terça-feira, 29 de junho de 2010

29-06-2010 - Crônica do dia

Dia de São Pedro. Serra, minha cidade.
(AlmeidaContador)

Grande abraço a todos. Serra é uma das maiores cidades do Estado do Espírito Santo. A cidade de 400 mil habitantes, parece uma cidade dividida em outras cidades menores, tamanha a sua extensão e a distancia entre seus bairros. Cada bairro tem as suas peculiaridades, literalmente, todos são um pouco diferentes.

Além da frota normal de ônibus e outros tipos de veículos que percorrem a cidade de Serra diariamente, uma frota de milhares de automóveis tomam conta da BR-101, gerando grandes engarrafamentos e um teste de paciência para todos aqueles que têm de enfrentar o dia para trabalhar ou retornar do trabalho para as suas casas. A BR 101 corta boa parte da região central da cidade, gerando transtornos para muitos em seus vários locais de cruzamentos.

Domingo parece ser o dia da redenção. Alguns saem, outros dedicam o tempo livre ao lazer – no parque da cidade – e outros ainda ficam em casa recarregando as energias. Porém, para alguns, esse é o dia de botar o carrão (possante) na rua e ter a satisfação de dar um passeio pela cidade, para mostrar o emborrachado para o público, já que durante a semana teve encarar o busão e o possante ficou guardado a sete chaves.

O ritual começa bem cedinho, lá pelas sete e pouco da manhã. Ao acordar e se deparar com os primeiros raios de sol, o dia já começa de forma positiva. Um café, e aqueles que gostam de praia, dia de sol, praia com certeza. Os que não gostam de praia, os parques, as áreas rurais (agroturismo) da cidade estão a sua espera.

Ninguém quer perder tempo.

O passeio para o morador Serrano passa pela praia, pela feira, pela peixaria, pela lagoa, pelo parque da cidade, ou vão para capital visitar os shopping.
Mas a cidade também recebe muitos turistas, turistas de outros estados e turistas de final de semana que se deslocam da capital para as lindas praias da cidade, as lindas lagoas, os ótimos restaurantes.

Aliás, a cidade tem diversas praias lindíssimas. Citarei algumas: Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraipe, Nova Almeida, entre outras. A cidade tem diversas lagoas, vou destacar a do “Joara” onde se pode comer um ótimo filé ou uma moqueca de tilápia.

Resolvi escrever algo sobre esta cidade que adoro, aproveitando esse dia de feriado municipal para falar um pouquinho sobre o que se tem e o que se pode ser explorado por todos. A Serra é uma cidade que não vive só de trabalho, é também uma cidade com um potencial turístico fantástico.

De qualquer modo, todos devem concordar que Domingo é dia de passear com o possante. Que tal nos vemos por aí, em alguma esquina da cidade.

Grande abraço a todos. Bom feriado povo serrano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário