sexta-feira, 7 de maio de 2010

Crônica do dia - 07-05-2010

Valorize sua Idade

Aqui vão algumas dicas para quem já ultrapassou os 40 anos ainda continuar mostrando seu valor no mercado e progredindo na carreira.

Cristina Spera

......Qual o profissional “quarentão” ou “cinqüentão” que já se sentiu descartado em processos de seleção simplesmente por causa da idade? Você e, mais impressionante, o selecionador sabem que o currículo está mais do que adequado ao perfil do cargo, que você tem todas as qualificações necessárias e a proposta salarial é aceitável mas...a sua idade passou de um “limite” não escrito e raramente expresso que domina o mercado de trabalho, infelizmente.

......O que fazer? Desistir da carreira e passar os dias jogando dominó na praça? NUNCA!

......Você precisa aprender a lidar e a administrar o preconceito da idade.

......Nesta altura, você me diz: “Falar é fácil! Como fazer?”

......Simples, meu amigo ou minha amiga. Valorize-se

......Há qualidades imprescindíveis nos quarentões e cinqüentões, necessárias nas empresas de hoje e que não podem ser encontradas nos profissionais mais jovens. Aprenda a ressaltá-las.

......Um profissional como você traz credibilidade para a empresa, principalmente se ela for nova no mercado.

......Para a área financeira, esta credibilidade será muito importante para negociar com fornecedores e clientes ou buscar apoio em bancos, por exemplo. De um modo geral, empresários que não gostam de negociar com companhias cujos principais diretores e executivos têm menos de 35 ou 40 anos.

......Você tem uma rede de contatos formada ao longo de uma carreira. Portanto, são pessoas que confiam em você.

......Nenhum profissional jovem teve tempo de formar relacionamentos profundos. Você, ao contrário, conhece gente com quem já negociou, brigou, passou por apuros e manteve o relacionamento, quando não a amizade. Estes contatos podem ser muito importantes para a empresa.

......Você agrega sabedoria e sobriedade à liderança.

......Com uma carreira de, no mínimo, 15 anos de atividades, você já aprendeu muita coisa, deu cabeçadas e acumulou ações bem-sucedidas. Assim, sua liderança será estável, sóbria, sem altos ou baixos, analisando os problemas e agindo na hora certa, sem afobação. Você tem a calma e a tranqüilidade que faltam aos mais jovens, qualidades imprescindíveis em mercados tumultuados como os de hoje.

......Comece a destacar estas qualidades nas conversas e entrevistas. Você vai ver que os resultados vão aparecer.

Fonte: bumeran.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário