sexta-feira, 18 de junho de 2010

18-06-2010 - Crônica do dia

EU GOSTO E É SÓ ISSO........

Eu gosto de sol, gosto de praia, gosto de sombra, eu gosto de cerveja. Não, não há nenhuma relação óbvia entre os quatro, eu só queria dizer que gosto de cerveja, mas estava com vergonha de dizer assim, dizer só isso, sem outros gostos juntos.


Sempre gostei. Não gosto de outra bebida. Detesto uísque. Não tomo vinho. Tudo bem, a única infidelidade é uma caipirinha. Mas só para acompanhar um tira gosto ou, às vezes, para afogar umas mágoas. Gosto mesmo é de cerveja.


Nos Estado Unidos, no verão, toma-se sorvete. Aqui se toma cerveja. Está certo? Não sei. Mas por que não fazer os dois? Toma-se uma cerveja e depois um bom sorvete. Vivemos no mundo do pluralismo, gente, é preciso aprender a não discriminar. (Ah, falando nisso, também gosto muito de sorvete, tem um perto lá de casa que é ótimo, um dia vamos lá, um coco com abóbora que é uma delícia).


É uma bebida que agrega. Talvez pelo fato do álcool da cerveja ser menos agressivo que o das outras bebidas. Quem bebe uísque, vodca, é muito mais solitário que quem bebe cerveja. Não sei, mas acho que as outras potencializam o que é depressivo. A cerveja, ao contrário, agrega, diminui as restrições individuais, a dificuldade de socialização. Claro, desde que sem exageros. Quem perde o chão fica chato e perigoso.

É, acho que é só isso que eu tinha a dizer. Quase nada, você viu. Era só uma pequena homenagem lírica à cerveja.

De tarde ou de noite, num boteco com mesas na calçada, debaixo de uma árvore, tomando cerveja e pedaços de sol. Ah, é bom, faz bem, não é errado não.

E nessas horas você pode, ninguém proíbe, pensar nela, fazer planos, achar que sua vida será bonita e boa. Pode até ser que não seja. Mas é bom se enganar um pouquinho assim, é um engano inocente, não faz mal a ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário