quarta-feira, 19 de maio de 2010

19-05-2010 - Crônica do dia

CURRÍCULO GLOBAL
Bumeran Brasil


......Como preparar um currículo que interesse os “headhunters” internacionais e abra as portas do mundo para você.
......Aqui vão algumas dicas de como fazer um currículo global:
Normalmente, um currículo global é escrito em Inglês. Mas você pode escrevê-lo em Espanhol, se quiser um cargo em algum país hispânico.

......· Seu currículo terá mais chances se estiver adaptado ao idioma falado no país. Por exemplo, há diferenças fundamentais entre o inglês britânico e o inglês dos EUA. Da mesma forma, o Espanhol da Espanha é diferente do da Argentina ou Uruguai. Convém adaptar os termos à realidade lingüística de cada país.

......· Um currículo é um currículo em qualquer parte do mundo. Mas, nos países europeus, os CVs costumam ser mais compridos do que nos EUA. Enquanto no Velho Continente os empregadores se interessam por alguns detalhes de seus empregos ou cursos e escolas, nos EUA, a comunicação é direta. Assim, se você é um Diretor de Vendas e quer ir trabalhar na Espanha, por exemplo, convém relatar brevemente como fazia para motivar a equipe e atingir os resultados. Já para os EUA, interessa saber quanto tempo trabalhou, quanto você vendeu e qual o lucro da empresa no período.

......· Utilize termos que podem ser entendidos no mundo inteiro. HR Consultant é consultor de RH em qualquer parte.

......· Relate suas experiências internacionais (viagens, estágios, trabalho) e suas habilidades com o idioma (onde aprendeu, como o exercita).

......· Conhecimentos de Informática são importantes em qualquer parte do planeta. Assim, não se esqueça de relacionar em detalhes suas habilidades com o computador.

......· Faça uma revisão cuidadosa do currículo. Se for o caso, peça ajuda a quem fale o idioma melhor do que você.

......· Vistos de trabalho variam de país para país podem levar meses para serem obtidos. Se você quiser pôr seu currículo debaixo do braço e tentar a sorte, é importante entrar em contato com as diversas embaixadas e perguntar o que é preciso fazer. Se, no entanto, você for transferido ou contratado aqui no Brasil por empresa estrangeiro, o empregador se encarrega de lhe fornecer o visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário