sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Independentes de São Torquato

CARNAVAL CAPIXABA 2017



Sediada no tradicional bairro de São Torquato, em Vila Velha, a escola de samba Grêmio Recreativo Independentes de São Torquato, cinco vezes campeã no Carnaval capixaba, foi a primeira a levar os grandes carros para a avenida. A agremiação surgiu do Bloco Caveira, fundado no início dos anos 50. Em 1974, o bloco se tornou uma escola de samba e adotou o nome atual após ter sido campeão tanto no concurso oficial de blocos de Vitória, quanto no concurso de Vila Velha.
Em 1975, concorrendo pela primeira vez, a escola obteve o quarto lugar com o enredo “Exaltação a Pedro Nolasco”, uma homenagem ao idealizador da estrada de ferro Vitória a Minas. Em 1979, ela conquista o vice-campeonato com “Exaltação aos signos do zodíaco”.
Em 1981, a São Torquato chega à sua primeira vitória, com o enredo “Festas e folguedos populares do Brasil”, dividindo o título com a escola de samba Mocidade da Praia. Em 1982, é bicampeã com o enredo “Liberdade, liberdade Brasil” e, no ano seguinte, conquista o tricampeonato com “Brasil, terra da gente”. “Sinfonia de um espectro” foi o enredo de 1991, ano em que a escola obteve mais uma vitória. Em 1992, a São Torquato se torna novamente campeã ao som de “A hora e a vez na terra do descaso”.
Em 1998, depois de cinco anos sem desfile, algumas escolas voltam a pisar na avenida. Contudo, somente em 2005, a São Torquato retorna com o enredo “Respeitável público, sua majestade o Grêmio Recreativo Escola de Samba Independentes de São Torquato no Carnaval”.
Este ano, a escola será a primeira a desfilar pelo Grupo A e vai apresentar o enredo “Na busca pela sabedoria meu caminho é independente”, que realiza uma narrativa tendo a sabedoria como tema. O enredo aborda o saber divino, artístico, científico e popular.
Samba Enredo: “Na busca pela sabedoria, meu caminho é independente”
Compositores: Roberth Melodia, Fernando Brito, Wagner Mariano e J.P.
Voa aguia altaneira voa
Renasce guerreira e vai a luta
Nessa disputa pra vitoria conquistar
Vou buscar a sabedoria na força da fé
Trilhar meu destino me manter de pé
Independente do que vier
Em ritos sagrados, fiél devoção
A paz sob a luz, na religião
Quem sabe um dia, em doce utopia
Serei tão sábio quanto salomão
Pelo olhos da emoção eu vi
O amanhã do artista genial
Fonte de inspiração é sinfonia
A magia do meu carnaval
Busquei nos céus o limite da imaginação
Dei asas ao sonho mas voltei ao chão
Usando a razão então eu vi
No infinito estrelas a sorrir
O dia a dia em comunhão
Modernidade e tradição
Merece respeito a história da nossa raíz
Chegou nossa hora
É a voz do povo quem diz
O vermelho e branco é a minha paixão
É sabedoria pro meu caminhar
Chegou são torquato razão do meu ser
Segura que eu quero ver

Nenhum comentário:

Postar um comentário