terça-feira, 13 de julho de 2010

13-07-2010 - Crônica do dia

ESPANHA “CAMPEÃ DO MUNDO”

Quando tinha meus 14 anos de idade jogava minhas peladas em minha cidade do interior. Esse era ao no de 1969, véspera da copa do mundo de futebol de 1970, na cidade do México.

Até uns poucos anos atrás ainda jogava minhas peladas pela várzea do futebol. Falei da copa de 1970 porque foi a primeira que realmente assisti e pude ver grandes artistas da bola (Pelé, Rivelino, Tostão, Jairzinho, Gerson, Paulo Cesar, Clodoaldo e outros) pela primeira vez juntos e na televisão. Antes apenas ouvia pelas rádios esses artistas em seus devidos times.

A partir daí assisti a todas as copas do mundo de futebol e sempre gostei de acompanhar partidas de futebol. A copa de 1970 marcou minha vida por ser aquela em que eu já me sentia um pouco mais conhecedor do futebol. Também já fazia parte de um grupo que jogava e procurava entender esquemas táticos e aperfeiçoar a forma física e técnica.

Nesta copa do mundo na África do Sul, hoje com 54 anos de idade, pude ver uma seleção ser campeão do mundo em uma das mais fracas em termos técnicos. O jogo de hoje entre Espanha x Holanda, mas que joguinho ruim. Partida difícil, truncada, sem técnica, muitas faltas, algumas desclassificáveis. Em fim a seleção brasileira deixou de competir e ganhar a copa mais fácil desde 1970 quando eu comecei a entender um pouco de futebol.

Que venha 2014, que venha o Hexa, ou um dia ele chegará. Mas antes temos outro campeonato, campeonato esse que vai durar quatro anos. O campeonato da disputa pelas verbas públicas que serão gastas nestes quatro anos para as devidas construções e reformas estruturais para receber a copa de 2014.

A disputa começa agora, acompanhe, fiscalize, procure se orientar. Pode ser a única copa do mundo de futebol que a nossa geração verá em nosso País. A única que a nossa geração verá, a última, como todos sabem foi em 1950, eu ainda não era nascido e provavelmente não verei uma próxima. E você? Verá?

Que venha o Hexa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário