse com quem está em casa, tente explicar que o fato deles não atrapalharem já é ótimo! Se puderem fazer mais alguma coisa, excelente. Quanto aos amigos, tente explicar, mas não gaste energia demais se justificando. O maior interessado na sua aprovação é você. É a você que toda verdade tem que ser dita todos os dias e também será você quem irá sentir todo o valor da aprovação.
9 – A melhor história de sucesso é a sua
As histórias de sucesso de quem se superou e já é um servidor público são inspiradoras, não é mesmo? Dá vontade de fazer exatamente o que aquela pessoa fez para ter o mesmo resultado. Só que há uma dificuldade nisso: você não é ela e ela não é você. O método que ela usou pode até ser útil para sua estratégia, mas vai precisar de ajustes. Se você é daqueles que, a cada novo depoimento de sucesso, muda de foco estratégico, saiba que a imagem que as pessoas verão é a de um cachorro correndo atrás do rabo e fazendo um buraco abaixo de si mesmo. Se você não quiser ser visto dessa forma, pare de repetir os outros e tire proveito adaptando cada ideia.
10 – Estudar para qualquer concurso não serve
"Não importa o concurso, o que importa é passar”. Essa é a maior das maiores mentiras de todas que já te contaram, e que com certeza você já ouviu e deve estar repetindo por aí. Mudar de foco a cada edital que sai é um tiro no pé (ou na cabeça!). As disciplinas cobradas em cada área e grupo de cargos são diferentes e as bancas também. Então você vai acumular um monte de conteúdos, multiplicá-lo pelos editais e o resultado qual será? Você nunca estará preparado de verdade, nunca será competitivo, a única coisa que você será é um prato cheio para a concorrência. Além disso vai se estressar e consequentemente desanimar até desistir. Defina um cargo ou uma área de interesse e dedique-se. É uma decisão que parece difícil, afinal, como abrir mão de 300 mil chances por ano? Vai por mim, sua aprovação será muito mais rápida.
Se você quer melhorar seu planejamento e ser mais estratégico em busca da sua aprovação em concursos, compre o curso do André Almeida, Acessem www.segredosdacespe.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário