quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O copo ideal para cada tipo de cerveja

Ninguém vai morrer se você tomar uma ale belga em copo de pilsen, mas existem recipientes que destacam melhor as características de cada estilo de cerveja. Confira algumas opções.



dossiê cervejas copos.

Publicidade
</div> <div id='passback-wba7721a476'></div>

Lager

Popular no Brasil, cai bem com a pilsen, ao destacar a transparência e a efervescência da cerveja, enquanto a borda levemente fechada concentra a espuma.

Pilsner

Conhecido popularmente como tulipa, também favorece a pilsen. A boca aberta ajuda a sustentar o colarinho e a direcionar para o nariz os aromas de lúpulo, mais concentrados na espuma.

Pint

É a pedida nos pubs do Reino Unido, repleto de ale ou bitter. O nome é uma unidade de medida que corresponde a 568 mililitros na Inglaterra e 473 mililitros nos Estados Unido



dossiê cervejas copos.

Caldereta ou shaker

Recebe razoavelmente bem tanto cervejas leves quanto as mais encorpadas. Pela versatilidade, é a opção de muitos bares ? e pode ser também a da casa de alguém não disposto a investir em muitas versões de copo. 

Snifter

O estreitamento no topo ajuda a reter o buquê; a base larga e arredondada pode ser tomada nas mãos para transferir calor e volatilizar aromas. Ideal para cervejas fortes, como imperial stouts e double bocks.

Tulipa

Bem diferente do copo pilsner que, no Brasil, costumamos chamar por esse nome. Lembra o snifter, mas tem uma borda voltada para fora que se ajusta aos lábios e sustenta o colarinho de ale belgas, tripels e lambics. 



dossiê cervejas copos.

Cálice ou goblet

A boca larga o recomenda para cervejas bastante aromáticas, como as belgas, e a haste evita que as mãos esquentem a bebida rapidamente. Às vezes, um entalhe no fundo cria um ponto de onde saem borbulhas constantes (como quando há uma sujeira ou uma risca no copo), repondo o colarinho e liberando aromas.

Weizen

Grandalhão, acomoda todo o conteúdo de uma garrafa de 500 mililitros de cerveja de trigo alemã, garantindo que o fermento remanescente na bebida não filtrada seja despejado junto com o líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário