sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Unidos de Barreiros

CARNAVAL CAPIXABA 2017



Por volta de 1963, foi criado em São Cristóvão, bairro situado na região da Grande Maruípe, o bloco Barreiros. São Cristóvão estava localizado numa fazenda cujas estradas não possuíam calçamento, por isso a escolha do nome.
O crescimento comercial e populacional fez com que o bairro e o bloco passassem por uma expansão. Assim, em 1972, o Barreiros fez seu primeiro desfile oficial na avenida Princesa Isabel, no Centro de Vitória, trazendo as mais tradicionais personalidades de São Cristóvão. Dez anos depois, foi transformado em escola de samba.
A Unidos de Barreiros teve altos e baixos em sua trajetória como escola de samba. Em 1987, na estreia do Sambão do Povo, desfilou no primeiro grupo, com o enredo “ABC do samba”, mas foi rebaixada, permanecendo no segundo grupo até 1992.
Veio a interrupção dos desfiles, e a Unidos volta a se apresentar em 2000, com o enredo “De Conquistas, belezas e glórias, eu amo Vitória!”. Em 2002, houve o retorno dos desfiles competitivos, e a escola ficou em oitavo lugar (só havia um grupo), com “Hélio Dórea – gente bacana”, em homenagem ao jornalista baiano.
Samba Enredo: “Uganda, a pérola da áfrica”
Compositores: Thiago Tarlher, André Filosofia, Leandrinho Lv, Nando do Cavaco, Leandro Batas, Vinydacor, Marcelinho Simplicidade, Diley Machado.

Bato no peito, barreiros eu sou
Impondo respeito, vermelho e branco chegou
Da alma africana, minha identidade
A força que emana da comunidade
Oh mãe áfrica, do seu ventre nasceu
A mais linda “pérola”… floresceu
Um paraíso de beleza exuberante
Do solo, brotaram riquezas fascinantes
Vitória, das suas águas a bailar
Uma nação a germinar
Do europeu conheceu a ambição
Sentiu assim a dor da opressão
Povo valente, guerreiro…lutou
Bate o tambor no terreiro, um grito ecoou
Na resistência pela liberdade
A independência fez brotar felicidade
Surge uma nova era
Com a força da união, a pátria prospera
Do apogeu a redenção
Em namugongo, o orgulho sagrado
Arte e cultura, encantos desse eldorado
Exalando amor, me declarar eu vou
Meu são cristóvão, hoje canta uganda
E nos versos do meu samba
Vem dizer: barreiros eu amo você

Nenhum comentário:

Postar um comentário