terça-feira, 20 de outubro de 2015

Os 'segredos' das 6 principais bancas concurseiras revelados

Conhecer as particularidades da banca examinadora é uma das maiores virtudes que um concurseiro pode ter, no entanto, as empresas organizadoras trabalham a cada dia com o desafio de aumentar cada vez mais a dificuldade em seus exames.
No entanto, independente das mudanças (exceto as radicais), cada banca segue o seu próprio estilo de acordo com a sua filosofia. Mas não precisa ter medo!
Os segredos das 6 principais bancas concurseiras revelados
O candidato que conhecer o estilo da sua banca, as exigências e o nível de dificuldade, já sai na frente dos demais concorrentes, estando muito mais preparado para a prova, minimizando o risco de erros e surpresas desagradáveis.
Investigando o perfil das seis principais bancas examinadoras, foi possível identificar as características mais marcantes das 6 principais bancas concurseiras, que serão reveladas para você agora:
  • Fundação Carlos Chagas (FCC)
A FCC realiza concursos nas esferas municipais, estaduais e também federal. As questões geralmente são muito objetivas, e mesmo que sejam extensas, não têm muitos segredos. As provas de língua portuguesa e de direito são muito equilibradas e exigem um grau de análise e conhecimento das leis. A Carlos Chagas cobra muito letra da lei, principalmente em questões apresentem casos.
Uma “pegadinha” que pode atrapalhar os concurseiros mais desatentos está nos enunciados das questões de múltipla escolha. Eles têm o hábito de pedir para assinalar a alternativa INcorreta, e muitos escorregam nessa casca de banana.
Dicas: acesse www.segredosdacespe.com.br
  • VUNESP
A prova de português costuma ser bastante simples, eles dão boa atenção à gramática. Em Direito, assim como a FCC, é importante conhecer bem a letra da lei.
Mas atenção, eles estão querendo mudar seu estilo e isso pode complicar um pouco.
  • CESPE
A mais temida pelos concurseiros. As questões são multidisciplinares e complexas. A prova de português é longa e cansativa, mas aí é que se esconde a coruja (não eu) rs.
As questões são do tipo ‘certo e errado’ e isso exige atenção redobrada. A banca anula uma questão certa se marcar alguma errada. Mas nem por isso o candidato deve deixar de chutar. Quer saber como chutar bem?
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Essa é a banca da OAB... Ela é de fato imprevisível, não tem padrão, muda muito de uma prova para outra, mas possui características que são frequentes como longos textos para interpretação e gramática. E na parte de direito tem cobrado casos práticos com temas multidisciplinares.
  • ESAF
Essa também deixa qualquer um de cabelo em pé. Ela é uma banca polêmica, pois traz temas que não há consenso entre os doutrinadores. O volume de recursos costuma ser grande, o que pode até atrasar o andamento da seleção.
São questões muito bem elaboradas e complexas, com estudo de casos em direito e cobrança da letra de lei. O grau de dificuldade é altowww.segredosdacespe.com.br.
Dica
  • CESGRANRIO
Petrobras, bancos, IBGE são os concursos mais tradicionais desta banca.
O nível da Cesgranrio é de médio a elevado. A característica mais marcante é de provas separadas por matérias. São parecidas com as da FCC com cobrança de texto de lei e enunciados, mas não tão complexas quanto os da Cespe.
A prova de inglês é difícil, e o candidato deve ficar atento às questões de interpretação de texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário