quinta-feira, 1 de julho de 2010
01-07-2010 - Biografia do dia
GIANFRANCESCO GUARNIERI
(Ator)
1934-2006
Gianfrancesco Guarnieri nasceu em 06 de agosto de 1934, na cidade de Milão, Itália. Veio bem jovem, com a família para o Brasil. Logo percebeu em sim mesmo a inclinação para a arte. Fez cinema, teatro e mais tarde televisão. No teatro demonstrou enorme talento não só como ator, mas como autor.
No grupo teatral Arena, seu nome se sobressaiu, com peças teatrais, como: “Arena Conta Zumbi” ; “A Arena Canta Tiradentes; e outras. Foi uma época de grande brilho, nos palcos de São Paulo, e Guarnieri era um dos nomes mais prestigiados, como ator e autor.
Na televisão começou na TV TUPI de São Paulo, em junho de 1967, na novela “A Hora Marcada”. Em 1968 foi para a TV Excelsior, e atuou nas novelas: “O Tempo e o Vento”; “A Muralha”; “Os Estranhos”. Voltou em 1971 para a TV TUPI, e atuou em várias novelas em toda essa década, que ali esteve. Fez: “Os Inocentes”; “Éramos Seis”; “Roda de Fogo” e várias outras. Mas o que marcou sua carreira foi: “Mulheres de Areia”, em que interpretou com inegável talento, o estranho Tonho da Lua. Seu sucesso foi completo. Guarnieri deixou a todos maravilhados, com sua criação artística.
Depois Guarnieri foi para a Bandeirantes e a seguir para a TB Globo. Ali fez: “Sol de Verão”; “Jogo da Vida”. Voltou à Band, onde fez “Vereda Tropical”. Esteve na Rede Manchete, fazendo “Helena”. Outra vez na Globo fez: “Que Rei sou Eu? e “Mandala”. Na Globo também participou do seriado “Carga Pesada”, como ator, diretor e autor de vários episódios. Na década de 80 esteve na Rede Manchete e fez “Helena”. Mais uma vez na TV Globo fez: “Rainha da Sucata”; “Anos Rebeldes”; “Pátria Minha”; “Próxima Vítima”. Depois foi para a TV Cultura, para a produção “O Mundo da Lua”.
Esteve ainda no S.B.T, na Bandeirantes , em “Serras azuis”. Outra vez na Globo fez “Terra Nostra”. E por último apareceu no especial “A Festa do Nonno”, de Sílvio de Abreu , em homenagem aos 450 anos de São Paulo. Esteve na TV Record, em “Metamorfoses”. (Em 2004). Gianfrancesco Guarnieri foi casado duas vezes. A primeira com Cecília Thompson, que é mãe de Paulo e Flávio Guarnieri, que seguiram a carreira do pai.
O segundo casamento de Guarnieri foi com Vânia Santana, com quem tem três filhos. Gianfrancesco Guarnieri é um dos nomes artísticos mais respeitados no Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário