Relembrar e entender determinados momentos históricos é uma das grandes características que fazem do cinema um poderosos instrumento de reflexão e transformação. A ditadura no
Brasil foi um dos capítulos mais vergonhosos de nossa história, porém através desses 5 filmes podemos entender melhor esse momento histórico para termos uma visão mais crítica do presente para evitar repetir erros passados.
1. Pra frente, Brasil (1982) - Direção: Roberto Farias
Um dos primeiros filmes a retratar a ditadura brasileira, Pra Frente, Brasil conta a história de um homem comum que ao voltar para casa é confundido com um “subversivo” e submetido a sessões de tortura para confessar seus supostos crimes.
Foto: Wikipédia
2. Nunca fomos tão felizes (1984) - Direção: Murilo Salles
Depois de oito anos preso, um pai reencontra seu filho que vivia em um colégio interno. Os anos de ausência e confinamento vão ser colocados à prova num apartamento vazio, onde o filho vai tentar descobrir qual a verdadeira identidade de seu pai.
Foto: TV Brasil
3. Cabra marcado para morrer (1984) - Direção: Eduardo Coutinho
Documentário sobre a morte de um líder camponês em 1964. As filmagens foram interrompidas por causa do golpe e foram retomadas 20 anos depois, pouco antes de cair o regime, mesclando o que já havia registrado com a vida dos personagens duas décadas depois.
Foto: Wikipédia
4. O que é isso, companheiro? (1997) - Direção: Bruno Barreto
Adaptação do livro de Fernando Gabeira que narra o sequestro do embaixador americano no Brasil por grupos de esquerda. Foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Foto: Wikipédia
5. O ano em que meus pais sairam de férias (2006) - Direção: Caó Hamburger
No ano do tricampeonato mundial da seleção brasileira de futebol, um menino de doze anos é deixado pelos pais, militantes de esquerda, na casa do avô. Enquanto espera a volta deles, o garoto começa a perceber o mundo a sua volta.
Foto: Wikipédia
Bom filme!
JurisOffice
JurisOffice no Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário