quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Crônica do dia - 31-12-2009

Planeje o seu sucesso

Não há nada que esteja tão bom que não possa ser melhorado. Para tornar sua carreira mais forte em 2010 é importante que o planejamento profissional comece ainda este ano. E o primeiro passo é fazer um balanço pessoal.

“Aproveite os últimos dias desse ano e trace os caminhos que irão fazer a sua carreira decolar durante os próximos 12 meses. Levante os pontos que lhe agradam e os que lhe desmotivam. Desse modo, a tarefa de traçar os objetivos a serem alcançados será mais fácil”, orienta o especialista em carreiras e mercado de trabalho, Renato Grinberg.

Outra dica do consultor é tentar se colocar no lugar de um chefe, de alguém que irá contratar um funcionário, por exemplo.

“Precisamos assumir a postura de gestores quando pensamos em nossas carreiras. Imagine-se na posição de um verdadeiro headhunter e veja o que deve ser acrescentado ao currículo para que possa ocupar a vaga dos seus sonhos”, sugere.

Além disso, Grinberg enfatiza que toda meta precisa ser algo dentro da realidade. “Para obter resultados expressivos, trabalhe na elaboração de metas tangíveis e as escreva como forma de concretizar suas idéias. Alguns estudos comprovam que esse ato aumenta nossas chances de realização”, afirma.

Defina prioridades


Para o especialista em administração de tempo e produtividade, Christian Barbosa, é importante que o profissional defina prioridades para o próximo ano.

“Que atividades eu devo focar em 2010 e quais devo descartar? Faça uma lista de “foco” e outra de “stops”, depois de concluída faça uma lista de prioridades por ordem de importância. Olhe para os cinco primeiros itens da lista e detalhe um plano de ação na sua agenda para cada um deles”, orienta.

De acordo com Barbosa, o ideal é não estipular muitas metas. “Não adianta fazer muitos planos, o melhor é focar em poucos objetivos ao longo do ano, mas que sejam relevantes e viáveis. Como roteiro, pense exatamente no que você quer e defina, pense em indicadores (quanto precisará investir) e em uma lista de ações práticas, de curta duração”, justifica.

O consultor sugere que a pessoa compartilhe seus objetivos com alguém de confiança e peça a opinião sobre seus planos. No roteiro de 2010 também não pode faltar tempo para saúde. “Inclua atividades de lazer, esporte, ócio ou o que fizer você recarregar as baterias”, finaliza.

Aumente suas chances de sucesso em 2010


Revise o que é importante para você. Ano que vem você precisará de mais foco para não perder tempo à toa. Se questione e tenha clareza em suas respostas. Que atividades eu devo focar em 2010 e quais devo descartar? Faça uma lista de “FOCO” e outra de “STOPs”, depois de concluída faça uma lista de prioridades por ordem de importância. Olhe para os 5 primeiros itens da lista e detalhe um plano de ação na sua agenda para cada um deles.

Use uma agenda. Aproveite o começo do ano para escolher uma ferramenta única, centralizada e prática, em que você possa centralizar todos os seus planos. Tenha uma agenda.

Tenha poucas metas. Não adianta fazer muitos planos, o melhor é focar em poucos objetivos ao longo do ano, mas que sejam relevantes e viáveis. Como roteiro, pense exatamente no que você quer e defina, pense em indicadores (quanto precisará investir) e em uma lista de ações práticas, de curta duração.

Crie pontos de controle. A cada bimestre, agende uma reunião de 1 hora com você mesmo para revisar seus planos, suas metas, seus “FOCOs” e “STOPs”. Isso diminui o risco de que a promessa caia em desuso ao longo da execução.

Compartilhe seus objetivos com alguém de confiança. Escolha uma pessoa próxima, que ajude você a manter o nível de confiança, motivação e o questione sobre os planos. Pode ser um coaching profissional ou aquele amigo que faz você pensar na vida.

Coloque você no seu ano. Quanto mais tempo para você, mais energia para executar seus planos em 2010. Inclua atividades de lazer, esporte, ócio ou o que fizer você “recarregar as baterias” com uma periodicidade quinzenal.

Analise a situação. Analise como anda o seu mercado, os seus clientes e os seus concorrentes. Qual a tendência para o novo ano? Trace as estratégias para o novo tempo que há de vir de acordo com a sua realidade.

Reveja os hábitos. Tudo se transforma o tempo todo. É assim com a sua vida, é assim com a sua empresa e clientes. Cabe a você descobrir o quê exatamente.

Fique de olho nas oportunidades. Fique atento as novas empresas, produtos ou serviços que são diferentes do seu, mas que têm o mesmo propósito em atender uma necessidade do seu cliente. Quais são as ameaças ou oportunidades?

Faça um 2010 real, sem se preocupar com boatos. A indústria do boato gera perdas milionárias, tempo e energia das pessoas. A maior lição de 2009 é não dar muitos ouvidos a boatos e a avalanche de notícias que invadem nossas casas e empresas. Preste atenção aos fatos e dados. Acreditar na sua intuição é uma coisa, praticar o achismo é outra.

Fontes: Consultores de carreira Christian Barbosa e Paulo Araújo

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