LANCENET!
traz para você uma comparação entre a história do futebol holandês e a do futebol brasileiro.
Confira abaixo a comparação:
Holanda. Brasil. Clube com a maior torcida: Ajax. O clube com a maior torcida da Holanda é o Ajax. Fundado em Amsterdã, em 1900, ganhou seu primeiro campeonato Holandês em 1918.
O sucesso do Ajax começou na década de 60, com a chegada do técnico Rinus Michels. Em 1968, sob o comando do técnico e com Johan Cruijff em campo, o Ajax conseguiu seu primeiro resultado expressivo internacionalmente ao chegar à final da Copa dos Campeões da Europa (atual Liga dos Campeões).
A época de ouro do Ajax foi no início dos anos 70, quando o clube conquistou três Copas dos Campeões da Europa (1970/71, 1971/72 e 1972/73) e um título mundial em 1972.
Flamengo. O Flamengo é o time de maior torcida do Brasil. Foi fundado no Rio de Janeiro como um clube de remo em 17 de novembro de 1895. Seu primeiro time de futebol foi montado em 1912.
Até os anos 80, o Flamengo era um time com muita força no Rio de Janeiro, mas sem resultados de expressão nacional. O que mudou em 1980, com a conquista do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte o rubronegro alcançaria o momento alto de sua história com a conquista da Libertadores e do Mundial, sob a batuta de seu maior ídolo, Zico.
Principal jogador da atualidade: RobbenNasceu em 23 de janeiro de 1984, em Bedum. Começou sua carreira no Groningen (HOL) no fim de 2000, aos 17 anos, e logo arrancou elogios do maior ídolo do futebol holandês, Johan Cruijff. O bom futebol apresentado na sua temporada de estreia chamou a atenção do PSV (HOL), clube com o qual o atacante foi campeão holandês pela primeira vez.
Com passagens pelo Chealsea (ING) e pelo Real Madrid (ESP), o atacante joga hoje no Bayern de Munique (ALE).
Kaká Nasceu em Brasília, no dia 22 de abril de 1982. O meia começou sua carreira no São Paulo em 2001, sendo convocado já no ano seguinte para a Copa do Mundo de 2002. O sucesso no Tricolor chamou a atenção de grandes clubes europeus e, em 2003, Kaká se transferiu para o Milan (ITA), clube pelo qual foi Campeão da Liga dos Campeões na temporada 2006-07, mesmo ano em que ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa. O meia atua hoje pelo Real Madrid.
Principal jogador da história: CruijffJohan Cruijff nasceu em 25 de abril de 1947, em Amsterdã. Começou sua carreira no Ajax, em 1964, e logo se destacou, conquistando pela primeira vez o Campeonato Holandês em 1966. Foi um dos principais responsáveis pelo sucesso do Ajax no início dos anos 70, quando o clube conquistou três vezes a Copa dos Campeões da Europa.
Pela seleção holandesa, Cruijff jogou apenas uma Copa do Mundo, a de 1974, na Alemanha, quando foi vice-campeão.
Pelé. Nasceu em Três Corações-MG, em 23 de outubro de 1940. Começou sua carreira profissional no Santos, em 1956, com apenas 15 anos. Pelo time alvinegro, Pelé foi bicampeão da Libertadores (62 e 63) e bicampeão mundial.
Pela Seleção, foi campeão No primeiro Mundial que jogou, em 1958. Jogou outras três Copas do Mundo (62, 66 e 70) sendo campeão em outras duas oportunidades (62 e 70). Foi eleito o melhor jogador do século XX pela Fifa.
Melhor time em Copas: 1974 - O time da Holanda da Copa de 1974 é considerado um dos melhores da história. Sob o comando do técnico Rinus Michels, a Holanda jogava o 'Futebol Total', estilo de jogo sem posição definida, com todos os jogadores atacando e defendendo, uma revolução tática para a época.
Dentro de campo, a seleção holandesa contava com o talento de Johan Cruijff. Assim, o carrossel holandês (apelido dado à equipe) chegou à final da Copa derrotando a Argentina, por 4 a 0, a Alemanha Oriental, por 2 a 0, e o Brasil, então campeão mundial, também por 2 a 0. Na final, a Holanda acabou sendo derrotada para a Alemanha Ocidental por 2 a 1.
1970 - A Seleção Brasileira da Copa de 70 entrou para a história como a melhor seleção de todos os tempos. Com Zagallo como técnico e com Pelé, Rivellino, Tostão e Cia. o Brasil fez uma campanha irretocável, venceu todos os jogos e foi campeão, se tornando o primeiro tricampeão mundial de futebol. Durante a Copa, o Brasil fez jogos memoráveis, como a vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, então campeã mundial; a vitória por 3 a 1, sobre o Uruguai, carrasco na Copa de 50, na semifinal; e a vitória na final contra a Itália, por 4 a 1.
Títulos: - Campeão europeu. Apesar de ter bons times, a seleção holandesa não é uma das mais vitoriosas. O único título conquistado pela Holanda foi a Copa da Europa, em 1988. Em Copas do Mundo, as melhores colocações da Holanda foram dois vice-campeonatos, em 1974 e 1978.
Pentacampeão mundial. O Brasil tem uma das seleções mais vitoriosas do mundo, Pentacampeão mundial, tricampeão da Copa das Confederações e octacampeão da Copa América. O único título ainda não conquistado pela Seleção Brasileira é o de campeão olímpico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário