quinta-feira, 13 de maio de 2010

Biografia do dia - 13-05-2010




DANIEL AZEVEDO
(Ator, roteirista, locutor)
1927-2004

Daniel Azevedo nasceu em 26 de abril de 1927, na cidade mineira de Conceição da Aparecida. Seu nome de registro é Salomão Jacob. Ainda bem pequenino mudou-se para Muzambinho com toda a sua família , que era bem numerosa.

Ali viveu grande parte de sua infância, ao lado dos pais Isaac Jacob e Radah Jacob. Entre seus irmãos havia o Taufic Jacob, que adotou o nome artístico de Dionísio Azevedo. Daniel, bem mais jovem, também o seguiu.

A família toda já havia se mudado pra a capital paulista, onde tanto Dionísio, como Daniel , que no princípio trabalhavam em comércio, entraram para o rádio. Era o ano de 1944 e os irmãos Jacob procuraram as Rádios Tupi e Difusora de São Paulo.

Contrariando a vontade de seus pais, que eram evangélicos fervorosos, mas sentindo forte inclinação artística, ambos queriam ingressar no radioteatro, que estava em seu auge. Donos de vozes graves e bonitas, logo conseguiram um lugar no elenco, que ora atuava na Rádio Difusora, ora na Rádio Tupi.

Quando foi inaugurada, na mesma rede, a Televisão Tupi, pioneira da América Latina, lá estava Daniel e seu irmão Dionísio Azevedo. Além de ator, Daniel também adaptou e escreveu roteiros para rádio.

Mas o mais importante era a participação em novelas, dentre as quais: “O Direito de Nascer”, de Félix Caignet, onde fez o papel do galã Alfredo Martins. Daniel Azevedo , em 1948, casou-se com Olinda Dias e eles tiveram cinco filhos: Cláudio, Sylvia Regina, Cybele, Marcos e Joel.

Daniel Azevedo trabalhou ainda na TV Paulista, e fez dublagens. Considerava-se um auto-didata, pois gostava muito de ler e de estudar. Era poeta também, e deixou uma coletânea de poemas, escrita ao longo de sua carreira.

Daniel Azevedo faleceu em 27 de novembro de 2004, no hospital Vermelhinho, que fica bem em frente O CT do Corinthians, seu clube do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário