segunda-feira, 10 de maio de 2010

Crônica do dia - 10-05-2010

Este texto não é uma crônica. Não tem graça alguma. Também não tenho pretensão de escrever sobre doença ou medicina.

Estou publicando este texto por diversas razões e entre elas duas em primeiro lugar:

Primeira - Minha mãe faleceu em 06 de Setembro de 1983, com 56 anos, ainda relativamente jovem - diagnóstico: embolia pulmonar

Segunda - No mes passado faleceu um grande amigo, com 58 anos, também relativamente jovem - diagnóstico: embolia pulmonar

Em 2002 estive internado por algumas semanas com TVP (trombose venosa profunda) - o que os médicos que me acompanhavam mais temiam - embolia pulmonar.

Diante desse pequeno relato resolvi também publicar algo sobre esse terrível mal que acomete as pessoas e maioria não sobrevive.

O que é embolia pulmonar

A embolia pulmonar é a obstrução súbita de uma artéria pulmonar, geralmente devido a um coágulo sanguíneo que viajou de uma veia da perna até o pulmão. Um coágulo que se forma em uma parte do corpo e viaja pela corrente sangüínea até outra parte é chamado de êmbolo.


A embolia pulmonar é uma condição grave, que pode causar:
* Dano permanente ao pulmão devido à falta de fluxo sangüíneo no tecido pulmonar.
* Baixos níveis de oxigênio no sangue.
* Danos a outros órgãos do corpo por falta de oxigênio.
* Se o coágulo for muito grande, ou se houver vários coágulos, embolia pulmonar pode causar morte.


Causas da embolia pulmonar

De cada dez casos de embolia pulmonar, nove começam com um coágulo nas veias profundas da perna, uma condição chamada de trombose venosa profunda. O coágulo é liberado da veia e viaja pela corrente sanguínea até os pulmões, onde pode bloquear uma artéria.

Coágulos nas pernas podem se formar quando o fluxo sanguíneo é restringido e diminui. Isso pode acontecer se a pessoa não se mover por muito tempo, como quando:
* Depois de algumas cirurgias.
* Durante longas viagens de carro ou avião.
* Se ficar na cama por um período longo de tempo.

Outras formas de formação de coágulos são veias danificadas por cirurgia ou lesão.


Sinais e sintomas da embolia pulmonar

Os sinais e sintomas da embolia pulmonar incluem perda de fôlego sem explicação, dificuldade de respirar, dor no peito, tosse ou tosse com sangue. Arritmia (batimento cardíaco rápido e irregular) também pode indicar embolia pulmonar.

Em alguns casos, os únicos sinais e sintomas são aqueles relacionados à trombose venosa profunda, os quais incluem: inchaço da perna ou ao longo da veia na perna, dor ou sensibilidade na perna, sensação de calor na área da perna com inchaço ou sensibilidade, e pele vermelha ou descolorada na perna afetada. Também é possível ter embolia pulmonar sem apresentar nenhum sinal ou sintoma.


Tratamento da embolia pulmonar

Os objetivos principais do tratamento da embolia pulmonar são:
* Impedir que o coágulo sanguíneo cresça.
* Impedir a formação de novos coágulos.


O tratamento pode incluir remédios para afinar o sangue e diminuir sua propensão a coagular. Se os sintomas ameaçaram a vida, o médico pode dar ao paciente remédios para dissolver o coágulo mais rapidamente. Em ocasiões raras, o médico pode usar cirurgia ou algum outro procedimento para remover o coágulo.


Créditos:

Texto: National Heart, Lung, and Blood Institute
Tradução: copyright © 2007 por Helio Augusto Ferreira Fontes



Nenhum comentário:

Postar um comentário