terça-feira, 20 de julho de 2010

20-07-2010 - Crônica do dia

A HISTÓRIA DO TABACO
(Almeidacontador)

Muitas pessoas não sabem mas o tabaco (fumo) é algo muito novo.
Muitos fumam e não sabem desde quando existe o tabaco (fumo) ou desde quando se industrializa o cigarro.
Abaixo uma pequena história do tabaco para o deleite dos fumantes.

A história mostra os vários fatores responsáveis pela dimensão que a epidemia do cigarro tomou.

O uso do tabaco surgiu aproximadamente no ano 1000 a.C., nas sociedades indígenas da América Central, em rituais mágicos-religiosos. A planta, cientificamente chamada Nicotiana Tabacum, chegou ao Brasil provavelmente pela migração de tribos tupis-guaranis.

Quando os portugueses aqui desembarcaram, tomaram conhecimento do tabaco pelo contato com os índios. A partir do século XVI, o seu uso disseminou-se pela Europa, introduzido por Jean Nicot, diplomata francês vindo de Portugal, com utilização até para curar as enxaquecas de Catarina de Médici, rainha da França.

Suas folhas foram comercializadas sob a forma de fumo para cachimbo, rapé, tabaco para mascar e charuto, até que, no final do século XIX, iniciou-se a sua industrialização sob a forma de cigarro.

Seu uso espalhou-se de forma epidêmica por todo o mundo a partir de meados do século XX, ajudado pelo desenvolvimento de técnicas avançadas de publicidade e marketing. A folha do tabaco, pela importância econômica do produto no Brasil, foi incorporada ao brasão da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário